segunda-feira, 6 de abril de 2009

ANTÁRTIDA : GELO A DERRETER MAIS DEPRESSA DO QUE SE PENSAVA

Antártida: Gelo A Derreter Mais Depressa Do Que Se Pensava‏

SITE: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=114&id_news=381397&page=0



O Instituto Geológico dos Estados Unidos revelou hoje que as alterações climáticas registadas no planeta estão a derreter os glaciares antárcticos muito mais rápido do que se pensava, tendo-se verificado o desaparecimento de uma plataforma de gelo inteira.
Segundo o instituto norte-americano, as últimas imagens de satélite mostraram que pelo menos uma das enormes plataformas de gelo da região desapareceu totalmente e outra perdeu 13 fragmentos com a superfície de cerca de 8.500 quilómetros quadrados.

Apesar de já se saber a plataforma Wordie estava em retracção, a análise das imagens revelou, pela primeira vez, que esta «desapareceu completamente», indicou o instituto.

Além disso, acrescentou, confirmou-se que parte da plataforma Larsen já não existe.

«Esta análise proporciona o primeiro cenário detalhado das mudanças registadas nos glaciares e no gelo das costas da Antártida», explicou o secretário do Interior dos Estados Unidos, Ken Salazar.

«O rápido desaparecimento dos glaciares demonstra, uma vez mais, as consequências profundas que as alterações climáticas estão a registar no nosso planeta e que estão a ser mais rápidas do que se pensava», acrescentou.

«Esta continuada e contínua redução dos glaciares é uma chamada de atenção às mudanças que estão a ocorrer e para as quais é necessário estarmos preparados», alertou a especialista em glaciares do Instituto Geológico Jane Ferrigno.

«A Antártida tem um interesse especial porque contém cerca de 91 por cento de todos os glaciares da Terra e uma alteração em qualquer parte da plataforma de gelo pode significar grandes perigos para a sociedade», disse.

O anúncio de hoje foi feito dois dias antes de se celebrar em Washington o 50º aniversário do Tratado Antárctico, com um encontro dos países que subscreveram o acordo, e que será encabeçado pela secretária de estado norte-americana Hillary Clinton.

Diário Digital / Lusa

Nenhum comentário: