sábado, 22 de junho de 2013

AS 28 AFIRMAÇÕES DA FILOSOFIA HUMANA


AS 28 AFIRMAÇÕES DA FILOSOFIA HUMANA


1. Uma demonstração de habilidade especializada não significa a posse de capacidade espiritual. A engenhosidade não substitui o caráter verdadeiro.

2. Poucas pessoas vivem à altura da fé que na verdade possuem. O medo irracional é uma fraude intelectual madrasta, praticada contra a alma mortal em evolução.

3. As capacidades inerentes não podem ser superadas; em um copo jamais pode caber um litro. O conceito espiritual não pode ser mecanicamente imposto aos moldes da memória material.

4. Poucos mortais ousam atribuir a soma dos créditos de sua personalidade aos ministérios combinados da natureza e da graça. A maioria das almas empobrecidas é verdadeiramente rica, mas se recusa a acreditar nisso.

5. As dificuldades podem desafiar a mediocridade e derrotar os temerosos, mas apenas estimulam os verdadeiros filhos dos Altíssimos.

6. Desfrutar do privilégio sem abuso, ter liberdade sem licença, possuir o poder e firmemente se recusar a usá-lo para o auto-engrandecimento – essas marcas indicam uma alta civilidade, numa alta civilização.

7. Acidentes cegos e imprevistos não ocorrem no cosmo. Nem os seres celestes ajudam um ser mais baixo que se recusa a agir sob a luz da sua verdade.

8. O esforço nem sempre produz alegria, mas não existe felicidade sem esforço inteligente.

9. A ação gera a força; a moderação resulta em encanto.

10. A retidão toca as cordas da harmonia da verdade; e a melodia vibra em todo o cosmo, para reconhecer até mesmo o infinito.

11. Os fracos condescendem em tomar resoluções, mas os fortes agem. A vida não é senão um dia de trabalho – faça-o bem. O ato é nosso, as conseqüências são de Deus.

12. A maior aflição em todo o cosmo é nunca ter sido afligido. Os mortais apenas aprendem a sabedoria pela experiência da tribulação.

13. É do isolamento solitário das profundezas experienciais que as estrelas são mais bem discernidas, não dos cumes iluminados e deslumbrantes das montanhas.

14. Estimular o apetite dos vossos companheiros pela verdade; e, conselhos, vós o darei apenas quando vos for pedido.

15. A afetação é o esforço ridículo do ignorante para parecer sábio, a tentativa da alma estéril de parecer rica.

16. Vós não podeis perceber a verdade espiritual até que a vossa experiência a tenha provado, contudo muitas verdades não são realmente sentidas senão na adversidade.

17. A ambição é perigosa até que ela seja integralmente socializada. Vós não adquirireis, verdadeiramente, uma virtude sequer, antes que os vossos atos vos façam dignos dela.

18. A impaciência é um veneno para o espírito; a raiva é como uma pedra atirada em um ninho de vespas.

19. A ansiedade deve ser abandonada. As decepções mais difíceis de serem toleradas são as que nunca chegam.

20. Apenas um poeta pode  ver poesia na prosa lugar comum da existência rotineira.

21. A missão elevada de qualquer arte é, por meio das suas ilusões, prenunciar uma realidade universal superior, é cristalizar as emoções do tempo no pensamento da eternidade.

22. A alma em evolução não se torna divina pelo que faz, mas por aquilo que se esforça por fazer.

23. A morte nada acrescenta à posse intelectual nem à dotação espiritual, mas ao cabedal experiencial acrescenta a consciência da sobrevivência.

24. O destino da eternidade é determinado, momento a momento, por aquilo que é realizado na vida do dia-a-dia. Os atos de hoje são o destino de amanhã.

25. A grandeza não repousa tanto em possuir força, quanto em fazer um uso sábio e divino dessa força.

26. O conhecimento é adquirido apenas pelo compartilhamento, ele é salvaguardado pela sabedoria e socializado pelo amor.

27. O progresso requer o desenvolvimento da individualidade; a mediocridade busca a perpetuação na padronização.

28. A necessidade de defender uma proposição por meio da argumentação é inversamente proporcional ao teor da sua verdade implícita.


“Esse é um trabalho para os iniciantes no primeiro mundo das mansões, enquanto os alunos mais avançados, nos mundos seguintes, estão já cuidando da própria mestria sobre níveis mais elevados do discernimento cósmico e da mota moroncial.”


As 28 afirmações da filosofia humana, acima, foram extraídas do documento nº 48, item 7, pág. 556/7 do LIVRO DE URÂNTIA.

Nenhum comentário: