sábado, 22 de janeiro de 2011

SIGA A SUA NATUREZA

SIGA A SUA NATUREZA




Veja o falso como falso,
o verdadeiro como verdadeiro.
Olhe para o seu coração.
Siga a sua natureza
(Buda)

O texto abaixo é parte de uma das palestras de Osho sobre "O Dhammapada". Ela foi proferida no dia 23 de junho de 1979. O Dhammapada
é considerado a essência dos ensinamentos de Buda.



"Esta é uma das mais belas declarações: 'Olhe para o seu coração. Siga a sua natureza'.
Buda não está dizendo, siga as escrituras. Ele não está dizendo, siga-me. Ele não está dizendo, siga certas regras de conduta. Ele não
está ensinando a você qualquer moralidade. Ele não está tentando criar
um certo caráter em você, porque todo caráter é uma bela cela de uma
prisão. Ele não está dando a você um certo caminho para viver. Ao invés
disso, ele está lhe dando coragem para seguir a sua própria natureza.
Ele quer que você seja corajoso o bastante para ouvir o seu próprio
coração e seguir, de acordo com ele.
'Siga a sua natureza' quer dizer: flua com você mesmo. Você é a escritura... e escondido lá no fundo de você ainda está uma pequena voz. Se você se tornar silencioso, você será guiado por ela.
O Mestre tem apenas que tornar você consciente de seu Mestre interior.
Aí a sua função estará completa. Aí ele poderá deixar você consigo
mesmo, ele poderá mandar você de volta para você mesmo. A proposta de um
Mestre não é escravizar um discípulo, a proposta de um Mestre é
libertá-lo, é lhe dar total liberdade. E essa é a única possibilidade de
se atingir a liberdade total: 'Siga a sua natureza'.
Por 'natureza', Buda quer dizer Dhamma. Assim como é da natureza da água
fluir para baixo e é da natureza do fogo se expandir para o alto, assim
existe uma certa natureza escondida dentro de você. Se todos os
condicionamentos que foram impostos a você pela sociedade forem
removidos, de repente você irá descobrir a sua
natureza.
A sua natureza é tornar-se Deus. Ais Dhammo sanantano - essa é a lei eterna e inesgotável: sua natureza é tornar-se Deus.
O homem é um Deus em potencial, um bodhisattva. O significado do homem é tornar-se Deus. Menos do que isso não irá
satisfazer você, menos do que isso não terá utilidade. Você pode ter
todo o dinheiro do mundo, todo o poder, todo o prestígio possível, e
ainda assim você permanecerá vazio.A não ser que a sua natureza divina
floresça, abra os seus botões, a não ser que você se torne um lótus, mil
pétalas de lótus, a não ser que a sua divindade seja revelada a você,
você nunca estará satisfeito.Ao homem religioso comum é dito para que
permaneça satisfeito e contente, em qualquer que seja a situação. Os
chamados santos religiosos seguem ensinando às
pessoas: 'fique satisfeito'. A satisfação é um de seus ensinamentos
fundamentais. Esse não é o caminho dos verdadeiros Mestres.
O Mestre verdadeiro cria o descontentamento em você, um tal
descontentamento que nada neste mundo poderá satisfazê-lo. Ele cria um
tal anseio em você, que a não ser que você alcance o máximo, você irá
permanecer sem fogo, sem chama. Ele cria dor em seu coração, ele cria
angústia...porque a vida está escorregando a todo momento, e cada
momento que se foi, se foi para sempre, e você ainda não alcançou Deus e
mais um dia já se passou.
Ele cria um tal anseio profundo em você, uma tal dor em seu coração! Ele cria lágrimas em seus olhos,
porque somente através desse divino descontentamento, você irá se mover,
você dará o salto quântico, o salto maior em direção ao desconhecido.
Somente através desse divino descontentamento é que você reunirá todas
as suas energias e se arriscará, indo até a aventura maior que é
descobrir quem você é.
Siga a sua própria natureza. A sua natureza é a consciência. Mas os padres disseram a você: siga certas
regras de conduta, os Dez Mandamentos, siga certos princípios, não a sua
natureza. Os padres têm muito medo da sua natureza, porque se você
seguir a sua natureza você irá sair de seu controle, você não será mais
um escravo. Você não irá mais às igrejas, aos templos e aos mosteiros, e
você não irá mais ouvir seus estúpidos padres, políticos, os chamados
líderes. Eu digo que eles são os 'chamados líderes' porque o que na
verdade está acontecendo é que pessoas cegas estão guiando pessoas
cegas.
Se você ouvir à sua própria natureza, você não irá ouvi-los mais. Se você conhecer a sua própria voz
interior, você se tornará livre. Então, a sua voz interior tem que ser
esmagada, destruída, completamente destruída, ou pelo menos distorcida
de tal maneira que mesmo se você ouvi-la, você não poderá entendê-la. E
eles têm sido bem sucedidos. A não ser que você lute arduamente contra
eles, não haverá possibilidade de sucesso. A exploração deles é tão
velha, a opressão deles é tão antiga, as estratégias deles são tão
espertas... e eles têm um poder infinito em suas mãos. E quem é você
individualmente contra eles?
Mas se você for para dentro, se você ouvir o seu coração, você irá alcançar um tal poder que nenhum
poder na Terra poderá escravizá-lo de novo.
Siga a sua natureza. Mas como seguir a sua natureza, se você não sabe o que ela
é? E não lhe é permitido saber o que ela é! Você recebeu instruções
precisas sobre o que fazer: o que comer, quando levantar-se de manhã,
quando ir para a cama...Você recebeu instruções precisas. Aquelas
instruções, se seguidas, fazem de você um escravo. Se não seguidas,
fazem de você um criminoso. Se seguidas, você se torna um santo, mas um
escravo. As pessoas irão adorá-lo, respeitá-lo, mas todo esse respeito é
um entendimento mútuo: 'Se você seguir as nossas instruções, nós
respeitaremos você. Se você não seguir, você irá para a prisão.'
Ou você se tornará espiritualmente um escravo ou fisicamente um
prisioneiro: essas são as duas alternativas que a sociedade dá a você. E
isso nunca permite a você se tornar consciente de que existe dentro de
você uma fonte de infinita orientação e direcionamento. E é de lá que
Deus
fala.
Deus ainda fala, ele não parou de falar. Ele não é parcial. Não é que ele tenha falado a Maomé e a Moisés e que ele não
fala a você. Ele está falando a você tanto quanto ele falou para Maomé. A
única diferença é que Maomé estava pronto para ouvi-lo e você não está
pronto para ouvi-lo. Maomé estava disponível e você não está
disponível.
Tornar-se disponível à sua própria natureza interior é o que eu chamo de meditação.
Lembre-se dessas duas palavras. O caráter é uma invenção dos políticos e
dos padres, é uma conspiração contra você. A consciência é a sua
natureza. Sim, o homem de consciência tem um certo caráter, mas esse
caráter segue a sua natureza. Não lhe foi imposto por alguém, esse
caráter é a sua própria decisão. E
ele não está preso a esse caráter, ele está totalmente livre para
mudá-lo a qualquer momento. As circunstâncias mudam, a sua consciência
lhe dá diferentes direções e ele muda o seu caráter.
O homem de caráter, o 'chamado homem de caráter', está preso. Mesmo se as
circunstâncias mudarem ele segue repetindo o mesmo caráter, mesmo que
não seja mais relevante, mesmo que não seja mais adequado. O contexto no
qual ele tinha um significado desapareceu, mas ele segue repetindo as
mesmas tolices. Ele é como um papagaio. Ele é uma máquina: ele não
responde, ele simplesmente reage.
Um homem de consciência responde e suas respostas são espontâneas. Ele é como um espelho. Ele
reflete tudo aquilo que se confronta com ele. E a partir dessa
espontaneidade, a partir dessa consciência, um novo tipo de ação surge.
Essa ação nunca cria qualquer escravidão, qualquer carma. Essa ação
liberta você. Você alcança a liberdade se você ouvir a sua natureza.
Mas esse simples conselho parece ser muito difícil para as pessoas. Ele
deveria ser a coisa mais simples do mundo. Cada criança nasce seguindo
sua natureza, mas na medida em que você cresce, pouco a pouco você vai
perdendo o contato com ela. Você é forçado a perder o contato com ela. O
contato pode ser recuperado, ele pode ser redescoberto. Anos mais
tarde, quando você tiver se tornado uma pessoa culta, preso dentro de um
certo caráter, completamente cego para com seu coração e sua natureza,
você começa a formular muitas perguntas.
Outro dia, o Prem Vijen perguntou: 'Osho, o que você quer dizer quando você diz Vá para dentro?'
Uma declaração tão simples, 'Vá para dentro', e você me pergunta 'o que eu quero dizer com ela?' Você não consegue
entender estas simples palavras, 'vá para dentro'? Eu sei que você
conhece as palavras, mas ir para dentro tornou-se muito difícil porque
você só aprendeu como ir para fora. Você só pode ir para fora, você só
sabe como ir, se for para fora.A sua consciência está voltada para os
outros, ela esqueceu o caminho para ela mesma. Você segue batendo na
porta dos outros e sempre que é dito a você, 'vá para casa' você diz: '
Osho, o que você quer dizer com ir para casa?' Você só conhece as casas
dos outros, você não conhece o seu próprio lar. E você está carregando
esse lar dentro de você. Você foi forçado a ser extrovertido. Você tem
que aprender de novo o caminho de ir para dentro.
Soren Kierkegaard disse: 'Religião significa ir para dentro', ir para a
sua própria interioridade. Mas as simples palavras 'ir para dentro'
tornaram-se tão difíceis de entender. A mente conhece apenas como ir
para fora, e nela não há qualquer marcha a ré....
Eu estou ensinando a você aqui que a marcha a ré está aí, embutida, você apenas
se esqueceu dela. Você sabe como ir para fora. Ninguém pergunta 'O que
você quer dizer quando diz 'vá para fora'?'. Mas todo mundo quer
perguntar 'O que você quer dizer quando diz 'vá para dentro'?'. Simples
palavras!
Pensar é ir para fora e não pensar é ir para dentro. Pense e você já começou a se mover para fora de si mesmo. O
pensamento é a maneira de levar você para longe. O pensamento é um
projeto. Não-pensamento... e de repente você está dentro. Sem pensamento
você não
pode ir para fora, sem desejo você não pode ir para fora. Você precisa
do combustível do desejo e do veículo do pensamento para ir para fora.
Sentando-se silenciosamente, nada fazendo... nem mesmo pensando, nem mesmo desejando... e onde você estará?
Ir para dentro não é verdadeiramente ir para dentro. É simplesmente
parar de ir para fora... e de repente você encontra a si mesmo dentro.
Prem Vijen, você não precisa ir para dentro porque se você for, você
irá sempre para fora. Ir significa ir para fora. Pare de ir! Pare de ir a
qualquer lugar! Você consegue sentar-se silenciosamente sem ir a
qualquer lugar? Sim, fisicamente você pode sentar-se, isso não é muito
difícil. Você pode aprender uma postura de yoga e você pode fazer de seu
corpo quase uma estátua, mas
o problema é: o que você está fazendo do lado de dentro? Desejos,
pensamentos, memórias, imaginação, todos os tipos de projetos? Pare com
eles também.
Como parar com eles? Simplesmente torne-se indiferente a eles, despreocupado. Mesmo que eles estejam ali, não dê
atenção a eles. Mesmo que eles estejam ali, não lhes dê qualquer
importância. Mesmo que eles estejam ali, deixe-os estar. Sente-se
silenciosamente do lado de dentro, observando. Lembre-se dessa palavra: observando, testemunhando, simplesmente estando alerta.
E na medida em que esse observar cresce, se torna mais profundo, a
mesma energia que estava se tornando desejos, pensamentos, memórias e
imaginação, essa mesma energia é absorvida em nova profundidade. A mesma
energia é usada por esse aprofundamento interno. E você saberá o que
quero dizer quando
digo 'Vá para dentro'.
Não comece a procurar nos dicionários ou na Enciclopédia Britânica. Não é uma questão de palavras.
Palavras são simples para compreender. Quando eu digo 'Vá para dentro',
é isso exatamente o que eu quero dizer: vá para dentro! Não comece a
perguntar sobre as palavras. Escute a mensagem oculta, senão você irá
perder o trem. O que eu quero dizer com 'perder o trem'?.........
Se você se tornar muito interessado em palavras, 'O que quer dizer com
ir para dentro? O que isso quer dizer...?' Verbalmente,
lingüisticamente, Vijen, você vai perder o trem. Não desperdice tempo
com palavras!
E essa é particularmente uma nova espécie de doença que tem atingido os intelectuais do mundo. Pelo menos por
cinqüenta anos, o mundo filosófico tem se
tornado muitíssimo interessado em palavras e análises lingüísticas.
Eles não perguntam mais o que é Deus. Eles não perguntam mais se Deus
existe ou não. Os filósofos contemporâneos perguntam, 'O que quer dizer
quando você usa a palavra Deus?' A questão não é se Deus existe ou não. A
questão não é o que é Deus. A questão não é como se alcança Deus. Agora
a questão tomou uma nova direção: 'O que você quer dizer quando você
usa a palavra Deus?' O que você quer dizer quando você usa a palavra
rosa? Essa questão é mais fácil. Você pode pegar o filósofo, forçá-lo a
ir até o jardim e mostrar a ele a rosa. 'Isso é o que eu quero dizer
quando eu uso a palavra rosa'. Mas isso não pode ser feito com a palavra
Deus, isso não pode ser feito com a palavra meditação, isso não pode
ser feito com as palavras 'vá para dentro'. Estes são fenômenos sutis.
Não se torne um interessado em lingüística. Eu não estou aqui para
ensinar análise lingüística a você.
Toda a minha abordagem é existencial. Se você realmente quer saber o que significa ir
para dentro, então vá para dentro! E o caminho é: observe os seus
pensamentos e não se identifique com eles. Simplesmente permaneça um
observador, completamente indiferente, nem contra nem a favor. Não
julgue, porque qualquer julgamento traz identificação. Não diga, 'Estes
pensamentos são errados' e não diga, 'Estes pensamentos são bons'. Não
faça comentários sobre os pensamentos. Deixe que eles passem como se
eles fossem apenas a passagem do tráfego e você está de pé ali ao lado
da rodovia despreocupado, olhando o tráfego. Não interessa o que está
passando, um ônibus, um caminhão ou uma bicicleta. Se você puder
observar o processo de pensamentos de sua mente com tal despreocupação,
com tal desapego, não estará longe o dia em que todo o
tráfego desaparece... porque o tráfego somente pode existir se você
seguir dando energia para ele. Se você parar de dar energia para ele... E
isso é o observar: parar de dar energia para isso, parar a energia que
se move dentro do tráfego. É a sua energia que faz aqueles pensamentos
se moverem. Quando a sua energia não os está alimentando, eles começam a
cair, eles não conseguem se manter em pé por si mesmos.
E quando a rodovia da mente estiver completamente vazia, você está dentro.
Isso é o que eu quero dizer, Vijen, quando eu digo 'Vá para dentro'. E
isso é o que Buda quer dizer quando ele diz: 'Siga a sua natureza'."



OSHO - The Book of the Books - Volume I - Discourse n. 3
Palestras sobre O Dhammapada, de Gautama, o Buda
tradução: Sw.Bodhi Champak

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