quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

À ETERNA JUVENTUDE



À ETERNA JUVENTUDE


"Os jovens fazem grande esforço para adquirir títulos, de modo a assegurar bons empregos. Mas eles dificilmente se preocupam em desenvolver seu caráter e sua personalidade. Boa conduta e caráter são os requisitos mais essenciais ao homem. Eles são a base para a vida espiritual. Se o aspecto espiritual for negligenciado, o homem se torna um ser artificial, mecânico, sem nenhuma qualidade humana. Muitas pessoas hoje não entendem o que quer dizer espiritualidade. Ela é o conhecimento da Divindade, que é a verdadeira natureza do homem. A espiritualidade revela o princípio básico que é imanente a todos e sustenta o Cosmos inteiro."

Sathya Sai Baba


Então pode se dizer para todo o jovem (Nós) do 3° Milênio que desponta:
Nenhum conhecimento tem valor caso não esteja à serviço de 3 expressões:

A VIDA e sua sustentabilidade.
A CRIAÇÃO na forma de alegrias para todos.
A UNIÃO que realiza a compreensão compassiva que Somos UM só com a Terra.

Nossa grande família somos todos nós, sem distinções.
Quaisquer laços relacionais que, de uma certa forma, nos separem desta compreensão, são laços prejudiciais ao todo e, também, laços prejudiciais a nós. É simples compreender esta verdade: muitos hoje estão dizendo: "cuido da minha família, o resto que se dane!" Mas como é possível cuidar da família se o resto está se danando? Este "resto" contém a família. E assim acontece, também, com grupos maiores: religiosos, culturais, científicos, políticos, corporativos, etc... grupos, grupos, grupos. Grupos que, sem perceber, na maioria das vezes, ampliam-se de um ego individual para um ego coletivo. Que grupo possuem os pássaros? Que grupo possuem as árvores? Que grupo possuem os excluídos? Ora grupo algum! Não se engajam em grupos, pois sabem que são o Todo em diferentes formas de expressão e que do Todo também recebem a expressão que garante a Vida. Sabem do "Algo em Comum", pois vivem na mesma casa Terra, este útero universal que gesta as Expressões de Vida, Consciência e Evolução para todo o Universo. Este Ser Gaia que acolhe o Sopro da Sabedoria Suprema que, em conjunto com Nós, seus filhos e filhas, amplia-se em compreensão sobre si mesmo, evoluíndo em Consciência Ser e Amor. Somos apenas "personificações" do Transcendente, assim como os pássaros são "passarificações" do Transcendente, as árvores, "arvorificações" do Transcendente...

Não nos devemos apegar a nossa personificação. Ela é somente um instrumento, precioso sim, da atuação da Sabedoria Universal no Mundo. Em verdade, somos o Transcendente em forma de pessoa, uma forma da evolução que é capaz de imanar Conscientemente este Transcendente em Bondades Materiais, Sabedorias Iluminadas e Compaixões Espirituais para todos - esta é a preciosidade da Vida Humana que recebemos!
Então, toda a vez que não "personificamos" este Transcendente e "personificamos" seja lá o que for, incorremos em relações amedrontadas, obscuras e tiranas, pondo em risco a linda expressão da Vida como um todo, em sua saúde, sanidade e humanidade, inclusive a nossa própria e "personificada" expressão de Vida.

À Juventude em nós cabe a constante Criação de Processos de Bem-viver que sirvam ao Bem-comun. Caso contrário, na correrria que um sistema falseado nos impõe, começamos a acreditar que não há tempo para auto-dedicação carinhosa e, então, desaprendemos o que seja o amor também para com os outros ao nosso redor. Nosso tempo de dicado é amor. O amor dedicado é nosso tempo.

O que adianta, daí, todo o conhecimento científico adquirido se não há amor e dedicação suficientes para aplicá-lo em benefício de todos? O que adianta, daí, toda a cultura e tradição acumulada, se não estiverem atuando em prol da felicidade de todos?

Já foi dito que a melhor religião é o amor. Que nossa raça é a terráquea, ou seja, pertencemos à Terra, com tudo que pertence à Terra. Que estamos todos no mesmo barco e que estes limites ilusórios de fronteiras e países só nos faz iludirmo-nos que "em meu 'quadrado' está tudo bem". Até tem um ritmo atualmente cantando isto (!) "cada um no seu quadrado"...

A inversão que têm a pretensão de pensar qua a Terra e as coisas da Terra pertencem à nós é uma inversão que nos torna pobres, por mais ricos em recursos que sejamos. Estes que pensam assim, em auto-benefício de "ganhar" o mundo somente para si ou para alguns poucos, acabam por perderem-se de sua LUZ INERENTE, sua ALMA, pois subjugam-se ao mundo, escravizando sua criatividade inata em benefício de padronizações e massificações para faturamentos e interesse de poucos, não visnado ao bem-comum, sejam eles de ordem econômica, de movimentos sociais e ideológicos, de dogmas e métodos culturais, religiosos, filosóficos, doutrinais e científicos... É a ilusão do poder localizado para pessoas que perecem no tempo ao invés de localizar este poder para toda a Terra que permanece no tempo como esta preciosa plataforma de Evolução da Vida que ela é.

Percebamos todos que todos os benefícios compartilhados compartilharão os benefícios!
Aqueles que já ocupam posições de conforto, continuarão em suas posições de conforto, até mais, libertados do medo agora, pois todos terão conforto e não será mais necessário se proteger daqueles que se revoltam, pois todos estarão bem.

Está é a juventude que a Consciência Humana está adquirindo:
Criar União para a sustentabilidade da Vida.
Vibrar Amor que cultive bons Ares de contato.
Manifestar a Verdade que ilumina e aquece como o Fogo.
Fluir a Paz que movimenta como a Água.
Dar Forma à Boa Ação que enriquece a Terra e toda a sua fertilidade.

Não à Vida artificializada, mecânica e autômata!
Não à Vida obscura, meramente informativa e sem Lucidez pela perda dos referencias de Essência!
Não à Vida de subjugações, manipulações e tiranias!

A Bondade, Alegria e Compaixão por todos os Seres nos faz personificações do Transcendente.
E como diz um irmão tibetano, Sogyal Rinpoche:

"É para personificar o Transcendente que estamos aqui."

Nenhum comentário: