segunda-feira, 18 de março de 2013

CONFIRA 5 DICAS PARA USAR O VINAGRE PARA LAVAR ROUPA


CONFIRA 5 DICAS PARA USAR O VINAGRE PARA LAVAR ROUPA



Muito se sabe sobre os benefícios do vinagre para a limpeza da casa, porém as donas de casa testaram e descobriram uma nova maneira de utilizar o produto para facilitar a lavagem das roupas.
O vinagre branco pode substituir o amaciante, pois além de ser mais barato ele tem o efeito de amaciar as roupas sem danificar os fios. Além disso, existem diversas vantagens em trocar o amaciante comum pelo vinagre de cozinha.
Confira a seguir 5 dicas para usar o vinagre para melhorar o resultado da lavagem das suas roupas:

Cheiro de mofo

É comum, na troca de estações, que as roupas guardadas por um longo período de tempo adquiram cheiro de mofo. Para que as bactérias e o cheiro desagradável sejam eliminados com a ajuda do vinagre, é necessário misturar em um balde aproximadamente 200 ml de vinagre branco e enxer o restante com água.
Coloque as roupas de molho nessa solução por mais ou menos uma hora. Você vai notar, após esse período, que o cheiro de mofo sai das roupas por completo sem deixar vestígios.

Manchas de roupas coloridas

O vinagre é um excelente produto para tirar manchas das roupas coloridas, pois além de eliminar por completo a sujeira ele não mancha. Para realizar esse procedimento com sucesso é necessário que você pegue a roupa manchada, ensaboe com sabão em barra neutro e pingue três gotas de vinagre branco sobre a mancha. Aguarde cerca de uma hora e prossiga com a lavagem como de costume.
E para evitar a descoloração indesejável da peça, acrescente uma colher de chá de vinagre durante o enxágue com água corrente. Com esse procedimento, a mancha sai e a roupa continua com a sua coloração impecável.

Manchas amareladas de peças brancas

As terríveis manchas amareladas nas roupas podem ter diversas causas. O desodorante e as comidas com corantes são as campeãs em manchar peças brancas. A dica é utilizar uma xícara de vinagre branco enquanto as roupas permanecem de molho na água. Deixe o produto agir por mais ou menos uma hora e depois lave normalmente.

Manchas provenientes do suor

Quem utiliza roupa branca ou roupa social diariamente sabe que, principalmente no verão, o suor deixa as roupas manchadas. O colarinho, punhos e axilas são as áreas mais afetadas.
A receita é simples, faça uma pasta com vinagre branco e bicarbonato de sódio. Espalhe essa solução nas áreas manchadas e deixe agir por cerca de vinte minutos. Para terminar, lave as roupas normalmente com sabão neutro e enxágue com água corrente.

Alternativa ecologicamente correta

Além de todos os benefícios para a limpeza das roupas o vinagre é menos prejudicial ao meio ambiente se comparado aos alvejantes e amaciantes. Além disso, seu custo pode ser bem mais baixo comparado à outros produtos. O uso do vinagre na lavagem das roupas também diminui o gasto de água para o enxágue das peças, pois diminui a espuma e assim você enxágua as roupas com mais facilidade e economiza água.
As vantagens de utilizar o vinagre no lugar dos alvejantes e amaciantes, além de inteligente, é benéfica ao nosso meio ambiente.

Nenhum comentário: