domingo, 31 de julho de 2011

COMO "ESCAPAR" DO SOFRIMENTO

COMO "ESCAPAR" DO SOFRIMENTO



"A maior parte do sofrimento humano é desnecessária. Ele se forma enquanto a mente superficial governa a nossa vida. O sofrimento que sentimos neste exato momento é uma forma de não aceitação ao que é. O sofrimento varia de intensidade de acordo com nosso grau de resistencia ao momento atual. A mente procura sempre negar e escapar do Agora. Para ter a certeza que permanece no controle, a mente trabalha o tempo todo para esconder o momento presente com o passado e o futuro... Assim a vitalidade e o infinito potencial criativo do Ser, que é inseparável do Agora, ficam encobertos (passado ou futuro).No entanto passado e futuro são ilusórios pois tudo acontece no Agora. Quando lembramos do passado reativamos um traço de memória "agora". O futuro é um Agora imaginado, uma projeçao da mente. A realidade deles é "emprestada" do agora.

Note bem que a maioria dos sofrimentos se origina de um passado "mal resolvido" ou de um futuro que ambicionamos e nunca chega., quando o momento mais importante é o real eterno agora.

Com relação ao sofrimento talvez "escapar" dele seja: reconhcê-lo a aceitar que esteja ali. Não pense a respeito. Não permita que o sofrimento se transforme em pensamento. Não julgue nem analise, não se identifique com ele. Perceba não só o sofrimento mas a presença de alguém que observa (você). Esse é o poder de sua presença consciente.

O sofrimento nao quer que nós o observemos diretamente e vejamos o que ele realmente é. No momento em que o "observamos"surge uma nova dimensão da consciência, sentimos seu campo energético em nos e desfazemos nossa identificação com ele. Isso significa que ele não pode mais nos usar, fingindo ser nosso eu interior, então não temos mais como realimentá-lo.



(extraído de "O Poder do Agora" de Eckart Tolle)

Nenhum comentário: