terça-feira, 31 de maio de 2011

TONELADAS DE PEIXE MORREM EM LAGO PRÓXIMO AO VOLÇÃO TAAL NAS FELIPINAS

TONELADAS DE PEIXE MORREM EM LAGO PRÓXIMO AO VOLÇÃO TAAL NAS FELIPINAS

29/05/2011 05h52 - Atualizado em 29/05/2011 12h40 - Agência EFE



Peixes aparecem flutuando desde sexta-feira (27). A atividade no Vulcão Taal aumentou em Abril .





Mais de 700 toneladas de peixes morreram em um lago nas Filipinas devido ao aumento da temperatura da água provocada pela atividade do Vulcão Taal, informaram neste domingo (29) fontes oficiais. Segundo o Escritório de Pesca e Recursos Aquáticos, desde a sexta-feira os peixes surgem flutuando mortos em cinco povoados situados nas margens do lago Taal que rodeia o vulcão do mesmo nome, situado na província de Batangas, a cerca de 40 quilômetros ao sul de Manila.




A atividade no Vulcão Taal aumentou em abril e desde então o Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas (Philvocs) mantém declarado o alerta 2 em uma escala de 5, que indica o surgimento de magma na superfície.



Mais de 700 toneladas de peixes morreram em um lago nas Filipinas devido ao aumento da temperatura da água provocada pela atividade do Vulcão Taal (Foto: Erik de Castro/Reuters




As autoridades proibiram a presença humana na ilha vulcânica devido ao perigo de erupção e de emissão de gases tóxicos, o que parece já ter acontecido na água do mar e deve ser uma das causas da mortandade dos peixes. Milhares de turistas visitam a cada ano o Vulcão Taal e alguns percorrem caminhando até a cúpula de 400 metros para ver o lago e a fumaça que se formam. O vulcão, que matou 1.300 pessoas em 1911 e 200 em 1965, faz parte de uma cadeia vulcânica que se estende pela região ocidental da ilha de Luzon.



O Vulcão Taal é um estrato vulcão ativo tipo peleano localizado na ilha de Luzon, nas Filipinas, entre as cidades de Talisay e San Nicolas, na província de Batangas. É uma ilha dentro do lago Taal, que por sua vez se situa dentro de uma caldeira formada por uma forte erupção antiga. Situa-se a cerca de 50 km da capital do país, Manila.




O vulcão teve diversas erupções violentas, tendo causado perda de vidas nas áreas povoadas em redor do lago, num total de cinco a seis mil vítimas até à atualidade. Devido à sua proximidade a áreas povoadas e história eruptiva, foi designado como Decade Volcano ("Vulcão da Década"), de modo a ser considerado de estudo importante para prevenção de desastres naturais futuros.

Nenhum comentário: