sexta-feira, 11 de junho de 2010

BRASIL É DESTINO DE AGROTÓXICOS BANIDOS NO EXTERIOR

BRASIL É DESTINO DE AGROTÓXICOS BANIDOS NO EXTERIOR



País se tornou principal destino de produtos banidos na União Europeia, EUA e até Paraguai
AE | 30/05/2010 09:10


http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/brasil+e+destino+de+agrotoxicos+banidos+no+exterior/n1237643250993.html






Campeão mundial de uso de agrotóxicos, o Brasil se tornou nos últimos anos o principal destino de produtos banidos em outros países. Nas lavouras brasileiras são usados pelo menos dez produtos proscritos na União Europeia (UE), Estados Unidos e um deles até no Paraguai.

A informação é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com base em dados das Nações Unidas (ONU) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Apesar de prevista na legislação, o governo não leva adiante com rapidez a reavaliação desses produtos, etapa indispensável para restringir o uso ou retirá-los do mercado. Desde que, em 2000, foi criado na Anvisa o sistema de avaliação, quatro substâncias foram banidas. Em 2008, nova lista de reavaliação foi feita, mas, por divergências no governo, pressões políticas e ações na Justiça, pouco se avançou.

Até agora, dos 14 produtos que deveriam ser submetidos à avaliação, só houve uma decisão: a cihexatina, empregada na citrocultura, será banida a partir de 2011. Até lá, seu uso é permitido só no Estado de São Paulo.

Enquanto as decisões são proteladas, o uso de agrotóxicos sob suspeita de afetar a saúde aumenta. Um exemplo é o endossulfam, associado a problemas endócrinos. Dados da Secretaria de Comércio Exterior mostram que o País importou 1,84 mil tonelada do produto em 2008. Ano passado, saltou para 2,37 mil t. "Estamos consumindo o lixo que outras nações rejeitam", resume a coordenadora do Sistema Nacional de Informação Tóxico-Farmacológicas da Fundação Oswaldo Cruz, Rosany Bochner.

O coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luís Rangel, admite que produtos banidos em outros países e candidatos à revisão no Brasil têm aumento anormal de consumo entre produtores daqui. Para tentar contê-lo, deve ser editada uma instrução normativa fixando teto para importação de agrotóxicos sob suspeita. O limite seria criado segundo a média de consumo dos últimos anos.

Um comentário:

luzdkwanyin.blogspot.com disse...

Prezada Hankarra,
Venho até aqui não para comentar esse post seu, mas para agradecer-lhe pela atenção de estar sempre indicando meus posts no seu blog.
Através do Fidjit tenho observado que muitos que entram lá vem através da sua indicação em sua página. Com certeza você está colaborando para o crescimento espiritual das pessoas e Kwan Yin também está muito feliz porisso.
Mil Felicidades !
Que Kwan Yin lhe abençoe.
João
www.luzdkwanyin.blogspot.com