domingo, 3 de janeiro de 2010

PREVISÕES PARA 2010 - O PLANETA REGENTE: VÉNUS (POR ANTÓNIO ROSA)‏

PREVISÕES PARA 2010

O PLANETA REGENTE: VÉNUS (POR ANTÓNIO ROSA)



Escrito a 23 Dezembro, 2009




Usamos a “Estrela dos Magos”, de sete pontas, onde são colocadas as duas luminárias - o Sol e a Lua -, e os cinco planetas que são visíveis a olho nu e que eram conhecidos na antiguidade – de Mercúrio a Saturno. Também conhecidos e chamados de 'Planetas Sagrados'.

Como poderão verificar na ilustração mais abaixo, a sequência em que os planetas são colocados não é clara, e pessoalmente não sei explicar, pois não segue a ordem lógica de afastamento dos planetas em relação ao Sol ou em relação à Terra, por exemplo. A sequência também não usa a velocidade orbital dos planetas. Os sábios antigos utilizavam as regências em sequência, os famosos ciclos da vida, contando o Ano Zero sempre como sendo o ano regido pelo Sol.

Devido à época em que estamos, há sempre muita curiosidade sobre as previsões para o ano seguinte. Uma das formas mais simpáticas para o fazer é através do 'regente do ano'. Assim, como encontrar o planeta regente do ano?

Simplesmente dividindo o ano em questão, neste exemplo, o 2010, pelo número 7 (os planetas da antiguidade) e obtendo um número de “sobra” ou “resta”. Este número que sobra ou resta é correspondente ao planeta regente do ano. Como para 2010 o número que sobra ou resta é o número 1, ficamos a saber que Vénus é o planeta regente do ano. Estamos, portanto, no segundo ano deste ciclo.



Vamos agora falar um pouco da simbologia de Vénus em astrologia, o primeiro e grande símbolo de Vénus é o «amor». Só depois consideramos outras significações: actividades diplomáticas, manifestações artísticas, exposições, eventos sociais, produtos de beleza, luxo, produtos femininos, finanças, bens, produtos da terra, alimentos. Obviamente, estou a referir-me às significações das análises dos grandes conjuntos (regiões, países, cidades, grupos, continentes, mundo, etc.). A astrologia aplicada a estes grandes grupos chama-se «astrologia mundial».

Na astrologia corrente, no mapa natal de cada pessoa, o planeta Vénus, além destas, tem outras simbologias que não entram neste texto, pois não estamos a fazer previsões pessoais, mas sim, a tentar ter uma visão de conjunto.

Importa relembrar que a conhecida crise mundial começou em 2008, ano regido pelo planeta Marte. O ano de 2009, regido pelo Sol, que tudo domina e que tudo engrandece, consolidou essa crise mundial. 2010, regido por Vénus é o ano para principiar a amortecer esse facto, usando-se a diplomacia e a boa vontade e os magnos encontros dos governos, organizações e especialistas. É o «amor» a funcionar. A confirmação do desanuviamento mundial virá em 2011, a ser regido por Mercúrio, o grande negociador, em que a razão será posta ao serviço da humanidade.

O ano de 2009 foi governado pelo Sol, que exacerbou ao extremo, a situação que vinha de trás. Portanto, 2010 será o ano para serem feitas todas as tentativas possíveis de «acalmar» uma situação inóspita e muito amarga. 2010 será o ano de todas as tentativas diplomáticas a nível regional e mundial. Pode-se dizer que a Cimeira de Copenhaga já foi o exemplo percursor do que afirmo: os primeiros passos, muito, mas muito hesitantes, para os Senhores do Mundo se entenderem. Num ano regido pelo Sol (2009) os egos colectivos e nacionalistas em estado de exacerbação não permitiram acordos mais substanciais. A América e a China sentaram-se à mesma mesa, apesar de não terem chegado ao acordo ideal. A «timidez» (palavra introduzida pela democracia mundial e usada por Barack Obama) desse acordo foi prevista no meu artigo sobre o assunto. (Clicar aqui para ver, se quiser.). Também percebemos que o mundo está em profunda mudança, pois atribuir o Prémio Nobel a um homem apenas pelas suas intenções, é toda uma nova programação para a humanidade. Aprecio muito esta nova maneira de pensar e agir.

Este acordo possível de Copenhaga era absolutamente impensável há 6 meses, digam os comentadores e jornalistas o que disserem, como já tenho lido. É muito bom sermos treinadores de bancada. Estar no terreno é que é difícil. Quando digo que a Cimeira de Copenhaga foi o exemplo, refiro-me a que 2010 será o palco de todas as tentativas de acordo, a todos os níveis e não apenas para o clima. É o ano das tentativas e possibilidades de entendimento, de partilha, de dar e receber. Busca-se a paz. Fazem-se tratados. Isto não significa, em nada, que iremos viver um ano zen. Nada disso. Iremos viver, isso sim, um ano de tentativas de acordos para melhorar-se o Todo - Humanos e Planeta. Esta é a noção de civilização. O resto são tricas de interesses bem instalados, que não querem perder o poder e só fazem atrasar o avanço.

Ao longo de 2010 iremos assistir a um maior realce da mulher. A todos os níveis informativos e formativos. Os produtos femininos e as mensagens serão ainda maiores, planetárias. Será, sem dúvida, o Ano da Mulher. O Ano da Mulher e do Amor.

2010, regido por Vénus, será «comandado» pelo maior sentimento que o homem é capaz de expressar: o AMOR! O amor pleno, desinteressado e inteiro. Com ele superamos barreiras, lutamos, compreendemos e perdoamos a tudo e a todos. No entanto, é necessário matizar uma questão: Vénus é regente de Balança / Libra e este signo está a ser transitado por Saturno, o Senhor dos Poderes. Portanto, significa que assistiremos à aprendizagem do amor. Sim, porque o amor tem que ser reaprendido a ser manifestado. Sem apegos, sem cobranças, sem controlos. Você, leitor ou leitora, consegue amar incondicionalmente, aceitando o outro, tal como é?

O mundo está em mudança e a humanidade em evolução, mesmo que às vezes não pareça. Apesar da fome, das guerras, dos conflitos. É um ano para se avançar, aproveitando as boas energias venusianas. Aproveitemos a passagem de Saturno pelo signo de Vénus e apliquemos as tão temidas palavras: «respeito» e «responsabilidade». Respeitemo-nos, aceitemo-nos e tudo será bem mais fácil. Obviamente, não será um ano cor-de-rosa, como à primeira vista pode parecer por termos este regente planetário. Mas será um ano para melhorar tudo à nossa volta. Desde os governos dos poderosos até a cada um de nós, na nossa vida do dia-a-dia. Alarguemos o nosso horizonte com responsabilidade e respeito .

Vénus também rege Touro, o signo das coisas mais materialistas. Haverá muitas questões a terem que ser superadas. Muitas tensões a terem que ser esbatidas. As pessoas com uma visão marcadamente materialista serão confrontadas com outras visões, que começaram por estranhar, mas a vida encarregar-se-á de colocar as perspectivas mais adequadas para cada um. A evolução da humanidade faz-se assim, com dois passos em frente e um para trás. Obviamente, os «media», na sua luta diária para captarem audiência, privilegiam sempre os lados mais sangrentos das situações. Como se auto-outorgaram o direito (?) de «vigiar» em vez da função «informar», a coisa fica confusa. Parecem ser os novos 'intocáveis'.

A ajudar na tarefa de Vénus, encontraremos Júpiter que entrará no signo Peixes nos finais de Janeiro, sentindo-se em regência tradicional, portanto, muito bem colocado e em posicionamento muito positivo. Como planeta benéfico, a sua tarefa principal será ajudar a humanidade a encontrar o seu lado mais oculto e interno, proporcionando grande ajuda a quem estiver disposto a usar a intuição e a linguagem do coração. Nem me atrevo a enfatizar as questões da espiritualidade, por ser demasiado óbvia. Os signos em «alta» serão: Touro, Balança/Libra, Peixes e Capricórnio.

No entanto, o ano de 2010 será marcado pelo diálogo entre Saturno e Plutão, numa quadratura, a obrigar um maior esforço na superação dos acontecimentos. Os países mais empobrecidos terão que lutar mais. Os mais ricos poderão abusar do seu poder. Os homens que dominam o mundo serão chamados a maiores obrigações. Estarão eles permeáveis a estas mudanças? Não sabemos.

Nenhum comentário: