sábado, 30 de julho de 2011

COM O DESPERTAR DO SOL, A NASA MANTÉM UM OLHAR ATENTO SOBRE O CLIMA ESPACIAL

COM O DESPERTAR DO SOL, A NASA MANTÉM UM OLHAR ATENTO SOBRE O CLIMA ESPACIAL

“Ao entardecer, dizeis: haverá bom tempo porque o céu está rubro. E pela manhã: hoje haverá tempestade porque o céu esta vermelho-escuro. Hipócritas ! Sabeis, portanto discernir os aspectos do céu e não podeis reconhecer



OS SINAIS DOS TEMPOS?” – Mateus 16: 2 e 3


Com o Despertar do SOL, a NASA mantém um olhar atento sobre o Clima Espacial
FONTE: http://science.nasa.gov/science-news/science-at-nasa/2010/04jun_swef/

Autor: Dr. Tony Phillips | Crédito: Science @ NASA - TRADUÇÃO: lhas3126@gmail.com

4 junho de 2010: a Terra e o espaço estão prestes a entrar em contato, de forma que é nova na história humana. Para fazer os preparativos, as autoridades em Washington DC, estão realizando uma reunião: A Space Weather Enterprise Forum no National Press Club, em 08 de junho.



Muitas das tecnologias do século 21 são vulneráveis ​​a tempestades solares. [ mais ]
Richard Fisher, chefe da Divisão de Heliofísica da NASA, explica que é toda sobre o seguinte assunto:

"O sol está acordando de um sono profundo (iniciando atividade do ciclo 24) e, nos próximos anos, esperamos ver níveis de atividade solar muito mais elevados. Ao mesmo tempo, a nossa sociedade tecnológica tem desenvolvido uma sensibilidade sem precedentes para as tempestades solares. A interseção dessas duas questões é o que nós estamos nos reunindo para discutir."

A Academia Nacional de Ciências enquadou o problema há dois anos em um relatório do marco intitulado "Eventos de Clima Espacial com Grave Impactos Sociais e Econômicos." Ele observou como as pessoas do século 21 dependem de sistemas de alta tecnologia para as noções básicas da vida diária. Redes de distribuição de energia inteligentes, GPS para localização e navegação, as viagens aéreas, serviços financeiros, comunicações de rádio de emergência, transmissão de sinais de rádio, todos podem ser nocauteados por uma atividade solar intensa. Uma tempestade solar de classe extra, do tipo do século, a Academia alertou, poderia causar danos e prejuízos econômicos vinte vezes maiores do que o furacão Katrina.

Grande parte do dano pode ser atenuado se os gerentes sabem que uma tempestade está vindo. A colocação de satélites em 'modo de segurança', desligar os transformadores de eletricidade podem proteger esses bens de serem danificados por descargas elétricas. A ação preventiva, porém, exige que as previsões sejam mais precisas, um trabalho que tem sido atribuído ao NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration).

"A previsão do CLIMA ESPACIAL é ainda incipiente, mas estamos fazendo progressos rápidos," diz Thomas Bogdan, diretor do Clima do Espaço da NOAA Weather Prediction Center, em Boulder, Colorado.

Bogdan vê a colaboração entre a NASA e o NOAA como chave. "A frota de naves espaciais de pesquisa heliofísicas (pesquisa do SOL) da NASA, nos fornece informações atualizadas minuto a minuto sobre o que está acontecendo no SOL. São um complemento com informação importante para a nossa rede de satélites GOES própria e satélites POES, que se centram mais no ambiente do clima mais próximo à Terra."

http://www.nasa.gov/mission_pages/sunearth/index.html

Clique na imagem para ver um filme de 39 MB de espaço e sobre o tempo de heliophysics frota da NASA.

Entre dezenas de naves espaciais da NASA, ele observa três de significado especial: STEREO, SDO e ACE.

STEREO (Solar Terrestrial Relations Observatory) é uma dupla de naves espaciais estacionadas em lados opostos do Sol, com vista combinada de 90% da superfície estelar. No passado, as manchas solares ativas poderiam se esconder no lado distante do sol, invisível da Terra, e de repente surgir sobre as chamas da superfície do sol e cuspir as imensas CMEs (Ejeção de Massa Coronal e Plasma solar magnetizado). A existência do STEREO faz dos ataques surpresa serem impossível.

O SDO (o Solar Dynamics Observatory) é a mais recente adição à frota da NASA. Acabamos de lançá-lo em Fevereiro, é capaz de fotografar regiões ativas solares, com resolução espectral, temporal e espacial sem precedentes. Os investigadores podem agora estudar as erupções solares com extraordinário pormenor, aumentando as esperanças de que eles vão aprender como erupções trabalham e como preveni-las. O SDO também monitora a saída do sol de raios UV-Ultra Violeta extrema, que controla a resposta da atmosfera da Terra à variabilidade solar.

Em 19 de abril de 2010, o SDO observou uma das enormes erupções do sol nos últimos anos. A Terra não estava na linha de fogo ...naquele momento. [história completa ]
O satélite da NASA favorito de Bogdan, no entanto, é um velho: o Advanced Composition Explorer (ACE), lançado em 1997."Onde estaríamos sem ele?" ele se pergunta. ACE é um monitor de vento solar. Situa-se a montante entre o Sol e a Terra, detectando rajadas de vento solar, as ejeções de CMEs de bilhões de toneladas, e as tempestades de radiação em até 30 minutos antes de bater o nosso planeta.

"O ACE é o nosso melhor sistema de alerta precoce", diz Bogdan. "Ele nos permite notificar os operadores de serviço público e de satélite, quando uma tempestade está prestes a bater na atmosfera da Terra."

As Sondas da Nasa não foram originalmente destinados para previsão do clima espacial", mas verifica-se que nossos dados científicos têm na prática usos econômicos e civis", diz Fisher. "Este é um bom exemplo da ciência espacial ao apoio da sociedade moderna".

2010 marca o 4 º ano consecutivo em que os decisores políticos, investigadores, legisladores e jornalistas se reuniram em Washington para compartilhar idéias sobre o clima espacial. Este ano, os organizadores do fórum pretendem aguçar o foco sobre a proteção das infra-estruturas críticas. O objetivo final é melhorar a capacidade da nação para se preparar, mitigar e responder aos eventos meteorológicos potencialmente devastadoras vindos do espaço.

"Acredito que estamos no limiar de uma nova era em que o clima espacial pode ser tão influente na nossa vida diária como o clima terrestre normal." Fisher conclui. "Nós levamos isso muito a sério."

Para obter mais informações sobre o encontro, visite o Space Weather Enterprise Forum na página inicial http://www.nswp.gov/swef/swef_2010.html .


Autor: Dr. Tony Phillips | Crédito: Science @ NASA



- lhas3126@gmail.com -

Nenhum comentário: