sábado, 4 de junho de 2011

ECLIPSES SOLAR E LUNAR EM JUNHO / JULHO

ECLIPSES SOLAR E LUNAR EM

JUNHO/JULHO




Fonte: www.space.com -NASA - TRADUÇÃO: lhas3126@gmail.com

Durante o mês de junho e julho, o mundo irá experimentar três eclipses: dois eclipses solares parciais com um mês de intervalo e um eclipse lunar total exatamente no meio, e tudo começa com o chamado e estranho eclipse do sol da "meia-noite". Um eclipse solar à meia-noite? Como é possível uma coisa dessas? Isso pode acontecer perto do início do verão, no alto Ártico, próximo ao Pólo Norte, a terra do sol da meia-noite. E isso vai acontecer esta semana em 01 e 02 de junho, e será visível mais ao norte da América do Norte, Europa e Ásia.


Eclipse Solar da "Meia Noite" de 02 de junho

O eclipse começa na quinta-feira 2 de junho, de madrugada no norte da China e da Sibéria, em seguida, move-se através do Ártico, cruzando a Linha Internacional de Data e terminando no início da noite de quarta-feira, 1 de junho no nordeste do Canadá. [ 2011 Solar e Lunar Eclipse Skywatching Guia ]


Eclipse do sol da meia-noite: Um eclipse solar à meia-noite? Não é apenas possível, mas realmente aconteceu na noite passada. Em 01 de junho, a Lua nova passou na frente do sol da meia-noite acima do Círculo Ártico, produzindo um eclipse parcial de rara beleza. Bernt Olsen fotografou o evento de Sommarøy, Tromsø, na Noruega:



"A chuva em pequeno chuvisqueiro ameaçou estragar o show, mas um pouco antes da meia-noite as nuvens se abriram e eu tive a oportunidade de um tiro razoavelmente claro do eclipse", disse Olsen. "Eu estou feliz que eu o vi e fotografei, diz, porque um eclipse como esse não acontecerá de novo pelos próximos 73 anos."


Outro fato estranho, mas isso é direito: O eclipse começa na quinta-feira e termina na quarta-feira por causa da Linha Internacional de Data. Como observadores, no norte da Rússia e Escandinávia estará observando-o sobre o Pólo Norte, eles vão realmente ver o eclipse no que ele é, para eles, no meio da noite entre os dias 01 e 02 de junho.

Eclipse solar que ninguém vai ver em 01 de julho


Exatamente um mês depois, na sexta-feira, 1 de julho, um estranho eclipse também ocorrerá na Antártida.

Porque este é o inverno na região, o sol estará abaixo do horizonte para a quase totalidade da Antártica, exceto por um pequeno trecho desabitado, para o sul, litoral de Madagascar. O único lugar onde o eclipse irá limpar o horizonte estará em uma pequena área do Oceano Antártico, no extremo sul da África do Sul.


As chances são de que este eclipse seja testemunhado apenas por pingüins e aves marinhas.



O eclipse que quase ninguém irá ver: será apenas visível do Oceano Antártico ao largo da costa da Antártida.
CRÉDITO: Software Starry Night:




Eclipse Lunar de 15 de Junho

Exatamente a meio caminho entre estes dois eclipses solares parciais, haverá um eclipse total da lua na quarta-feira, 15 de junho. [ Blood Red Moon: 2010 Total Eclipse Lunar]


O eclipse será visível para milhões de pessoas na África, Oriente Médio e sudoeste da Ásia. Será visível assim que a lua nasce no início da noite na América do Sul e Europa, e como a lua se põe antes do amanhecer no leste da Ásia e Austrália.


Infelizmente, não será visível em nenhum lugar na América do Norte.







Este artigo foi fornecida para SPACE.com por Starry Night Educação , a líder em soluções de ciência currículo espaço.

Nenhum comentário: