terça-feira, 28 de junho de 2011

AUTENTICIDADE - Instrumento de Auto-cura no caminho DA LOGOSINTESE

AUTENTICIDADE

- INSTRUMENTO DE AUTO -

CURA NO CAMINHO DA LOGOSINTESE




(Antes de mais nada, peço desculpas por alguns erros, visto se tratar de um pc estrangeiro)



Gostaria de falar sobre um assunto que talvez vocs tenham pleno dominio:
crenças e convicções.


Antes de tudo deixo uma pergunta no ar, para refletirem:




Vocês
acreditam serem autênticos?


O que é autenticidade? Diz o dicionário: ser genuino, verdadeiro,
legitimo; que corresponde à própria interioridade...


Pois bem, com essa definiçao acima, você ainda se sente autêntico?
Obvio que a resposta eu não preciso, mesmo porque, talvez eu a
conheça já.


Entre “pensar” e “saber” a própria autenticidade, existe uma
grande distância. Digo sempre: quem acredita, não sabe!



Quando me coloquei essa pergunta, o resultado foi: decepção



Mas...

seguindo adiante pela minha estrada, OBSERVANDO, CONHECENDO e AGINDO
- os tres pilares
da mudança pessoal - descobri
algo incrível
(naquele momento, porque sinceramente, de incrível
não tem nada!) que nós
somos o fruto de muitas MEMÓRIAS!
Memórias
conscientes, ou seja, relativa aos familiares com os quais crescemos,
vizinhos, amigos e situações;
memórias
inconscientes, herdadas de antepassados e não percebidas como também
não localizadas, nem no espaço e nem no tempo.



E o que isto tudo tem a ver com a autenticidade, se estará
perguntando?



Fiquemos por enquanto, com a parte pratica, a mais plausível:
nosso núcleo familiar,
nossa infância e
adolescência. Agora, faça
uma lista de todas as coisas, fatos e situações
observadas por você com o teu próprio olhar e sentir, o que vier na
sua memoria, e escreva. Logo depois, compare as mesmas situações
e fatos observados segundo o punto de vista de seus pais e outras
pessoas que tiveram influencia na sua vida, e os escreva. Agora
respire profundo, conte ate....2! Pode bastar...! E me diga
sinceramente, qual a diferença em dimensão
e proporção entre a
primeira e a segunda lista?!


Sem contar, que algumas pessoas tem até mesmo dificuldade em
relacionar os fatos ao presente, ou não se lembram, vazio total!!


Outra pergunta: que vida você viveu até ao presente momento? A sua,
ou a de uma outra pessoa? Quem é você? As suas decisões
foram sempre estudadas e analizadas perfeitamente por você, ou
copiadas e influenciadas em/por outras pessoas? Pense às mais
importantes.


Agora, você esta pronto/a para me dar a primeira resposta?




Autenticidade....



Uma simples palavra, mas que parece não ter fim, não é mesmo? Sou
segura que muitos nunca pararam para se fazerem esta pergunta, ou
simplesmente para pensarem no verdadeiro sentido da palavra autenticidade!


Considerando o valor dessa palavra, considero o valor dela em mim:
faço a soma, vejo o resultado e tiro minhas conclusões.
Por enquanto, estamos falando ainda da observação...Observo
tudo, do meu passado até agora, do que fiz e não fiz; e a coisa
mais importante é... não enganar a si mesmo. Admitir que
acreditamos em tudo ou aceitamos tudo como nosso sem uma reflexão,
penso seja o denominador comum da população de todo este imenso e
belissimo planeta. Nunhum problema!

Nenhuma culpa???!!


E aqui começam outros significativos problemas....



Quando
você observa e descobre que “a felicidade é para todos e não
para poucos”, faz um salto de alegria, não é mesmo?!



Bom,
eu tenho minhas duvidas!....Acho que é o contrario, e explico:
Fomos abituados desde pequenos (com raras exceções)
a certas realidades impostas, e o que nos acontece realmente é de
sentirmos sim, um grandissimo

senso de culpa:
Por não ter acordado antes a esta nova realidade; por não ter-se
valorizado antes; por ter acreditado que rico não entra no reino dos
céus, e que portanto, ser pobre é sinônimo
de vida eterna! Que honesto sofre, porque o mundo pertence aos
desonestos...

Por ter deixado uma oportunidade, porque não se
sentia à altura dela, ou porque assim alguém lhe fez acreditar,
roubando a sua oportunidade a sua vez...




Por achar que sendo muito mais magra alguém te olha com importancia; por achar que sendo
como se é, mesmo com conflitos interiores, mesmo se forçando a aceitar, é justo! (a aceitação,
aquela verdadeira, não aceita conflitos e nem perguntas).




E lembre-se de todas as “belas frases” que usou e com quanta
enfase para marcar a sua ...derrota! Tipo:

"To ferrado/a! Agora mesmo é que nao vou conseguir!"

"Ele/a é mais inteligente do que eu, com certeza vai pegar o meu posto no trabalho"!

e por ai vai...




Mas, lembre-se também, das vezes em que você exaltou algo de
positivo e lembre-se da sensação
que isso te provocou.




Agora, aferre essa sensação....
A sensação de vitória. Sinta-a sua uma outra vez! Agora!




Faça um longo respiro, cruze as mãos
ou esfregue os dedos(tecnica SET – explicada no grupo da
LOGOSINTESE) e diga: Essa belissima sensação
que já provei, a quero de novo, ainda maior e mais colorida, mais
intensa e duradoura...Ela é minha! Me pertence...E' um meu direito divino e nada e ninguém o pode impedir.



Sinta agora o que acontece dentro de voce e mensure sua sensaçao de 0 a 10 em relaçao ao inicio em que começou... Se a sensaçao aumentou, ou seja, mais ansia ou algo parecido, é bem grandinha a cebola a descascar!



Tudo é possivel...esta dentro de voce a resposta...em como a soluçao...





Dê um tempo fazendo esse exercício!
Mais para a frente, vamos dar continuidade a este texto. E volte aqui
para ler o seguimento dele, mas volte tendo observado muito você - não o
outro, porque como você, o outro por sua vez, pode ter vivido
experiências de outros e
assim por diante....e essa cadeia ( infelizmente para nós)
chega até aos nossos primeiros pais “Adão
e Eva”... Uma viagem lunga demais que podemos economizar. Já é
tanto nos ocuparmos do agora, do que somos, ADMITINDO, ACEITANDO E
AGINDO ...em busca do novo SER.











MAS, LEMBRO A você QUE:




ADMITIR, ESTÁ PARA
ACEITAR.




O PASSADO você PODE MUDAR?



Uma resposta eu conheço:


O PRESENTE NÓS PODEMOS
E DEVEMOS MELHORAR!

Nenhum comentário: