sábado, 27 de dezembro de 2008

TORNANDO-SE COMO DEUS - 2

Tornando-se como Deus - 2



A Rocha E A Montanha


Uma pedra é retirada da montanha. Ela tem a mesma natureza da montanha, mas quando ela é desconectada ela não é mais chamada montanha, ela é chamada pedra. Nenhum átomo da sua essência mudou, no entanto retirando ela da montanha a transformou em outra coisa. Colocando-se a pedra de volta na montanha ela não é mais uma pedra. Portanto, a existência da pedra é determinada não por sua substância, mas por sua relação com a montanha, que é a sua fonte.

A Cabala ensina que assim como pedras são partes separadas das montanhas, os seres humanos emergem de Deus. Ao nível de alma, os humanos têm exatamente a mesma essência que Deus. Em essência, os humanos são como Deus.

Portanto, como nós nos tornamos pedras?

A Cabala fala de uma força negativa no universo, um machado que nos remove de Deus. Esta força tem um nome esquisito, mas você ficará bem familiar com ela ao final destas postagens. Ela é chamada Desejo de Apenas Receber para Si. Ela é também conhecida como Natureza do Ego, um estado que virtualmente todos nós habitamos o tempo todo. Isto é a fonte de todas as nossas dores e sofrimentos.

A palavra Deus não é um termo ideal. Nenhuma palavra teve mais problemas de interpretação e de mal interpretação do que ela. Por essa razão, os cabalistas raramente usam essa palavra. Luz do Criador é uma expressão mais precisa, porque o Criador que conhecemos é uma energia de compartilhamento e de preenchimento. É essa Luz do Criador que experimentamos naqueles momentos que a alegria nos toma, ou quando o belo inesperadamente ilumina nossas vidas.

Como a palavra Deus é geralmente entendida como um ser divino de total perfeição e com o máximo potencial, nós iremos usar isso aqui com esse sentido, de forma neutra com relação a qualquer conjunto de crenças religiosas.

Nenhum comentário: