segunda-feira, 25 de maio de 2009

CONSEQUÊNCIAS DO AQUECIMENTO GLOBAL

Consequências Do Aquecimento Global



O aquecimento global é o aumento da temperatura da superfície da Terra que influencia o regime de chuvas e secas afectando. O processo de desertificação de algumas áreas e a destruição de plantações é provável que aconteça. Outro factor de risco é o derretimento dos glaciares da Antártida que em ritmo acelerado aumenta o nível do mar e consequentemente irá inundar as cidades costeiras.

A acidificação da água do mar também contribuirá para a escassez de alimento e intensificará o processo de seca. O aquecimento global trará consequências lamentáveis ao planeta. Os países do sul sofrerão com a falta de água e com o calor já neste século.

Os cientistas calcularam que no sul do planeta dezenas de milhares de pessoas não resistirão ao calor. Se o aumento da temperatura for de 3º C, o número de mortos por ano será de 87 mil até 2071. Se o aumento do calor for de 2,2º C, o número de mortos baixaria para 36 mil por ano.

Em contra-partida, o norte do planeta resfriará por causa da corrente do Golfo que, com o derretimento das geleiras sofreria mudanças perdendo força e diminuindo sua capacidade de aquecer a Europa. Consequências que levaria toda uma população a sofrer exageradamente e a extinguir milhares de animais e plantas.


É preciso diminuir o desflorestação, aumentar consideravelmente o reflorestamento, suprimir o uso de produtos químicos voláteis, conter a produção industrial desenfreada, preferir o consumo de produtos que não possuem gases nocivos à camada de ozono, diminuir a altitude de aviões que lançam poluentes e diminuir a emissão de dióxido de carbono na atmosfera.

Nenhum comentário: