terça-feira, 11 de outubro de 2011

HERMES TRIMEGISTO - O SÁBIO, MAGO E ALQUIMISTA

HERMES TRIMEGISTO - O SÁBIO, MAGO E ALQUIMISTA



Hermes Trimesgisto, sábio três vezes, foi o primeiro sábio que transmitiu o conhecimento divino e celeste para a humanidade por escrito: filosofia, química e Cabala.
Alguns afirmam que ele teria sido faraó egípcio. Outros que ele teria escrito seus ensinamentos em hebraico, o que faz com que se suponha que fosse hebreu. Viveu durante a época de Moisés, e sendo faraó, foi iniciado nos mistérios do sacerdócio, preparado para exercer as funções de rei.
Tradicionalmente Hermes também é associado à Thot, deus egípcio que era representado por um íbis. Thot simbolizava a escrita, o dom da fala e tinha também o dom de vivificar, pois teria curado o olho do deus Horus. A tradição egípcia o tinha como mago por ter o dom e o domínio sobre as palavras.
Hermes também foi chamado de “Ter Maximus” porque tinha conhecimento perfeito de todas as coisas que existem no mundo.
Classificava o mundo em três reinos: animal, vegetal e mineral. Transmitiu os segredos das Natureza através de símbolos e enigmas. Descreveu o que muitos chamam de “Elixir Universal”, que é o receptáculo de todas as virtudes terrenas e celestes.
Possuía o segredo da pedra filosófica e o transmitiu em seus livros. Conhecido como Mercúrio, mensageiro dos deuses, Hermes, é o Sol Central do Ocultismo. Todos os preceitos fundamentais introduzidos nos ensinos esotéricos de cada raça, forma determinados por Hermes.
Suas verdades foram conservadas por um pequeno número de homens, que não esqueceram ou desprezaram seus ensinamentos, que tratam da Verdade para aqueles que estão preparados para recebê-la. Sua obra Caibalion planta sementes verdadeiras. Em seus preceitos, Hermes revela: “Os lábios da Sabedoria estão fechados, exceto aos ouvidos do Entendimento”.
Em todos os temas que abordou em sua obra havia algo em comum: a idéia da salvação que poderia ser adquirida através do conhecimento.
Unido ao saber teórico, Hermes deixou escritos de caráter mais prático ligados à magia e à astrologia.
A suas idéias sobre magia pressupõe a existência de fluxos cósmicos que têm a capacidade de influir na vida terrena. O mago de forma habilidosa pode canalizar estes fluxos para obter o que deseja. Isto pode acontecer porque tudo forma uma unidade, tudo está relacionado com tudo: a mente está em contato com o Espírito e este com a matéria. Essas idéias podiam ser colocadas em prática baseadas na astrologia. Para acionar a energia de um determinado planeta era necessário conhecer quais os seres do mundo físico (plantas, pedras, animais) eram associadas a ele. Este conhecimento permitia ao mago o preparo de talismãs que facilitavam a comunicação com o planeta determinado. O mago que quisesse captar as forças do planeta Vênus, devia saber quais as plantas correspondentes a Vênus, assim como as pedras, metais e animais e utilizá-los ao se dirigir a Vênus.
A obra de Hermes se refere ao surgimento do cosmos, origem dos deuses, origem do homem, princípios de moralidade, valor da palavra, valor do conhecimento. Envolve ainda temas como a salvação do homem, magia, alquimia e astrologia.
A literatura hermética divide-se em dois segmentos: num estão os tratados filosóficos (Corpus Hermeticum e Asclépio) e no outro estão incluídos temas como astrologia, alquimia e magia.
“Corpus Hermeticum” e “ Asclépio” contém temas diversos que tratam da idéia da salvação do homem através da aquisição de conhecimento. O homem, segundo suas obras, pode alcançar a salvação por meio do conhecimento teórico ou praticando determinados rituais.



É verdade, sem engano, certo e muito verdadeiro:
O que está embaixo é como o que está em cima
e o que está em cima é como o que está embaixo;
por tais coisas se fazem os milagres de uma coisa só.
Assim como todas as coisas são e procedem do Uno,
pela mediação do Uno,
assim todas as coisas nasceram desta coisa única, por adaptação.
O Sol é seu pai, a Lua sua mãe.
O Vento trouxe-a em seu ventre.
A Terra o alimenta e é o seu receptáculo.
O Pai de tudo, o Telesma universal, está aqui.
A sua força permanece inteira quando se converte em terra.
Separarás a terra do fogo, o sutil do espesso, suavemente, com grande habilidade.
Sobe da Terra ao Céu e desce novamente à Terra
e recebe a força das coisas superiores e das coisas inferiores.
Por este meio obterás a glória do mundo e toda obscuridade se afastará de ti.
É a força forte de toda força,
pois vencerá toda coisa sutil e penetrará toda coisa sólida.
Assim o mundo foi criado;
disso sairão adaptações admiráveis cujo meio é dado aqui.
Por isso me chamam Hermes Trimegisto,
porque possuo as três partes da sabedoria do mundo inteiro.
O que eu disse sobre a operação do Sol está completo.

Outros ensinamentos maravilhosos vem de Hermes:

” O Inefável é invisível aos olhos da carne, mas é visível a inteligência e ao coração…”

” Medite! Você veio de uma estrela, está em uma estrela e voltará para uma estrela! Da próxima vez, pouse suave. Os mestres te orientam…”

” Medite! Você veste o vestido para descer e tira o vestido para subir…”

Interessante entender também, que existiam diversas divindades cultuadas no Antigo Egito e muitos mitos espalhados pela população. Mas nas câmaras secretas, os hermetistas, os sacerdotes ou hierofantes como eram chamados, sabiam da existência de Uma só força primária e sustentadora de tudo! Essa força era conhecido como o TODO! O TODO aquele que está em TUDO! Esse TODO que é o Brahman do hindu, o Tao do Chinês, o Olorum do africano…e tudo mais pois ele é o TODO!

Que os mistérios possam ser revelados, para aqueles que são fortes de mente, mas principalmentes nobres de coração, pois é no coração espiritual que reside a Senda, que leva a luz e a iniciação …

(Sepe, que agradece aos mestres espirituais a oportunidade de aprender agora…)

“Em qualquer lugar que se achem os vestígios do Mestre,

Os ouvidos daqueles que estiverem preparados para receber

O seu Ensinamento, se abrirão completamente.

Quando os ouvidos do discípulo estão preparados para ouvir,

Então vêm os lábios para enchê-los de sabedoria”.

“Os lábios da Sabedoria estão fechados, exceto aos ouvidos do Entendimento”.




Read more: http://www.revistasextosentido.net/news/hermes-trimegisto-o-sabio-m...

Nenhum comentário: