quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A MISSÃO DA ARTE


A MISSÃO DA ARTE

                           
Cada coisa existente no Universo possui uma utilidade específica para a sociedade humana, ou seja, uma missão atribuída pelos Céus.

Naturalmente, a Arte não constitui exceção.


           
Portanto, uma vez que o artista é um membro da organização social, ele deve conscientizar-se de sua missão e exercê-la plenamente, pois essa é a Verdadeira Arte e também a responsabilidade que lhe cabe.

Entretanto, quando observo os artistas da atualidade, não posso deixar de ficar decepcionado com as atitudes inconsequentes da maioria. É claro que existem artistas excelentes, mas a maior parte se esquece da sua responsabilidade, ou melhor, não tem nenhuma consciência dela.
Além do mais, eles constituem um problema, pois, tendo-se como criaturas superiores, fazem o que bem entendem sem a menor vergonha.
Acham que, agindo de acordo com sua própria vontade, estão manifestando sua personalidade e seu caráter de gênio.
A sociedade, por sua vez, os superestima, considerando-os pessoas especiais, e aprova quase tudo que eles fazem. Por isso, sua mania de grandeza torna-se ainda maior.

É preciso, todavia, que o Caráter dos Artistas seja muito mais elevado que o das pessoas comuns.
Explicarei isto com base na Religião.

Inegavelmente, nos primórdios da sua história, a Humanidade possuía muitas características animais, mas não há dúvida de que, após a era selvagem, ela veio progredindo gradativamente, construindo-se, pouco a pouco, a Civilização Ideal. Neste sentido, o Progresso da Civilização consiste na eliminação do caráter animal do homem.
Alcançar esse nível é alcançar a Verdadeira Civilização.
Ainda hoje, porém, a maioria das pessoas está sujeita ao terror da guerra, prova de que persiste no Homem uma grande parcela de características animais.
Assim, cabe ao artista uma grande missão: ele é um dos encarregados da eliminação de tais características.


         
Torna-se necessário, portanto, Elevar o Caráter do Homem por meio da Arte.
Naturalmente, esse objetivo será alcançado através da Literatura, da Pintura, da Música, do Teatro, do Cinema e de outras Artes.
O Espírito dos Artistas, comunicando-se por esses veículos, influenciará o Espírito do Povo.

         
Falando mais claro, as Vibrações Espirituais emitidas pela Alma do Artista tocarão a Sensibilidade das Patravés das obras literárias, da pintura, dos instrumentos musicais, dos cantos, das danças, etc.

          
Em outras palavras: haverá uma sólida Ligação entre o Espírito do Artista e o Espírito de quem apreciar suas obras.
Se o caráter daquele for baixo, o das pessoas também se degradará; obviamente, se for um Caráter Elevado, terá o efeito contrário.

       
 Eis a importância da Arte.


            
O Artista deve funcionar como Orientador Espirituais do Povo.

                            
Neste sentido, não seria exagero afirmar que uma parte da responsabilidade do aumento do mal social cabe aos artistas.

Vejamos: erotismo cada vez mais vulgar, literatura cada vez mais grotesca, quadros cada vez mais monstruosos; as opiniões dos artistas, assim como também a música, o teatro e o cinema, cada vez piores.

                         
Se analisarem minuciosamente tais fatos, certamente compreenderão que a minha tese não é errada.

         

MOKITI OKADA
15 de outubro de 1949

Nenhum comentário: