terça-feira, 4 de junho de 2013

POR QUE SOMO TÃO CARENTES?

POR QUE SOMO TÃO CARENTES?

A carência normalmente é sentida por causa de um sentimento de solidão. E a solidão está ligada aos sentimentos de rejeição ou de abandono. Sendo assim, esses dois sentimentos nos fazem ter dois comportamentos distintos: o isolamento e o medo de se expor ou de sentir amor pelas pessoas; ou aprisionar as pessoas, sufocando-as com excesso de amor. Geralmente fazemos isto como forma de proteção e de defesa, achando que evitamos sofrer de solidão.

            Contudo, não percebemos que isto nos faz ficar distantes de todos que nos rodeiam. Pois, a tendência é se afastar, evitando enfrentar a convivência e os relacionamos, ou controlando quem nos rodeia para que não nos deixem. E esse domínio nos leva a querer que todos sejam como achamos que devem ser. E para conseguir manipulá-las fizemos tudo que pudermos para chamar a atenção, demonstrando que estamos carentes e que somos dependentes desse amor. Ledo engano pensar que amamos e que estas pessoas nos amam. Na realidade, elas são obrigadas a ficar perto de nós. Portanto, tudo que sufoca e que nos aprisiona leva ao sofrimento e a falta de amor. Porque o amor é livre e não se apodera de nada, nem de ninguém.

            Iludimo-nos pensando que agindo desta forma, nunca ficaremos sozinhos. No entanto, quem tem este perfil, geralmente fica sozinho na vida. Isto porque precisa aprender a ser feliz consigo mesmo, independente dos outros.

            Já quem é sozinho, precisa aprender a conviver para compreender quem é. Pois quando fogem dos relacionamentos, fogem de si mesmos. Não querem experimentar o que a vida tem de bom, nem usufruir dos desafios da convivência para saber quais são seus resgates. Digo sempre que as pessoas são nossos espelhos, no sentido de que elas mostram como tratamos a nós mesmos. Portanto, se nos “rejeitamos”, seremos rejeitados; se nos “abandonamos”, conseqüentemente seremos abandonados... E mais, quem se isola do mundo, não contribui em nada para que ao menos, esta pessoa seja uma pessoa melhor. Vivendo só, dificilmente poderemos a curar nossas inferioridades, nos harmonizar com quem convivemos e gerar bons exemplos para o mundo.

            Então, para deixar de ser carente e de se sentir só, o primeiro passo é ter compreensão de que a nossa caminhada é solitária, pois nascemos sozinhos. A única exceção está nos gêmeos, que também nascem, na maioria das vezes, independentes. Fora esta situação, todos nós sozinhos. O que indica que precisamos aprender a conhecer quem somos em primeiro lugar. Estudar, buscar e reconhecer os nossos erros sem medo do julgamento. Todos nós somos imperfeitos e estamos aqui neste planeta para rever nossos erros, melhorar e mudar.

            Entretanto, não tem como mudar ou melhorar sem saber quais são os nossos desafios. Portanto, procure reconhecer sua essência, aprenda a se amar sem depender de ninguém e usufrua de uma vida mais feliz, principalmente nos relacionamentos. Olhe ao seu redor, veja o mundo com outros olhos. Contemple mais, sorria mais e procure ver que existem outras formas de vida, além daquela que te deixa carente. Pois, geralmente ficamos nesta condição por causa de uma pessoa em especial. Portanto, procure parar de focar apenas numa pessoa e principalmente em si mesmo. Veja que há situações e desafios muito piores por aí do que a SUA SOLIDÃO. Faça algum voluntariado, se ocupe e busque outras maneiras de se relacionar. Isto é o que lhe ajudará a sair dessa sintonia, pode acreditar.



POR:  CÁTIA BAZZAN  - Terapeuta Holística

Nenhum comentário: