terça-feira, 12 de março de 2013


A  Visão Interna e a Arte Futura
 (Mensagem em Vídeo)

O Universo é rico em manifestações, que se renovam a cada dia, a cada nascer e pôr do Sol, ofertando-nos cenários que, em certos momentos, vão tendo ressonância com determinados aspectos de nosso ser, inspirando-nos sentimentos, reflexões e novos diálogos com o mundo.

Quando se manifesta esta ressonância, sentimos que é possível, em certo grau, transportarmo-nos para estes cenários, que nos inspiram paz, beleza e harmonia, também mediante as vias de nosso mundo interno.

A visão interna se revela, então, nestes raros momentos em que o Universo externo nos inspira esta percepção, através de uma conexão com nosso mundo interior, quase sempre de uma maneira muito sutil.

Como será a arte no futuro?

A integração das diversas manifestações da arte, em sua forma mais plena  (onde se inclui a música, a pintura, literatura, poesia, etc.), orientada por uma  visão interna, mediante uma consciência mais desperta, inspirará preciosas  maneiras de perceber, sentir e atuar no mundo.

A visão orientada pelo sentido autêntico de uma verdadeira e inspirada expressão artística estimula no ser humano  uma nova, mais abrangente e mais íntegra maneira de interagir com o Universo interno e externo.

Inspira-lhe um nível de igualdade  frente aos outros seres, ao contrário de uma posição superior hierárquica que o impele a controlar, dominar, manipular tudo que o cerca.

Dessa forma, uma verdadeira expressão artística irradia a energia inspiradora que move o ser humano  a agir como parte de um todo indivisível...

e que, por assim ser, adquire  um significado mais pleno e real, orientando uma ação em harmonia  e ressonância com o meio interno e externo.

A atitude de abertura para um  mundo de horizontes mais amplos,  que tendem ao infinito, impulsiona a re-olhar a realidade, recriá-la em seu sentido mais  pleno e sagrado,...

preenchê-la com significados  advindos da inspiração e contemplação,  resgatando o elo cósmico que temos com todos os seres, a inocência, o amor, a paz.

Numa obra de arte, o caráter universal de sua essência pode expressar-se de maneira única, distinta para cada ser, como paisagens que se alternam, se diferenciam em seu conjunto de matizes, brilhos, sonoridade e significados emergentes.

Expressando-se numa linguagem universal, que integra aspectos fundamentais e preciosos da existência, a arte, em sua expressão mais  plena, cumpre, assim, uma valiosa função, permitindo que se manifeste  uma ressonância entre a realidade interna e externa.

Assim, seus horizontes atravessam as fronteiras do tempo, espaço e limitações da linguagem comum, permitindo que ela se renove e interaja com a realidade interna de cada ser, em diferentes momentos e cenários da vida.

Como o Sol que se renova a cada manhã e que, através de  sua Luz, revela a cada ser, em cada parte e divisão do tempo no Planeta, determinados aspectos da realidade externa, que podem ser também reflexos da realidade interna.

Assim como a energia de cada raio do Sol que dá impulso, vida e cor às várias manifestações da realidade externa, também a vibração energética irradiada de uma autêntica obra de arte alcança, de uma maneira mais universal, aspectos  da realidade interior, quando a visão interna está mais desperta .

E o Sol interno, ativado pela centelha da inspiração criativa que permeia o Universo através da manifestação de Deus, e percebido pela visão interna de cada  ser, leva então um novo impulso ao movimento dinâmico da vida, possibilitando que a arte vá recriando o mundo, em harmonia com a sagrada essência da vida.

MENSAGEM, NA ÍNTEGRA, EM VÍDEO:


Nenhum comentário: