domingo, 9 de outubro de 2011

EDUCAÇÃO PARA HUMILDADE

EDUCAÇÃO PARA HUMILDADE



( O Senhor ):"De que maneira poderia alquém preservar-se desta pêssima tendência,"Orgulho".
existido em cada alma tal germe, que não raro, até em crianças já atinge considerável grau ?
Apenas pela Humildade !

Precisamente em certos casos, a pobresa é acentuada, para manter o orgulho em rédeas fortes !
Experimenta coroar um mendingo, e te convencerás se terem evaporado humildade e paciência ! Eis por que é muito benéfico
existirem poucos reis e muitos pobres humildes!
Cada alma como Ideia e Vontade de Deus Dêle recebeu um sentimento de altivez, que, nas crianças, se manifesta como pudor.
O pudor infantil é uma sensação psiquica pela qual a alma começa a ter noção de si mesma, descontente por se ver, muito embora de origem espiritual, envolvida por um corpo pesado
e desajeitado, do qual jamais se libertará sem dor. Quanto mais delicado e sencivel o fisico, tanto maior seu pudor.
O educador que souber conduzir êste sentimento para a justa humildade, despertará na criança um anjo protetor, levando-a ao caminho, onde fácilmente alcançará sua perfeição espiritual.
Basta, porém, educação um pouco falha, para transformar o pudor em orgulho e altivez.
Já consiste grande êrro em se levar o sentimentode pejo, ao brio infantil, pois a criança imediatamente julgar-se-ia superior às outras.Com facilidade é ofendida, vertendo lágrimas amargas, que testemunham ter sido magoada,
em seu sentimento altivo.

Se os pais, num ato de fraqueza e ignorância, procuram acalmá-la pelo castigo que, aparentemente, pretendem aplicar ao ofensor, terão lançado o primeiro germe para a satisfação vingadora. Prosseguindo nessa educação, os genitores farão, não raro, um demônio de seu filho, Se forem levando o sentimento de pejo a humildade,
seu filho será um anjo que iluminará como exemplo vivo os outros, qual estrêlas mais deslumbrante na noite de sua vida,
confortando- os pela meiguice e paciência.

Como raramente as crianças recebem a educação pela qual se desperta o espirito em sua alma, o adulto de conhecimento mais apurado, tudo deve fazer para aplicar a verdadeira e justa humildade.
Enquanto não se livrar da última gôta do orgulho, impossivel penetrar na perfeição da vida puramente celestial, aqui e no Além.

Quem quizer experimentar sua perfeição na humildade, que consulte seu coração. Veja se suporta a ofensa, se pode perdoar aos seus maiores opressores e perseguidores, e fazer o Bem aos que lhe aplicam maidadess; se não é tentado pela aparência mundana, se acha agradável sentir-se o menor entre os pequenos e humildes, a fim de servir a todos!
Quem tudo isto puder fazer sem tristeza e amargura, já aqui se tornou habitante dos Céus mais elevados e sê-lo-á para todo o sempre!
Pois, através da humildade justa, não só a alma se une ao espirito, mas a maior parte do corpo.

Por êste motivo, tal criatura não sentirá e provará a morte, porquanto a parte etérea do corpo precisamente a totalidade vital imortalizou-se com alma e espirito.

Pela morte fisica se desprende apenas a parte insencivel e desvitalizada da alma, o que não lhe produz sensação de temor e sofrimento, porquanto os elementos vitais do corpo de há muito se uniram à psique.
Dêste modo, o homem renascido sente tanto o desprendimento dessa parte amorfa quanto sentia ao cortar o cabelo ou as unhas, ou a queda da caspa, Aquilo que em tais elementos fisicos já a ela se uniram, formando uma entidade inseparável.

Agora sabes o que seja a justa humildade e sua ação, podendo te esforçar nesta Virtude. Quem seguir Minhas Palavras se certificará que, muito embora proferidas sem empáfia e retumbância, só podiam provir de Deus, e neste Caminho, alcançará a verdadeira perfeição espiritual.
Palavras de Jesus Cristo.

Da Obra da nova revelação,Recebido pela voz interna por Jacob Lorber,- O grande Evangelho de João.
Ensinamentos da Neo-Teosófia

Nenhum comentário: