terça-feira, 4 de outubro de 2011

EJECÇÃO DE MASSA CORONAL (CME) CAUSA ENORME TEMPESTADE GEOMAGNÉTICA

EJECÇÃO DE MASSA CORONAL (CME) CAUSA ENORME TEMPESTADE GEOMAGNÉTICA


E DISTÚRBIOS ELÉTRICOS NO SOLO da NORUEGA

FONTES - http://spaceweather.com/ e http://www.sott.net/articles/show/235437-Coronal-Mass-Ejection-CME-hits-Earth-s-Magnetosphere-Today-Causes-Ground-Currents-In-Norway


Tradução - lhas3126@gmail.com

O campo magnético da Terra recebeu um impacto considerável de uma Ejeção de Massa Coronal (Coronal Mass Ejection-CME) em 26 de setembro, o que provocou uma das mais fortes tempestades magnéticas na atmosfera de altas latitudes dos últimos anos. No auge da Classe Kp = 8 perturbação, as auroras boreais foram avistados nos dois pólos, norte e sul e em mais de meia dúzia de estados dos EUA. As reverberações magnéticas continuaram por mais de 48 horas. Aqui está uma foto de aurora boreal tirada de um ponto de vista nas florestas de Skibotn, Noruega, dois dias após o impacto da CME no campo magnético da Terra:



"As auroras foram algumas das mais espetaculares que eu já vi", diz o fotógrafo Ole C. Salomonsen. "Na verdade, foi a coisa mais maluca que eu já vi no céu!"

Observadores do céu nas latitudes mais elevadas (próximas aos pólos norte e sul) devem permanecer alertas para mais auroras na medida em que o campo magnético da Terra permanece instável até 29 de setembro.
SUNSPOT AR1302


Foto-Andy Devey
Imagem tirada:
27 de setembro de 2011
Localização:
Barnsley, South Yorkshire-England
Detalhes:
Aqui está uma comparação da atividade em AR1302 e em 26 de Setembro, 11-13 e 11-36UT e 27 de setembro, 2011 11-42 e 11-57UT.





MANCHA (SUNSPOT) SOLAR GIGANTE: A fonte da Ejeção de Massa Coronal (CME) que atingiu a Terra em 26 de setembro é a Sunspot (Mancha Solar) AR1302. Com um comprimento de mais de 150,000 km de ponta a ponta, a região ainda crescendo e ativa é visível da Terra mesmo sem um telescópio solar. Aqui está uma foto obtida do sol e com a Sunspot AR 1302 visível entre as gaivotas ao pôr do sol em 27 de setembro.



Damien Vens tirou a foto da praia de Koksijde, na Bélgica. "Eu usei um off-the-shelf Nikon D7000 câmera digital", diz ele. "A mancha era um alvo fácil." (Nota para os fotógrafos: Nunca olhe para o sol através de óptica não filtrada, como visores de câmera; até o sol de baixo passou pode ser incrivelmente brilhante.)

AR1302 se acalmou desde desencadeando dupla X-chamas em 22 de setembro e 24. No entanto, os meteorologistas estimam NOAA 25% de chance de mais X-chamas durante as próximas 24 horas. Qualquer erupções tal seria a Terra-dirigiu como o das manchas solares atravessa o centro do disco solar.
A ejeção de massa coronal (CME) bateu no campo magnético da Terra aproximadamente as 12:15 UT em 26 de setembro. O impacto causou significativas correntes elétricas no solo na Noruega. Além disso, o Laboratório Goddard Space Weather relatou uma "forte compressão da magnetosfera terrestre". Simulações indicam que o plasma de vento solar carregado [penetrou] perto da órbita geoestacionária a partir de 13:00 UT." Satélites geosincronizados poderiam, portanto, serem diretamente expostos ao plasma do vento solar e as alterações dos campos magnéticos.



© Rob Stammes

Sept.26 2011, às 12,36 UTC uma onda de choque de uma magnífica CME chegou em nossa atmosfera, causando um forte efeito sobre todos os meus instrumentos.TA onda de choque da CME passou pelo satélite ACE em 11,52 UTC, apenas 44 minutos mais cedo.

- lhas3126@gmail.com -

Nenhum comentário: