segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

MUDANÇA O "NOVO"


MUDANÇA O "NOVO"

                        
Nós temos  uma certa necessidade (as vezes doentia) de querer "segurança". Queremos "dinheiro" emprego, um lugar seguro para morar, uma casa com segurança, necessitamos exageradamente  nos sentirmos "seguros". Fazemos quaisquer sacrifícios. Investimos em câmaras televisivas, portões, correntes, cadeados, muros altos, grades nas janelas, carro com protecção disso e daquilo, pneus com robustez de borracha, antiderrapantes, antedeslizantes, equipamentos GPS, rastreadores, localizadores, barra de proteção e tudo o mas. Os brinquedos de nossas crianças tem que ter "segurança". E pagamos verdadeiras fortunas, para contratar  "seguros" de vida, de automóveis, de saúde, de notbook, celular,  contra incêndios, contra roubos  e outros. Questionamos nossos governantes sobre o principal "item" "a segurança" e os Governantes quando candidatos, prometem e projectam esquemas e atitudes para dar a tão sonhada SEGURANÇA, e quando se elegem, continuam a mesma coisa... a falta de SEGURANÇA. Não se pode andar nas ruas, nas avenidas, ir aos "shoppings centers" (que aliás existem justamente por prometerem ao consumidor e frequentadores) a segurança. Mas a pergunta é: "do que necessitamos para nos sentirmos SEGUROS"? Resposta difícil, pois, cada um, individualmente,  tem seu conceito de "segurança".
Os estudiosos da "mente humana" ou psicólogos  buscam respostas em "enormes compêndios" e  alguns se aventuram a afirmar que trata-se de "medos" intrínseco à natureza de qualquer ser "vivo", até os animais "atacam" para "defenderem-se" logo, também buscam "segurança" pois muitos tem  "medo" de aventurar-se, até mesmo em busca de "alimentos". Ora do que temos medo?  Bem, outra indagação difícil de responder. Se considerarmos os conceitos de nossos dicionários da língua portuguesa, temos: Ato ou efeito de segurar;  Qualidade do que é ou está seguro;  Conjunto das ações e dos recursos utilizados para proteger algo ou alguém;  O que serve para diminuir os riscos ou os perigos = GARANTIA;  Aquilo que serve de base ou que dá estabilidade ou apoio = AMPARO, ESTEIO.
Sim, e daí, a indagação continua do que temos MEDO??, para que precisamos de tanta "segurança".??
O escritor GOLEMAN, Daniel, em seu livro intitulado "Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995. 375 p. leciona que o   Medo condicionado é, no contexto da psicologia, um processo pelo qual uma coisa que não representa ameaça alguma torna-se temida por estar associada na mente do indivíduo a algo assustador. Uma vez incutido no cérebro do indivíduo por qualquer razão que seja, alguém ou algo passa a representar forte influência no comportamento desse individuo tornando-o assim, receptivo à situação que lhe causa o medo. O cérebro registra, conecta-se e responde a cada ação tomada, assim, temer algo ou alguém é um princípio condicionado ao cérebro por situações expostas na mente do indivíduo.
Creio que estamos tão "desumanos" que esquecemos de ver a outra face da moeda, pois a busca pela segurança demonstra justamente o contrário a INSEGURANÇA, que existe latente em cada um de nós, pois  se busca segurança externa, quando deveríamos, termos confiança, sensatez, cuidado, equilíbrio, sentimento de força interior ou de crença em si mesmo,  CERTEZA, CONFIANÇA, FIRMEZA. Quando temos tudo isso, nos rotulam de "afoito", "ousado" "aventureiro", "loucos" "malucos" e tantos outros adjetivos depreciativos...
Em verdade, nos sabotamos, ficamos em nossas "zona de conforto", quando temos algum pedacinho de terra, um emprego, uma situação que nos permita uma falsa SEGURANÇA, e boicotamos nossos irmãos, amigos, parentes, desconhecidos, colegas de trabalho, nos arraigamos a um acentuado apego a  "tudo" que "conseguimos"  e nos acomodamos exageradamente, não INOVAMOS. Adotamos, em prol desta FALSA SEGURANÇA,  alguns comportamentos que nos causam prejuízos. São coisas que fazemos que muitas vezes temos consciência que são nocivas, mas continuamos a fazer mesmo assim, para mantermos a tal "segurança" então,  dormimos poucas horas; trabalhamos em excesso; não praticamos quaisquer atividades físicas; fumamos;  bebemos em excesso; mantemos relacionamentos "destrutivos"; gastamos dinheiro com algo completamente inútil; e ainda nos alimentamos mal... sequer percebemos que por trás desta busca insana pela SEGURANÇA, muitas das vezes escondemos uma "INSEGURANÇA DOENTIA" identificada pelos psicólogos como Cainofobia(do grego kainos, novo) refere-se ao medo exagerado da novidade, de novas situações ou de novas teorias.
A vida nos foi dada para vivermos em abundância, então a "vivamos" despreocupadamente, sem exageros, fazendo as mudanças necessárias para alcançar a plenitude da tranquilidade a única restrião é que respeite o seu próximo, o mundo em que vive, do qual não se pode separar-se, pois se você assim proceder, tudo e todos em sua volta lhe darão segurança, como se fosse uma "febre" ou uma essencia transformadora, pois numa sociedade em que todo mundo desconfia de todo mundo, está instalada a TOTAL INSEGURANÇA. Pense, pois SOMOS TODOS UM.
     DJALMA LEANDRO -04/FEVEREIRO/2013
       (Doutorando em Ciências Jurídicas)

Nenhum comentário: