sábado, 23 de julho de 2011

PLANETA MARTE AQUI PERTO EM AGOSTO / 2011

PLANETA MARTE AQUI PERTO EM AGOSTO / 2011




O Planeta Marte
Achamos que muitas pessoas não irão dormir direito em agosto próximo…. Isto porque estarão à noite observando o planeta Marte que terá um encontro com a Terra como nunca foi visto antes na História da Humanidade.
Marte estará tão perto assim novamente somente no ano de 2287. Isto se deve à gravidade do planeta Jupiter que afetará a órbita de Marte. Há 5 mil anos que isto não acontece, segundo os astronomos, e pode demorar muito até que ocorra novamente.
O encontro máximo se dará a 27 de agosto, quando então Marte já estará se afastando. Neste dia, os dois planetas estarão a uma distância de somente 34 milhões de quilômetros um do outro.




Marte quase do mesmo tamanho que a Lua.
O planeta visitante estará, naquele momento, aparentemente perto da Lua, só que mais brilhante. Estará com seu tamanho quase igual à Lua e poderemos vê-lo sem instrumentos.
Será algo que a humanidade nunca presenciou. Marquem em seus calendários que todos poderão ver esta aproximação durante todo o mês de agosto. Verão o planeta Marte mais brilhante e mais próximo da Terra dia a dia.



imagens de Marte
Nenhum de nós, nem nossos filhos e netos viverão o suficiente para ver este fenômeno novamente…

Um comentário:

Brasil artes disse...

A mensagem diz que Marte Chegará a uma magnitude tal que aparecerá tão grande como a Lua cheia a olho nu.

Vamos com calma, gente. O planeta vermelho não vai ficar do tamanho da Lua. E nem vai ser no corrente ano - qualquer que seja ele.

Como costuma fazer a cada 73 mil anos, Marte vai aparecer um pouco maior e mais brilhante do que o habitual, mas não parecendo uma segunda Lua. Mas isso foi em 2003...

Consultado sobre o assunto, em agosto de 2003, o astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão afirmou:

O que estão fazendo é um sensacionalismo muito grande. É um comportamento prejudicial à ciência astronômica, pois os leigos ficarão decepcionados e vão atribuir aos astrônomos estas previsões. Aliás, foi o que ocorreu com as previsões relativas ao cometa Halley em 1986.

Decepcionante? Pode ser e isso é um bom sinal para não se dar muito crédito a essas mensagens relatando coisas alarmantes ou fatos extraordinários.

O que vai acontecer, na verdade, é algo inteiramente normal e corriqueiro. Bom, pelo menos ao se considerar a idade da Terra, isso é coisa normal e corriqueira. Apesar de o fenômeno ocorrer com essa intensidade a cada 73 mil anos, a Terra tem idade muito superior a isso e já presenciou tal ocorrência milhares de vezes.

Extraordinário é o fato de o fenômeno ser observado, pela primeira vez, pelo ser humano. Certamente, há 73 mil anos os nossos ancestrais não deram muita bola para ele.

Da próxima vez que Marte vier aqui tão perto, a gente nem pode prever o que estará ocorrendo na Terra. Talvez até os nossos descendentes não se lembrem desta passagem dele, assim como não sabemos das reações dos nossos parentes distantes que o viram quando de sua última aparição (será que eles notaram alguma coisa diferente no céu?:)