terça-feira, 14 de maio de 2013

DICAS PARA QUEM SOFRE COM O PROBLEMA DE REFLUXO


DICAS PARA QUEM SOFRE COM O PROBLEMA DE REFLUXO



O refluxo gástrico é conhecido também como hérnia de hiato. Para a Medicina Tradicional Chinesa, sua origem está na estagnação da energia do fígado. Isso equivale ao que é popularmente conhecido como “nó na boca do estômago”.
A estagnação do ch’i (energia) do fígado significa que houve uma descarga emocional contida pelas exigências da vida. Ou seja, a pessoa teve um acesso de raiva, irritação, inquietude ou foi contrariada e não conseguiu elaborar esse sentimento ou então a circunstância não permitiu extravasar.
Quando a pessoa reprime essas emoções pode gerar estagnação na energia do fígado e essa poderá ser classificada em cinco tipos, e é justamente o tipo 3 que se manifesta com alterações gástricas.
Essa estagnação de energia altera o QI HUA (conversão do alimento em energia). Portanto, toda vez que se alimenta corre-se o risco de ter uma crise de refluxo ou então aparece soluço, que seria o ch’i contracorrente gerado pela estagnação da energia do fígado.
O tratamento consiste em evitar alimentos ácidos, frituras e gorduras. O que facilita a conversão dessa energia é o uso de ervas tais como espinheira santa, bardana e zedoária. Um punhado de cada em uma xícara de chá e feito em forma de infusão pode aliviar os sintomas. Para prevenir o mais indicado é que a pessoa medite ou faça uma prática como o Lien Ch’i (clique aqui e leia) que desfaz a estagnação do ch’i do fígado.
Adotar uma atitude mais compassiva perante as situações adversas da vida também pode evitar o acúmulo de emoções negativas.
*Dicas de Jou Eel Jia.
Outras informações:
Coloque algumas gotas de óleo de lavanda ou camomila em um travesseiro para promover um sono relaxante, ou faça uma massagem de aromaterapia, para aliviar os músculos tensos ao redor do abdômen e aliviar a ansiedade e o estresse.
Pratique yoga. Certas posições de ioga podem ajudar a aliviar os sintomas digestivos. Tome cuidado para não praticar com o estômago cheio. Exercícios suaves, como caminhar ou andar de bicicleta também podem ajudar.
Tente dormir sobre o lado esquerdo. Você sabe por quê?
 A abertura do esôfago é do lado esquerdo na parte superior do estômago. O esfíncter esofágico pode ser fraco ou, enquanto você está dormindo, o esfíncter esofágico relaxa. Cafeína, álcool e chocolate estão entre os alimentos que relaxam o esfíncter esofágico. Refluxo ácido, muitas vezes ocorre, então, à noite, depois de um lanche de tarde ou da noite. Se você dorme no seu lado direito, o estômago pode deixar vazar alguns dos seus ácidos clorídricos no esôfago. 
*Essas dicas são de sites de Medicina Tradicional Chinesa
O que você pode fazer?
Para evitar esses desconfortos você deve fazer algumas modificações em seus hábitos diários e também na sua dieta alimentar.
-Evite as refeições muito abundantes, ricas em gorduras, e os alimentos ácidos (sumo de laranja, de tomate, legumes crus, bebidas gasosas, álcool, café, chá, chocolate, menta).
-Não se deite logo a seguir às refeições. Espere pelo menos duas horas.
-Use roupas mais folgadas, que não aperte o abdômen.
-Evite os medicamentos que favorecem o refluxo (certos sedativos, antidepressivos tricíc1icos, anticolinérgicos).
- Evite alimentos fritos, pesados e ricos em gorduras;
- Dê preferência a refeições leves e regulares, não distantes uma das outras;
- As carnes devem ser sempre cozidas, assadas ou grelhadas;
- Procure mastigar bem os alimentos e comer vagarosamente; Alimentos grandes ou mal mastigados fazem o esôfago se dilatar, provocando dor, irritação e refluxo.
- Evite líquidos antes e durante as refeições. Eles propiciam a má digestão e o refluxo;
- Não deite após as refeições, espere ao menos 2 horas e não fique totalmente na horizontal. Deixe sua cama inclinada em pelo menos 30º, isso ajudará a não ocorrer o refluxo. Durma com mais almofadas para ter a cabeça mais alta ou levante a cabeceira da cama.
- O excesso de peso contribui para o aparecimento da azia, portanto invista em sua dieta;
- Evite alimentos que promovem o aumento de volume do abdômen e possuem uma digestão mais lenta: bebidas gasosas, cerveja e chope, leite e derivados, gema de ovo cozida, molhos com pimentão, cebola e alhos crus, petiscos fritos, pizzas do tipo calabresa e portuguesa, farofa com linguiça, massas folhadas;
- Para diminuir a formação de gases: chá de orégano e chá verde (1 colher de chá de orégano seco para 1 xícara de água fervente), erva doce, salsa, hortelã (1 colher de sopa para 1 xícara de água fervente). Tome após o almoço e jantar.
*Dicas do Dr. João Curvo, médico, nutrólogo e especialista em Medicina Tradicional Chinesa. Tem vários livros publicados.

Nenhum comentário: