sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

ECLIPSES DE 2010

ECLIPSES DE 2010

- GRAZIELLA MARRACCINI



Dois eclipses Lunares e dois Solares acontecem a cada ano. No entanto, alguns eclipses são menores, ou parciais, como aquele que aconteceu na virada do ano, no dia 31 de dezembro.



Um eclipse do Sol é um fenômeno de rara beleza, privilégio dos seres que habitam o Planeta Terra. Trata-se do resultado de uma interessante coincidência entre as dimensões do nosso satélite natural, a Lua, e a distância à nossa estrela, o Sol.



A Lua tem um diâmetro de aproximadamente 3.476 km e encontra-se a uma distância média de 384.400 km da Terra. O Sol, que tem um diâmetro de 1.392.000 km (cerca de 400 vezes maior do que a Lua), fica a uma distância de 150 milhões de km, ou seja, aproximadamente 400 vezes mais distante do que a Lua. Como conseqüência, os diâmetros aparentes do Sol e da Lua, vistos a partir da Terra são muito próximos. Um eclipse ocorre sempre que a Terra, a Lua e o Sol estão perfeitamente alinhados. Os eclipses solares podem ser totais, parciais ou anulares.

Os eclipses lunares sempre foram considerados maléficos, pois estimulam ao máximo o lado psíquico da mente humana. A Lua sempre foi relacionada com as cerimônias de magia especialmente em épocas antigas quando os homens viviam mais em comunhão com nosso planeta e buscavam despertar com as cerimônias lunares a fertilidade da terra que cultivavam e que lhes dava alimento.



Para que o eclipse lunar ocorra, é necessário que a Terra projete sua sombra sobre a Lua que vai perdendo seu brilho aos poucos. Para que isso ocorra é necessário que o alinhamento entre a Terra, a Lua e o Sol sejam exatos. Torna-se igualmente necessário para este efeito que tanto a Terra como a Lua estejam posicionadas na linha dos nodos. Se assim acontecer, temos reunidas as condições necessárias para a ocorrência de um eclipse. Se todo este alinhamento especial acontecer quando a Terra está entre o Sol e a Lua, observando-se a fase lunar de Lua cheia, acontece um eclipse lunar total que pode ser acompanhado por todos os observadores posicionados num mesmo hemisfério da Terra em que seja noite.

Se o posicionamento da Lua ou da Terra não estiver exatamente na linha dos nodos, desde que não haja um desvio muito significativo, deixaremos de ter a possibilidade de observar um eclipse lunar total, podendo observar um eclipse parcial ou penumbral. Temos, então, três tipos possíveis de eclipses lunares: totais, parciais e penumbrais.

Os eclipses solares também podem ser parciais, anulares ou totais, dependendo da posição da Terra e da Lua que, neste caso, se coloca 'no meio' do caminho entre a Terra e o Sol.

Sejam os eclipses solares ou lunares eles indicam uma confrontação entre passado e futuro, ou, entre emocional e racional.



Os eclipses lunares mexem com nossas emoções e recordações do passado e nos indicam que devemos abandonar antigas crenças, apagar mágoas, esquecer rancores do passado voltando nossos olhos para o futuro onde encontraremos a Luz solar a iluminar nosso caminho. Voltando nosso pensamento para o futuro encontraremos novos caminhos a percorrer, poderemos iniciar novos projetos de vida, muitas vezes 'empurrados' por algum acontecimento que o destino nos prepara. Este é um momento ideal para apagar o EGO e ativar o EU INTERIOR através de meditações. Em mundial, os eclipses lunares indicam um aumento dos atos de rebelião, como greves, invasões, fugas, etc.

Os eclipses solares, pelo contrário, voltam nosso pensamento para o passado e nos permitem rever e examinar as escolhas do passado. Podem eclipsar nosso raciocínio e nosso eu interior, salientando carências e emoções negativas. Neste período, devemos tomar cuidado para não deixar quer as emoções se sobreponham à razão, ofuscando nosso raciocínio e nossa mente. Os eclipses solares costumam provocar crises políticas ou econômicas nos países onde elas caem e em algum caso indicam também grandes catástrofes naturais como terremotos, tsunamis, aluviões, etc.



Eclipse solar anular em 15/01/2010
Instante do máximo do eclipse: 07h07 UT.
Este eclipse é anular. O passo penumbral da Lua (a sombra da Lua projetada sobre a Terra e encobrindo o Sol) iniciará na África central, cruzando o Oceano Indico no seu auge. Continuará por Banglhadesh, Índia, Myanmar e China. Estes serão os países mais afetados pelo eclipse e onde seu efeito se fará sentir no coletivo ou no individual.

Eclipse lunar parcial em 26 de junho de 2010
Eclipse inicia às 08h57 e termina às 14h19 UT (Tempo Universal). O eclipse será visível no hemisfério sul. Esta Lua será particularmente importante do ponto de vista astrológico, pois a Lua se encontrará alinhada com Plutão no início de Capricórnio em conjunção com o Nodo Norte e o Sol estará em conjunção com Mercúrio em Câncer em conjunção com o Nodo Sul. Esse fato pode indicar a morte de um Chefe de Estado, um Rei, um Presidente ou de uma pessoa de grande destaque mundial. Essa lunação marca também o inicio de uma grande crise mundial, já relatada nas minhas Previsões para o Brasil em 2010, pois se formará uma Grande Cruz no céu, envolvendo também os planetas Júpiter e Urano, em Áries, e Saturno, em Libra. Pode ser o inicio de um grave conflito causado por um atentado de grandes proporções.

Eclipse solar total em 11/07/2010
Instante do máximo do eclipse: 16h30min
Eclipse é total e é visível especialmente no hemisfério sul. Ele ocorre em conjunção com o Nodo Sul no Signo de Câncer. Inicia às 18h20 e termina 10h50 (UT). O eclipse será visível no Sul do Pacifico, especialmente na Polinésia Francesa, nas ilhas Fuji e Cook, na Ilha de Páscoa, e depois na projeção seguirá para o Peru, Bolívia, Argentina e Chile - no extremo Sul da Patagônia - onde será de maior magnitude. No Paraguai e Uruguai, assim como no Brasil, o efeito será visível somente do extremo sul do país na ocasião do pôr-do-sol. Seu efeito do ponto de vista astrológico irá focalizar fatos e eventos naturais nesta região do globo nos próximos meses.

Eclipse lunar total em 21 de dezembro de 2010
Esse eclipse total será visível parcialmente em nosso país. No instante do eclipse maior (8h17 UT) a Lua estará próxima do zenith para os observadores da Califórnia e do México. Ele será visível em toda a América do Norte e Canadá, Escandinávia e Groenlândia, e parte da Rússia. Esses países terão uma focalização maior nos eventos naturais ou não, que ocorrerão nos meses seguintes ao eclipse.



Graziella Marraccini

Nenhum comentário: