quarta-feira, 1 de junho de 2011

A LUTA CONTRA O NEOLIBERALISMO: LEVANTE POPULAR MASSIVO NA GRÉCIA

A LUTA CONTRA O NEOLIBERALISMO:

LEVANTE POPULAR MASSIVO NA GRÉCIA


“Portanto, não os temais; porque não haverá nada encoberto que não seja revelado, nem oculto que não seja descoberto”. Mateus, 10:26.




A luta contra o neoliberalismo: levante popular massivo na Grécia


Por Mitralias Yorgos - 11 de junho de 2011.


Tradução: lhas3126@gmail.com


Global Research- http://www.globalresearch.ca/ - Comitê grego contra a dívida e CADTM


Centenas de milhares de gregos 'Indignés'('Indignados') sairam à guerra na ruas contra seus perseguidores neoliberais (e escravos das agendas Iluminatti, Bilderberg, Rothschild, etc)



Duas semanas depois de ter começado o movimento grego 'indignado', o povo grego tomou as praças em todas as cidades que transbordam com as multidões que gritam a sua ira, e faz com que o governo de Papandreou e seus partidários locais e internacionais tremerem. É agora mais do que apenas um movimento de protesto ou mesmo uma mobilização maciça contra medidas de austeridade. Ele se transformou em uma verdadeira revolta popular que está varrendo o país. Uma revolta que, faz saber em geral a sua recusa de pagar "a crise" ou "a sua dívida", enquanto coloca os dois grandes partidos neoliberais, se não todo o mundo político em completa desordem na Grécia.

Como muitos estavam ali na praça Syntagma (Praça da Constituição), no centro de Atenas, em frente do edifício do Parlamento, no domingo 05 de junho de 2011? Difícil dizer, porque uma das características desses encontros populares é que não há nenhum evento-chave (palavras ou concerto) e que as pessoas vêm e vão livremente. Mas de acordo com os responsáveis pelo metrô de Atenas, que sabem avaliar os números de passageiros, havia pelo menos 250.000 pessoas convergindo para Syntagma naquela noite memorável! Na verdade, várias centenas de milhares de pessoas se adicionar os outros encontros "históricos" que tiveram lugar nas praças principais das outras cidades gregas (ver mapa).




ATENAS - Cerca de 80 mil gregos protestaram no centro de Atenas neste domingo, em frente ao Parlamento, para denunciar políticos, banqueiros e evasores de impostos, enquanto o governo se prepara para impor medidas extras de rigor fiscal exigidas pelos credores internacionais.

Neste momento devemos contudo levantar a questão: como pode um tal movimento de massas que está abalando o governo grego (e em que a União Européia (e quem a controla) tem um interesse muito particular) não ser mencionado em todas as mídias no Ocidente? Para estes primeiros 12 dias não houve praticamente uma palavra, nem uma imagem dessas multidões sem precedentes gritando sua raiva contra o FMI, a Comissão Europeia, a "troika" (FMI, Comissão Europeia e o Banco Central Europeu), e contra a Frau Merkel (Alemanha) e os líderes internacionais neoliberais. Nada. Exceto ocasionalmente algumas linhas sobre "centenas de manifestantes nas ruas de Atenas, após uma chamada pelos sindicatos gregos. Isso comprova a predileção estranho e estreita de muitos burocratas TU, enquanto algumas centenas de metros mais multidões estavam demonstrando rebeldia até tarde da noite durante dias e semanas a fio.

Esta é certamente uma nova forma de censura. A censura política bem organizada motivada pelo medo de que este movimento grego pode contaminar os povos do resto da Europa! Confrontados como estamos com esta nova arma chamada de "AUSTERIDADE" e a censura usada pela "Santa Aliança" dos tempos modernos, temos de responder em conjunto tanto para expor o escândalo e para encontrar maneiras de contornar essa proibição de informar a opinião pública, através do desenvolvimento da comunicação entre os movimentos sociais em toda a Europa e em vez disso criando e reforçando nossos próprios meios alternativos ...

Voltando ao grego "Indignado", ou "Indignés 'ou Aganaktismeni, temos de constatar que o movimento está ficando cada vez mais enraizado entre as classes mais baixas contra a sociedade grega, que foi moldada por 25 anos de domínio absoluto de um cínico , nacionalista, racista e da ideologia neoliberal individualista, que transformava tudo em mercadoria. É por isso que a imagem resultante é muitas vezes contraditória, misturando como faz o melhor e o pior entre idéias e ações! Por exemplo, quando a mesma pessoa apresenta um nacionalismo grego beirando o racismo, mas acenando um tunisiano (ou espanhol, egípcio, Português, Irlandes, Argentino) Sinalizar para mostrar sua solidariedade internacionalista com os povos.

Devemos, portanto, concluir que os manifestantes são esquizofrenicos? Claro que não. Como não existem milagres, ou politicamente "puras" revoltas sociais, o movimento está se tornando gradualmente mais radical ainda marcado pelos 25 anos do desastre moral e social grego. Mas vem a mente: todas as suas "deficiências" vão subsistir em sua principal característica: sua rejeição radical do memorando acordado, da Troika, da dívida pública, do governo, da austeridade, da corrupção, uma democracia parlamentar fictícia, da Comissão Europeia, em um curto espaço, vai por em cheque todo o sistema CORRUPTO!




Milhares de jovens tomam a Puerta del Sol, em Madri, no quinto dia de protestos contra o desemprego e a política econômica do governo espanhol (que sofreu uma derrota acachapante nas recentes eleições municipais). Os jovens afirmam ter se inspirado nas revoltas árabes, transformando a praça madrilenha em uma 'Praça Tahrir', símbolo dos protestos contra o governo do Egito (Foto: Reuters)

Não é certamente por acaso que para as duas últimas semanas manifestantes gritaram slogans e mensagem em frases como "Nós (o povo grego) não devemos nada, nós não vendemos nada, nós não pagamos nada'',' Nós não vendemos ou estamos à venda'', deixe-os ir, Memorando, Troika , o governo e a dívida" ou " Nós vamos ficar até que eles saiam''. Essas palavrinhas que unem todos os manifestantes como aliás tudo o que está relacionado com a sua recusa em pagar a dívida pública, FEITA PELO GOVERNO (lembra da dívida pública dos EUA... de US$ 14, 5 trilhões, alguém vai ter de pagá-la...??). [2] É por isso que a campanha para uma auditoria da Comissão da dívida pública é um grande sucesso em todo o país. Sua tenda no meio da praça Syntagma é constantemente assediada por uma multidão de pessoas ansiosas para assinar a chamada ou para oferecer seus serviços como ajudantes voluntários ... [3]

Enquanto eles estavam completamente desorganizados no primeiro ''Aganaktismeni'' na praça Syntagma têm desenvolvido gradualmente uma organização que culmina com a assembléia popular realizada todas as noites, às 9 e a presença de vários oradores e centenas de pessoas em frente de uma platéia atenta de milhares. Os debates são muitas vezes de qualidade muito grande (por exemplo, sobre a dívida pública), realmente muito melhor do que qualquer coisa que pode ser visto nos canais de televisão mais importantes. Isto apesar do ruído ambiente (nós estamos no meio de uma cidade com 4 milhões de habitantes, Atenas), dezenas de milhares de pessoas em constante movimento, e particularmente uma composição muito diversa daquelas audiências enorme no meio de um acampamento permanente, que se parece algumas vezes como a Torre de Babel.

Todas as qualidades da democracia direta, dia após dia é experimentado na Praça Syntagma, mas não devem nos cegar para as suas fraquezas, suas ambigüidades ou mesmo os seus defeitos como a alergia inicial para qualquer coisa que possa lembrar a de um partido político ou um sindicato ou de uma coletividade estabelecida. Embora tenha que reconhecer que essa rejeição é uma característica dominante entre os Aganaktismeni, que tendem a rejeitar o mundo político e seus símbolos como um todo, devemos observar o desenvolvimento dramático da Assembléia Popular, tanto em Atenas como em Salónica, que passou de uma rejeição aos sindicatos com o convite para que os mesmos viessem e demonstrassem a insatisfação com eles em Syntagma.



Concentração e protestos na praça Syntagma, em Atenas

Obviamente, com o passar dos dias, o panorama político na praça Syntagma de dividiu com a direita e extrema-direita popular situada no ponto mais alto, em frente do Parlamento, e a esquerda radical e os anarquistas na praça em si, com controle sobre a assembléia popular e o acampamento permanente. É claro que, embora a esquerda radical é dominante e com reflexos profundamente vermelho em todos os eventos e manifestações de Syntagma, isso não significa que os diferentes componentes da direito, de populistas, de nacionalistas, racistas e até mesmo de neonazistas, não tente continuar a sequestrar este maciço movimento popular. Eles vão resistir e vai depender muito da capacidade do movimento de vanguarda para a enraizá-lo corretamente em bairros, locais de trabalho e escolas, enquanto definição de metas claras que lançam pontes entre as grandes necessidades imediatas e uma indignação vingativa contra o sistema de (des)governo vigente.




Apesar de bastante diferente do movimento similar atual na Espanha através das suas dimensões, sua composição social, a sua radicalidade e sua heterogeneidade política, o movimento das ações na Praça Syntagma, na Grécia/Atenas com a praça Tahrir, no Cairo/Egito, e Puerta del Sol em Madrid/Espanha o mesmo ódio contra a elite econômica e política que agarrou e esvaziou de qualquer significado a democracia parlamentar burguesa em tempos de neoliberalismo arrogante, desumano, escravizante e manipulador. O movimento é movido pelo mesmo desejo violento não democrático e participativo que deve ser encontrado em todas as revoltas populares no início do século 21.

A conclusão só pode provisória: o que há de vir (e as conseqüências podem ser catastróficas), do atual movimento grego que pode ter marcado um ponto de viragem na história do país (da Europa e talvez para o resto do planeta) De agora em diante tudo é possível e nada jamais será o mesmo.


Traduzido do grego para o inglês por Christine Pagnoulle

Yorgos Mitralias é membro fundador do Comitê grego contra a dívida, que é filiada à rede internacional de CADTM (www.cadtm.org). Veja o site do Comitê grego: http://www.contra-xreos.gr/

Notas:

[2] Ver http://www.cadtm.org/Greece-the-very-symbol-of e http://www.cadtm.org/ La campagne-pour-auditoria-un-de-la (em francês ).

[3] http://www.cadtm.org/Why-a-debt-audit-in-Greece



P.S. 'Na medida em que você sai da escuridão para a Luz, você entrará no conhecimento de muitas coisas que você nunca tinha se dado conta. Você aprendeu nos últimos tempos sobre os poderes de muitas forças invisíveis - as ondas de rádio, a radiação, a eletricidade, o eletromagnetismo, etc. Há muitas outras energias que se farão conhecidas para voce durante o tempo da luz. Através do CONHECIMENTO vem o PODER - poder sobre o medo, o que equivale ao poder sobre TER o controle. Quanto mais conhecimento você possui, MUITO mais você entende. Quanto mais você entender, menos medo você vai ter. Quanto menos medo você tiver, menos você pode ser controlado pelos outros através do medo e você não vai existir em um estado de confusão e ignorância por muito mais tempo. A Falta de conhecimento é a chave para o controle sobre o outro. Quando você chegar ao estágio de entendimento dentro do seu próprio ser de que um terremoto vai ocorrer, eles (as trevas) não serão mais capazes de se esgueirar por trás e surpreendê-lo, como uma serpente ao atacar. Você verá que tinha conhecimento prévio do evento e vai ter agido em conformidade com o CONHECIMENTO. Se o clima vai mudar (E ELE ESTA MUDANDO E VAI MUDAR, MUITO, MAS MUITO MESMO E PARA PIOR), você terá conhecimento prévio sobre a mudança (terremotos, vendaval, furacão, chuvas torrenciais, etc) e ela não terá o mesmo efeito devastador sobre a sua vida. Isto é o que é temido pelo adversário das trevas - a sua própria ineficácia em EXERCER O CONTROLE SOBRE você. Isso é um dos resultados mais importantes do seu PROCESSO EVOLUTIVO''. Soltec

- lhas3126@gmail.com -

Nenhum comentário: