domingo, 17 de março de 2013

2013 - ANO DE SATURNO - O SEVERO PAI DO COSMO


       2013 - ANO DE SATURNO 
              - O SEVERO PAI DO COSMO
2013 – Ano de Saturno – O Severo Pai do Cosmo
O ano de 2013 será regido por Saturno. Saturno nos cobrara trabalho, muito suor, nada de corpo mole, nada de favorecimento, nada de procrastinação.
Com a lentidão que lhe é peculiar, Saturno vai nos dar o que merecemos e tudo o que conquistarmos nesse ano, dificilmente vamos perder. 
Saturno é a responsabilidade, é o fazer bem feito, com certeza, com estrutura; seu lema é “a pressa é inimiga da perfeição”.
Planejamento nesse ano é essencial, fator que requer tempo, trabalho, responsabilidade, maturidade, limites.

Afinal o que significa essa regência?
Desde os tempos mais remotos cada um dos planetas visíveis a olho nu recebe o comando ou o domínio de dois signos do zodíaco.
O planeta regente tem a importância do dono de uma casa e dependendo de como ele é, poderá ou não fazer reformas em seu lar; conforme ele se apresenta, sabemos como lida com sua propriedade.
A regência astrológica é a associação dos planetas com os signos, através da relação de semelhança entre suas características básicas. No início de cada ano do nosso calendário, os astrólogos sempre procuram oferecer orientações a fim de ajudar as pessoas a entrarem em sintonia com as energias cósmicas que irão reger o ano em questão.
Como muitas outras ciências, a astrologia permite várias interpretações que dependem das diferentes tradições culturais, mas que são todas válidas e transmissoras de conhecimentos milenares, de sabedoria e assim podem servir para nos orientar e esclarecer alguns pontos, no intuito de harmonizarmos nossa intuição, nosso coração e nossa mente para nos conectarmos com a energia trazida pelo planeta regente.
Essa escolha do planeta regente não é feita ao acaso; baseia-se no conhecimento dos antigos caldeus que criaram a Estrela dos Magos. A Estrela dos Magos é uma estrela de sete pontas onde são colocados o Sol, a Lua e mais cinco planetas, aqueles que são visíveis a olho nu e que já eram conhecidos na Antiguidade; a sequência em estão colocados ainda não foi esclarecida e os caldeus utilizavam uma sequência, contando o Ano Zero sempre como sendo o ano regido pelo Sol.
O Ano Zero era encontrado dividindo o ano em questão pelo número 7 e obtendo um número de sobra que é o número correspondente ao planeta regente do Ano.
Quando a sobra for zero, o ano será do Sol.
Assim, fazendo esse cálculo (2012:7), teremos um número de sobra 4 e, portanto, o regente do ano será Saturno. 
Saturno é um dos corpos celestes mais incompreendidos na Astrologia, pois representa tudo aquilo que diz respeito à nossa responsabilidade e às nossas obrigações, conosco mesmos e com a sociedade em que vivemos.
Ele é temido como se fosse um deus implacável e insensível, podando nossas expectativas e nossas esperanças. No entanto é necessário que vejamos Saturno como um mestre idoso, severo, mas também sábio e ponderado; na verdade ele só é implacável naquilo em que estamos fraquejando ou deixando de cumprir dentro do que é nosso dever.
É importante lembrarmos que nada do que nos cabe como dever e responsabilidade nesta vida nos é imposto de fora para dentro, mas sim surge como consequência inevitável da nossa maturidade e das opções que fazemos quando atingimos essa maturidade, o que ocorre na época do chamado “regresso de Saturno”, ao redor dos nossos 29 anos de idade, quando o planeta completa uma volta no Zodíaco e regressa ao ponto em que se encontrava quando nascemos.
Certamente surgirão crises, obstáculos difíceis de serem transpostos e muita maturidade e responsabilidade serão exigidas a exaustão para evitar perdas e proporcionar crescimento pessoal.
Todavia temos o favorecimento pela receptividade de Saturno em Escorpião e Plutão em Capricórnio, e devemos aproveitar esse ano para rever situações familiares que foram deixadas em suspensão, eliminar possíveis mágoas e fazer uma grande limpeza interna.
O ano que está chegando nos convida a abrir espaço para o novo, planejar em detalhes e executar tudo que esta pendente em nossa vida. 
Saturno traz a força para consolidarmos projetos e representa o nosso lado mais realizador e empenhado; ele tem um papel importante em tudo o que diz respeito à nossa vida profissional, carreira e ao espaço que ocupamos na sociedade com nossa atividade e nosso trabalho.

Saturno é o Senhor do Karma.
Ele é Chronos, o tempo, fator fundamental na maturação de tudo o que esperamos na vida e por isso paciência e perseverança serão elementos fundamentais para vivermos bem nesse ano. 
Saturno permanece nos portais da iniciação, pronto a colocar à prova todos os que deles se aproximam e dentro da simbologia cristã é representado por São Pedro, que atua como o Guardião das Portas do Céu.
Nas religiões africanas ele é Xangô, o grande orixá, o único rei que é cultuado com grande respeito, por ser tratado como Juiz da Paz, O Senhor da Justiça; representa a rocha, a pedra, a explosão, é justo, é justiceiro, castiga e perdoa, é dono da verdade. Vibra as suas energias em defesa dos oprimidos, dos fracos.
A relação que Saturno estabelece com o Sol tem muito a ver com a vitalidade física, e quando examinamos Saturno em relação com a Lua, vemos que existe uma estruturação do emocional, condicionando o mergulho no eu inferior, para o alcance do eu superior.
Na astrologia, Saturno simboliza o tempo, os obstáculos, a rotina, a velhice e os antepassados, a solidão e a fatalidade.
Ele rege nossa estrutura óssea, os dentes, pele, cabelo e todas as cartilagens do corpo, assim como o sentido da audição e a vesícula.
Sua ação é cristalizadora, endurecedora, causadora de pedras e calcificações. Daí sua fama de negativo e nefasto.
Segundo Helena Blavatsky, Saturno, Shiva e Jeová são um o que significa que Saturno é o canal de comunicação para a mente cósmica.
Podemos notar esse fato na regência de Saturno sobre o chakra laríngeo, já que para despertar os potenciais dos dois centros vitais mais elevados, localizados entre as sobrancelhas e no topo da cabeça, o individuo primeiro tem que estimular a percepção pessoal do nível da garganta.
Saturno representa a cristalização do passado, a fim de que os débitos possam ser pagos e o indivíduo possa se ocupar das atuais oportunidades para o futuro.
A regência de Saturno vai proporcionar muitas crises e situações de vida que concederão liberdade de escolha; temos que ter em mente que é, justamente, pelas nossas restrições e pela dor que frequentemente acompanha desejos ou aspirações contrariados que chegamos a uma maior compreensão das Leis de Manifestação.
Através das oportunidades que Saturno nos dá, equilibramos uma grande parte do karma passado e alcançamos um lugar onde a escolha consciente torna-se uma possibilidade real.
Os signos mais afetados nesse ano de 2013 serão Capricórnio, Aquário e Escorpião (Saturno já ingressou nesse signo agora em outubro e vai até 2014). 
Saturno é conhecido como o “cercado onde a mãe natureza coloca seus filhos” e por essa razão ele representa o nosso limite.
Como todo bom “pai” ele nem sempre vai parecer bondoso e colocará barreiras e limites em nossos caminhos para que cresçamos fortes e seguros.
Se nos colocamos fortes, corajosos e persistentes, removeremos todos os obstáculos e nos sentiremos ainda mais fortes e satisfeitos por termos superado as dificuldades. Saturno pode ser encarado como um “pai austero” e um mal necessário.
Nesse ano de Saturno deveremos desenvolver a prudência, a paciência, a perseverança, o senso do dever e da responsabilidade.
Devemos nos dedicar às pessoas idosas, pais ou parentes, e pensar em nossa própria velhice; todavia 2013 pode ser o ano em que você conseguiremos, finalmente, materializar um sonho.
Nosso sucesso será fruto do nosso trabalho e esforço e nos trará grande satisfação. As dificuldades vão existir, nada é fácil; no entanto será um ano construtivo em todos os sentidos.
Os anéis de Saturno simbolizam a limitação e os parâmetros da Lei do Karma. E a energia de Saturno vai assoberbar excessos; se Saturno nos ensina prudência, o excesso de prudência pode nos impedir de agir e se percebermos que estamos sendo hipócritas, pessimistas e egoístas, se agirmos e pensarmos com intolerância e preconceito, se não nos adaptarmos às mudanças, estaremos exprimindo os defeitos inerentes a esse planeta.
Por isso é importante termos em mente que as qualidades do planeta devem ser desenvolvidas, os defeitos precisam ser superados.
Dentro de estudos esotéricos Saturno faz parte do Terceiro Raio e em Escorpião vai se manifestar no Quarto Raio que traz a Harmonia através do conflito.
Essa posição de Saturno nos mostrará onde está o nosso dharma, nosso dever a esse respeito, e onde podemos esperar que surjam esses testes de restrição e de autodisciplina.
Além disso Saturno controla a criação dos padrões estruturais para a energia mental; é a cristalização da energia mental para que a inteligência ativa da divindade possa manifestar-se no mundo objetivo e na face da Terra.
A energia mental vai, seguidamente, chocar-se contra o emocional e a harmonia terá que ser estabelecida a partir desse conflito, sendo que a nível da personalidade, esta situação pode trazer algumas dificuldades bastante evidentes no tratamento de nossa natureza sexual.
Quando estamos conscientes, Saturno coopera na transformação dos nossos desejos pessoais e trabalha para destruir a natureza compulsiva dos padrões de hábito emocionais não-regeneradores para que estruturas mentais mais refinadas possam ser construídas para a exteriorização da Alma.
Em termos de correspondências cabalísticas, Saturno rege a energia da sefiroth Binah, que é a terceira sefiroth da Árvore da Vida e indica nosso grau de maturidade espiritual.
Saturno é o Grande Pai Cósmico e nos indica o grau de desenvolvimento espiritual alcançado ao longo da cadeia de encarnações e nos mostra nosso grau de consciência individual.
Essa sefiroth também é chamada de Inteligência: a Inteligência nos é dada pelo Criador e nos ajuda a compreender melhor as tarefas a serem cumpridas nessa encarnação e é com a inteligência que compreendemos o nosso caminho de evolução.
2013 nos leva ao encontro dessa energia que nos ajuda a desenvolver nossa “consciência”, aquela consciência que usamos quando nos sentimos responsáveis por nossas ações em relação aos outros, nossas responsabilidades.
É a energia, a “forma”, a força que ajuda a materialização assim como a lâmpada ajuda a energia da Luz a se mostrar para nossos olhos físicos.
Assim começaremos a dar forma a tudo o que está no mundo das ideias.
Saturno nos cobrara trabalho, muito suor, nada de corpo mole, nada de favorecimento, nada de procrastinação, obvio que ele sabe recompensar também na mesma medida que sabe cobrar e exigir, pois o que se conquista em um ano de saturno dificilmente se perde.

Outro fator importante é a lentidão dos nossos planos, Saturno é a responsabilidade, é o fazer bem feito, com certeza, com estrutura, planejamento agora é essencial, mas isso demanda tempo, a pressa é inimiga da perfeição.
Palavras chave: 
2013 – ANO DE SATURNO – O pai do cosmo severo
Signos mais afetados:
Capricórnio, Aquário, Escorpião.
Sobre Saturno em Escorpião:
Possíveis crises, tempos difíceis, maturidade e responsabilidade agora são exigidas ao Maximo para evitar perdas e proporcionar crescimento pessoal, o que também é favorecido pela receptividade de Saturno em Escorpião e Plutão em Capricórnio, aproveite esse momento para uma limpeza interna, para rever situações familiares complexas e possíveis magoas que vem arrastando até aqui.

2013 é o ano de abrir espaço para o novo, planejar em detalhes e executar sem preguiça nenhuma tudo que esta pendente na nossa vida, e não esqueça de manter o sorriso no rosto não importa o que aconteça.

Saturno ingressa em Escorpião a partir de outubro 2012 e vai até 2014.
***Saturno
*Dia: sábado
*Elemento: ar e terra
*Cor: branco, cinza e preto
*Metal: chumbo
*Pedra: obsidiana, ônix, turmalina negra
*Ervas: acônito, arruda, avenca, cactos, cipreste, cominho, funcho, hera, mandrágora, musgo, salgueiro, salsa
*Incensos: sementes de papoula-negra, mirra
*Atributos: Saturno rege os mistérios da vida e da morte. Senhor do karma, trabalha também com a justiça, sendo, portanto, um dia bom para se trabalhar com questões judiciais.
Este é um dia favorável para a meditação, para se achar pessoas perdidas, resolver de uma vez situações pendentes, lançar feitiços contra alguém e fazer divinações.
Muitas bruxas se abstêm de trabalhar neste dia, dedicado a Hécate, Senhora dos Caminhos Cruzados.
*Associações possíveis com tarot: 
O Eremita e o naipe de Ouros.
Estamos chegando a um Novo Tempo e nessa altura, as opções que temos que fazer para o nosso progresso evolutivo tornam-se claras: se aceitarmos o trabalho e serviço à nossa frente, seremos testados, todavia nossa visão nos encoraja a arcar com um pouco da carga coletiva para o avanço da humanidade e a expressão do Amor/sabedoria no mundo.
Saturno vai nos evidenciar o nosso dharma e mostrar onde podemos seremos testados em termos de restrição e autodisciplina.
Saturno controla a criação dos padrões estruturais para a energia mental e oferece também a oportunidade para a purificação do karma e a posterior elevação da humanidade e da Mãe Terra.
Ele é o planeta da “Lei da Causa e do Efeito”, e as recompensas e punições que receberemos serão particularmente exatas, relativas ao modo como manipulamos os recursos da Terra e as energias dos reinos inferiores: mineral, vegetal e animal.
Saturno está diretamente relacionado com o processo da iniciação e a nível exotérico é co-regente de Aquário; por isso, será através da aplicação correta das leis e princípios do Novo Tempo que poderemos ser capazes de co-criar e de cumprir o nosso karma individual relativo à vida coletiva da humanidade na Era de Aquário.
========================================
========================================

Nenhum comentário: