sexta-feira, 8 de outubro de 2010

**HAJA LUZ** PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS - FASCÍCULO N° 8 ( PRIMEIRA PARTE )‏

**HAJA LUZ**

PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS

- FASCÍCULO N° 8 ( PRIMEIRA PARTE )‏

O Quinto Raio



VERDADE – RAIO VERDE




1 – O BEM-AMADO HILARION, CHOHAN DO QUINTO RAIO



Em épocas remotas, antes de o continente Atlântida submergir totalmente nas ondas do atual Oceano Atlântico, entre os seus remanescentes, muitos sacerdotes e sacerdotisas das Ordens brancas foram incumbidos da tarefa de levar, para outros países da superfície da Terra, elevadas ciências da magnetizada Sabedoria Divina. Uma de tais Ciências posta na segurança da Sabedoria Divina foi a VERDADE. O Ascensionado Mestre HILARION, naquela época, ainda não era um Ascensionado, mas encontrava-se no grupo iniciático das emanações de vida ao qual foi confiada a Chama da Verdade. O grupo escolhido navegou em direção ao Este, para o local onde hoje se encontram a península e as ilhas da Grécia. Em festiva cerimônia, com respeitosa e altruística devoção, fundearam na atual ilha de Creta. Naquele tempo, este istmo era agregado ao continente, porém através de mudanças na superfície da Terra, com o decorrer dos séculos, ele foi desligando-se e hoje constitui uma ilha. Desde aquele tempo, o Fogo Sagrado é constantemente irradiado, de lá para a Terra, nos sentimentos e pensamentos, etéricos e físicos da humanidade, expandindo-se e projetando as virtudes da Ciência da Verdade. O atual Guardião da Chama Sagrada é HILARION, o Chohan do Quinto Raio. Na época da missão de Jesus, foi Ele o Apóstolo Paulo. Outros grandes Seres de Luz precederam Hilarion no aludido cargo e o seguiram , hierarquicamente.



Os devotos da Verdade erigiram nesse novo local, em Creta, um maravilhoso Templo que se assemelhava ao esboço da Catedral de Atlântida. Mais tarde, esse Templo foi destruído por pessoas que se rebelaram contra os discípulos da pureza e harmonia. Hoje, só existe no plano etérico, sobre a ilha de Creta, aquele maravilhoso Templo. Hilarion e a Sua Ordem continuam a ensinar e expandir a Ciência da Verdade na consciência de todos os visitantes, os que à noite, durante o sono, comparecem em seus corpos mais sutis, enquanto o corpo físico dorme.



Este belo Templo da Verdade localiza-se sobre uma elevação e, ao subir, já se avista a sua preciosa escada de mármore, que consta de quatrocentos degraus. Em cada lado da subida até a espaçosa entrada, construída de majestosas colunas, estão postados seletos seres angelicais, ostentando belíssimos mantos das cores do arco-íris; em suas mãos erguidas, trazem grinaldas de flores cintilantes, que se assemelham às coroas do advento (*). Desde a entrada, podereis ver o grande e altíssimo altar, que se eleva a mais de trinta metros. De cada lado, erguem-se colunas esculpidas; sobre elas estão colocadas as piras de ouro das quais flamejam as Chamas da Verdade. Entre as duas colunas do altar, acha-se um trono maciço, de estilo antigo. Na sua configuração, este Templo assemelha-se ao maravilhoso Partenon, que há muitos anos foi erigido em honra à Bem-Amada PALAS-ATENA, a Deusa da Verdade. O Partenon foi erigido por Fídias (que hoje é Serapis Bey) 450 anos antes de Cristo.



PALAS-ATENA, a Guardiã do Templo da Verdade, é a Chama Gêmea do Bem-Amado AEOLO, o Espírito Santo Cósmico. Em épocas passadas, quando os Deuses andavam na Terra e conviviam com os humanos, Palas-Atena mantinha a disciplina, a supervisão e determinado preparativo para o despertar da consciência naqueles seres que foram escolhidos para serem a “boca falante”, o porta-voz dos Deuses assim como eram as virgens, as vestais do Oráculo de Delfos. A Poderosíssima Mãe-Deus Vesta foi, em épocas remotíssimas, a Deusa da Verdade. Ela tinha a honra deste cargo.



O Oráculo de Delfos, no começo, era perfeito e representava a Verdade; no entanto, mais tarde apareceram, através de poderes malévolos, outros templos que eram simples atração para os humanos, ao passo que estes não estavam suficientemente fortes para se esquivarem da pressão de personalidades aduladoras que insinuavam vantagens. O Oráculo de Delfos criou má fama por causa destas forças malignas e de seu procedimento indigno de ludibriar o povo.



As vestes da Fraternidade de Creta são de um branco puríssimo e, sobre o peito, ostentam um belo bordado com o emblema de uma lâmpada semelhante às antigas lâmpadas de azeite. Este símbolo foi conferido à Fraternidade de Diógenes em 412 A.C., época em que Hilarion fazia parte desta Fraternidade, e representava a constante procura da Verdade, o que constituía um compromisso que era assumido por todos os discípulos por meio de um juramento.



Todo grande Avatar, todo Messias e professor das diversas religiões aqui da Terra pertencem a este Templo; cada um dá de si algum tempo e irradiações, assim como os médicos dedicam seu tempo, sua habilidade e energias à clínica em que trabalham. Desta maneira, as forças poderosas do Templo da Verdade, incorporam as irradiações combinadas dos Divinos-Seres-Livres, os quais trouxeram a Lei aos povos da Terra, no decorrer dos tempos.



Cada inteligência, cujo anseio é aplicado em conseguir a Verdade sobre qualquer coisa que possibilita trazer ao humano a iluminação, torna-se usufrutuária do Templo da Verdade. Já houve, em todos os tempos, homens que devotaram, desinteressadamente, sua máxima expressão ao desenvolvimento de serviços no mundo da forma – em diversos campos, como governo, educação, humanismo, artes, ciências, religião ou mesmo cerimônias litúrgicas. Esta Fraternidade é, portanto, a própria e chamada “Presença Protetora” daqueles filhos da Terra que se dedicam aos trabalhos de curar os doentes e dar-lhes assistência como, por exemplo: médicos, irmãs de caridade e missionários, assim como, naturalmente, os pesquisadores que se dedicam à descoberta das causas e origens do sofrimento físico.



No santuário etérico da ilha de Creta, acha-se a mais antiga escola que se incumbe de instruir os discípulos da Verdade para a magnetização da vida no Universo. Lá, eles aprendem, conscientemente, a atrair Raios de Luz e dirigi-los à finalidade das criações ou para a dissolução de determinadas situações ou causas, de acordo com a necessidade de Deus-Inteligência, ao Qual eles apelam e por Ele são guiados. Aqui é ensinada a precisão matemática, inclusive a cada Sol, Planeta e Átomo individual e como é controlada a duração da forma em si. Aqui é desenvolvida a ciência da precipitação, assim como a eterização.



O Bem-Amado Hilarion, na Sua encarnação como Paulo, o Apóstolo, ficou sabendo o que pode produzir uma consciência em crescente indignação, convencida de sua própria justiça e de poder fundamentar perseguições, sob argumento errôneos e dar consistência a um falso relatório. Por este motivo, depois de Sua Ascensão, ele jurou dar apoio a todo indivíduo que, por sua vez, é vítima de um julgamento falso. Como vós sabeis, Paulo de Tarso foi perseguidor dos primitivos cristãos. Mais tarde, converteu-se ao Cristianismo e tornou-se São Paulo. Ele apela a vós, para recomendar Sua proteção pessoal a todas as emanações de vida, conhecidas ou desconhecidas, às pessoas que não acreditam na vida espiritual, assim como a todos os materialistas, agnósticos, cépticos, para que Ele possa oferecer Sua ajuda e dar-lhes uma exata compreensão da Verdade. Por isso, orai para que todos os indivíduos que servem nos diversos ramos profissionais recorram a Ele a fim de serem abençoados, estimulados e iluminados e assim poderem prestar maior serviço ao preparo da humanidade.



(*) Cintilantes e belíssimas coroas, semelhantes às usadas em vésperas de Natal, por entre o mundo cristão de hoje.





2 – O BEM-AMADO HILARION DIZ:



Todos Nós nos alegramos pelas conquistas científicas da humanidade e pela descoberta do movimento perpétuo de toda energia. A descoberta metafísica deste movimento breve manifestar-se-á em todos os planos. Então, os homens verificarão a verdade das palavras de Jesus: “Tudo que o homem semear, ele colherá”. É muito importante chamar-vos a atenção sobre a realidade dos fatos; toda energia – desde o menor núcleo central até o maior sol – possui INTELIGÊNCIA; e a energia dos planos mais baixos pertence à criação central do pensamento e sentimento do homem. A qualificação da energia gera uma CAUSA; a causa é levada a todo o Universo e cria um EFEITO. Mas este retorna ao seu gerador ou criador. A reação do mesmo no retorno deste efeito cria novamente uma causa, de acordo com a qualidade dos pensamentos, sentimentos ou ações dos corpos etérico e físico. Desta forma resultam círculos dentro de outros círculos! O autor que aceita e reconhece o retorno desta energia COMO PARTINDO DE SI PRÓPRIO, aprenderá logo que é mais sábio enviar, para seu mundo, somente CAUSA CONSTRUTIVA. O efeito das antigas causa deverá ser recebido por um coração agradecido para evitar, no caminho futuro, as reações acorrentadas por onde novos atos, causas e efeitos possam, novamente, pôr-se em movimento. Algumas almas austeras compreendem mal esta lei. Enquanto recebem, resignadamente, o infeliz retorno de suas próprias e mal qualificadas energias dizem: “Isto é a Vontade de Deus!”. Outros, no entanto, rebelam-se dizendo: “Não há Deus!”. Nem este nem aquele expressam a verdade! Estas extremas reações pessoais devem ser conduzidas, por intermédio da Fraternidade da Verdade, aos caminhos de paciente instrução, conselho e, principalmente, por meio de exemplos esclarecidos, para retificá-las.



Cada pensamento, cada sentimento, cada virtude ou vício levam suas qualidades à “consciência das massas”. Nesta esfera flui, incessantemente, a energia qualificada de TODA inteligência que pertence a esta evolução. Cada indivíduo une-se a esta consciência das massas e atrai de lá pensamentos e sentimentos semelhantes aos seus. Naturalmente, também há uma esfera das virtudes e qualidades dos Mestres Ascensionados. AMOR é somente UMA ÚNICA expressão dos múltiplos aspectos da Consciência Divina. Quando um indivíduo ama, coloca-se, momentaneamente, na esfera do AMOR e torna-se UM, na Consciência do Amor de todo o Universo. Outro aspecto da Consciência Divina é a SABEDORIA. Se um indivíduo procura a Sabedoria, momentaneamente mergulha na onda vibratória da Sabedoria que é alimentada pelo espírito divino e “sugada” por este discípulo da Terra.



Também o que é dito das qualidades desarmônicas expressa toda a Verdade. Não se deve cultivar pensamentos de inveja, ou desconfiança, de raiva ou ódio sem, imediatamente, deixar-se contaminar por estas más qualidades que se encontram na camada das massas.



O homem torna-se “um” em seus pensamentos e sentimentos com todos os indivíduos do planeta que geram as mesmas vibrações destrutivas. Unicamente o livre-arbítrio de cada um é determinante para isto; o homem, de acordo com a vibração de seus pensamentos e com os sentimentos das diversas camadas, ELEVA-SE OU DECAI.



Por exemplo: COMPLETA POSSESSÃO de uma pessoa é uma forma horrível de sentimento que aprisiona a energia divina e sufoca a inclinação dos sentimentos da vítima para o objetivo de sua vida. FALATÓRIO (tagarelice) é um entre os vícios maliciosos; solta turbilhões de pensamentos na mente de muitas emanações de vida, envenenando-as e espalhando a causa, do que prontamente surge um incêndio interior.



Daquilo que plantais na mente de outros – o que surge como conseqüência – torna-se vosso carma! Todas as palavras que vêm de vossos lábios e impressionam mal outras consciências são pecados, mesmo quando elas se assentam apenas numa crítica ou na chamada realidade dos fatos; é indiferente serem vossas palavras apenas uma insinuação ou uma acusação direta. Por quê? Porque desta forma aumentais as sombras deste mundo e além disso vos afastais da Verdade. Para cada pessoa deste planeta, a Verdade É SOMENTE O BEM! Cada imperfeição que em outras pessoas observais, ou aquilo que ouvis e levais adiante, faz de VÓS responsável perante a Grande Lei Cósmica e em algum dia ou de alguma forma deveis pagar por isso.



Críticas, maldições e condenações são igualmente associadas em estreito parentesco. Críticas silenciosas, através de olhar que discorda dos erros de outrem, perturba o próprio corpo sentimental de quem assim procede e deixa prevalecer a causa de desarmonia que reage e se manifesta em desordens físicas. A crítica falada transfere-se para outros corpos da mesma vibração e resulta disso um efeito sem limites. Expressões oriundas de emoções viciosas como ciúme, raiva, medo ou más intenções são sempre visíveis e por isso mesmo surpreendem menos os estudiosos do assunto.



Boa saúde – falando fisicamente – depende da capacidade do corpo, ao aceitar ou não a nutrição que por meio dos alimentos, raios solares, etc. lhe é acrescentada. Existem muitos indivíduos que são acessíveis aos dons naturais; mesmo assim sofrem de precária saúde, porque não são capazes de assimilar a prevista dádiva da natureza para manterem a forma corporal.



Tratando-se de uma alma que não pode assimilar as bênçãos que os Ascensionados Mestres e Anjos trouxeram à atmosfera da Terra, a qual delas está impregnada, conclui-se que esta alma está enferma; ela necessita, igualmente, de auxílio, assim como o seu enfraquecido corpo físico, para que possam penetrar nela os dons do espírito da Verdade, alimentá-la e desabrochar em seu interior a natureza divina. Os discípulos têm, muitas vezes, um sentimento de compaixão para com outras emanações de vida, quando estas sofrem de incapacidade física; porém, na maioria dos casos, eles são muito intolerantes, quando se trata da limitada capacidade do homem para combater seus vícios e imperfeições, o que aos discípulos representa, sem mais nem menos, um dever fundamental. A incapacidade, nesse caso, não é reconhecida nem aceita pelos discípulos. Mas eles deveriam compreender que sua missão especial na época presente é a cura da alma da humanidade. Se uma alma está aberta e em condições de assimilar a Verdade por meio da misericórdia, bondade, preces e apelos, assim como, na aplicação das Leis, então não há argumentos nem limitações para os indivíduos que se propõem ajudá-la. Não deveis empurrar uma alma para Deus, mas podeis, carinhosamente, GUIÁ-LA!



A Presença Divina será vivenciada imprescindivelmente nas necessidades pessoais, nacionais ou internacionais. Em geral Ela não é reconhecida normalmente na convivência pessoal. Está na hora de os discípulos sinceros solicitarem à Presença Divina para si e para toda a humanidade, para que ELA preencha o objetivo de SUAS existências! Qual a causa de que a Presença Divina aparece tão fugaz, tão irreal e por que para Ela é tão difícil prover sua própria personalidade com a fé? Porque, em seu esforço, a consciência externa há muitos séculos já se achava preparada para poder viver SEM os conselhos, experiências e amor da Presença Divina. Em cada esfera da individualização, a PRÁTICA determina o resultado e o desenvolvimento de certas faculdades e dons de um indivíduo. EXERCITAI-VOS em adorar a Presença Divina EM VÓS, AGORA! Esperai que ELA vos responda! Se fizerdes isto, vossa Presença Divina que está em vós – a natural moradia do reino celestial – começará neste mesmo reino, a desenvolver-se em vós, através de vós e em volta de vós. Não vos é desconhecido que, neste mundo da forma, cada indivíduo traz consigo sua personalidade, preferências, aura e atmosfera, e cria em seu ambiente, o desenvolvimento da consciência interna. Da mesma forma, faz a Presença Divina, quando é convidada e lhe é dada a oportunidade de fazê-lo!

Nenhum comentário: