domingo, 24 de fevereiro de 2013

O QUE É O PRANA

O QUE É O PRANA

12img_colabana003prana
• Prana, segundo o Swami Rama (1979), é o conceito Yogue da energia. Esse conceito é unitário, pois inclui as energias envolvidas nos processos físicos, emocionais, mentais e psíquicos.
• A origem da palavra Prana. A raiz “Pra” significa “primeira unidade” e “na”, “energia”. Podemos deduzir, assim, que Prana é a energia primordial que constitui a base da vida neste universo.
• O prana, na visão do Yoga clássico é a energia que cria, sustenta, transforma e recria o universo.
• Le Page (2003, p.182) comenta: “A visão da criação como energia é confirmada pela física moderna, onde até os átomos, dos quais se compõem a matéria e toda a vida, são 99% espaço ‘vazio”. Ele complementa ainda, afirmando que: ”na perspectiva do Yoga, este espaço vazio, não é realmente vazio, mas cheio de potencial criativo de energia divina, que chamamos Prana”.
• Segundo Swami Sivananda (1986) os Sutras Vedantas, um dos mais antigos escritos sobre o Yoga, afirmam que a respiração é Brahman, e Brahman é o Deus Uno; por essa razão, Prana é a manifestação da Vida Divina. É a soma total de toda a energia manifestada no universo.
• O Prana é para todas as pessoas o que um pai é para seus filhos. O Prana é o âmago da criação, de tudo o que respira e o que não respira. Esta característica de Prana mostra a sua permeabilidade.
Atharva veda

• O Prana arde como o fogo e brilha como o sol. Ele é o que é e que não é, é aquilo que é eterno. Como raios no eixo de uma roda, tudo se fixa rapidamente ao Prana. Tudo o que existe em todos os três mundos está sob o governo de Prana. Oh, Prana, por favor, proteje teus filhos como uma Mãe e nos concede a riqueza e a sabedoria verdadeiras.
Prashna Upanishad

• Na perspectiva do Yoga Taoísta, o Prana é conhecido como Chi. “Chi é a força primordial da vida em si... Chi é o fluxo contínuo de energia que une os vários tecidos, órgãos e funções do cérebro em um todo unificado – uma pessoa. Chi une também essa pessoa com o que a cerca”.( Mantak Chia)
• Podemos sentir o Prana ou Chi através das sensações de calor, de formigamento, das sensações produzidas por nossos órgãos internos de pulsação e ondas de energia que se deslocam através do corpo.
• Na visão Taoísta, o Chi origina-se de várias fontes: a hereditariedade, a respiração e os alimentos.
• Lao Tzu disse:
“Trinta raios se fazem uma roda
Mas somente o vazio entre os raios é que faculta o movimento do carro.
O oleiro faz um vaso, manipulando a argila,
Mas é o oco do vaso que lhe dá a utilidade.
Abrem-se as portas e janelas para que haja um quarto, ma s é o vazio entre as massas
Que dá utilidade ao quarto –
Por isso, o manifesto é objeto de posse,
Mas sua utilidade está no não manifesto.
A substância do corpo ganha vida
Quando se cuida da parte que não está preenchida.”
Fonte: Guia da Busca

Um comentário:

ricardo alves / são paulo,brasil disse...

continuo acreditando e suspeitando que o prana seja realmente uma molécula de fótons...
e se isto procede,então todo o enredo científico está errado:
diz a ciência que um fóton passa a existir das interações eletrônicas e atômicas,para formar toda a massa vista no universo!
porém pode ser ao contrário:o fóton sempre existiu na forma prânica e é ele que cria a matéria através de uma força e pensamento superior ao qual a ciência ainda não tem acesso....crazy!