quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

ALMA DOS ANIMAIS



ALMA DOS ANIMAIS 

           - Celso Martins





Entrevista com Celso Martins
Fonte:  CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo - www.cvdee.org.br
Tema : Alma dos animais


01.Como os animais vivem no mundo espiritual? 

Resposta: No mundo espiritual, conforme li em André Luiz, os animais vivem com os espíritos (humanos desencarnados) do mesmo modo que aqui nós vivemos com os bichos (aves, animais domésticos, etc.).

02.Sabemos que os animais tem alma e no livro "A Próxima Dimensão" quando a personagem está andando na cidade Nosso Lar com André Luiz observa um casal de passarinho no ninho com ovinhos, assim indaga para André se é possível os animais reproduzirem no meio espiritual? André não quis comentar a questão dizendo ser complexo. O senhor acha isto possível?

Resposta: Não conheço o livro “A Próxima Dimensão”. Assim, não posso dizer nada mas posso afirmar que, o nascimento de um pássaro a partir de um ovo, só mesmo aqui no mundo material.

03.Um animal doméstico pode reencarnar em um lar em que já viveu?  

Resposta: Por quê não? Pode, sim!

04.Os animais entram no processo evolutivo? Ou seja, todos os espíritos que hoje são humanos, já foram animais um dia? 

Resposta: Sim, todos os espíritos que agora animam corpos humanos, num passado distante, animaram animais, onde adquiriram atributos que hoje se apresentam nos seres humanos. Nisto é que consiste a evolução anímica.

05.Como e onde se dá a transição do reino animal para o hominal? 

Resposta: Como se dá eu não sei. Porém, ocorre no mundo espiritual com o burilamento do seu perispírito.

06.Partindo do pressuposto que animais não têm carma, qual a necessidade de seu sofrimento?

Resposta: A dor é uma circunstância a que se submete o animal para que, mais tarde, habitando o corpo humano e aí ao errar acabe sofrendo para reequilibrar-se diante de sua consciência moral, não tenha um impacto muito intenso diante do contato com a dor. Eu penso assim. Emmanuel tem uma mensagem que ensina que o sofrimento do animal serve para despertar a sua consciência. Mas o assunto, a meu ver, continua em aberto, comportando outras ponderações.


07.Sabemos que no mundo espiritual a alimentação seria bem mais "leve", totalmente despojada de carne. Não seria bom se começássemos a nos exercitar no vegetarianismo?

Resposta: Sim, seria bom, desde que o vegetariano ingira verduras, cereais, frutas, mel, derivados do leite a fim de não vir a ter doenças carenciais por falta da ingestão de proteínas da carne, do ferro, do fígado do boi, etc., etc. Todavia – nunca esquecer a frase de Jesus – não é o que entra pela boca que torna o homem impuro, porém tudo aquilo que dela sai – palavras que expressam sentimentos da alma.

08.Os animais amam? Pergunto isso porque tenho a impressão de que a minha gatinha me ama pelo fato de ser tão carinhosa, de me aguardar ansiosamente quando saio, de sentir a minha falta, de estar ao meu lado em momentos em que preciso de companhia e por diversos acontecimentos que me fazem crer nisso.

Resposta: É mais do que claro que nos amam!

09.Os animais são médiuns? Outro dia o meu gato estava olhando fixamente para uma parede branca como se estivesse vendo alguém. Ficou com o pêlo todo erisado e paralisado por alguns minutos, exatamente no momento em que eu mentalizava o meu mentor espiritual pedindo a ele que me fortalecesse na realização de um trabalho. 

Resposta: Não. Os animais podem ter uma percepção extra-sensorial mas isto não chega a ser mediunidade, não. Kardec tem no Livro dos Médiuns uma explicação bem clara sobre este assunto.

10.Que referências (livros, artigos) podemos encontrar acerca de pesquisas, e pesquisadores, em torno do princípio vital que animam as entidades que chamamos animais (mas que também devem incluir formas simples, como bactérias e vírus)? 

Resposta: Ainda não li nem soube da existência sobre o estudo do princípio inteligente nos micróbios. Talvez haja livros mas são do meu total desconhecimento. Se você descobrir, avise-me porque quero aprender.

11.O que é espírito-grupo, alma-grupo? E, em quais animais eles se encontram? 

Resposta: Nada sei sobre espírito ou alma-grupo. Não me lembro ter lido algo acerca disto. Se você tiver algum material, envie-me que eu lhe agradecerei.

12.Após o desencarne de um animal de estimação, nunca mais teremos notícias dele, ou seja, não saberemos se está bem ou não na sua caminhada evolutiva, se já passou para o reino hominal? E poderemos reencontrá-lo após o nosso desencarne? 

Resposta: Nada posso afirmar. Uma coisa é mais do que certa – debaixo da proteção de Deus este animalzinho estará sempre bem em sua marcha evolutiva. Deus é amor e Justiça.

13.Na questão 600 do Livro dos Espíritos, os Espíritos esclarecem que o princípio inteligente ainda vinculado à fase animal da evolução, após a desencarnação, é classificado pelos dirigentes espirituais e aproveitado quase imediatamente, sem entrar em relação com outras criaturas. Não é um espírito errante. No entanto, dentre outros autores espirituais, André Luiz nos dá notícia da existência de animais no mundo espiritual. Como explicar esse fato? Seriam esses animais plasmados pelos espíritos, como as plantas o são, segundo descrição de alguns autores daquele plano?

Resposta: Kardec não podia dizer tudo de uma só vez. Até porque o mundo não entenderia, como não entende até hoje temas mais simples. A meu ver, André Luiz apenas ampliou e aprofundou os assuntos quando a humanidade teve mais elementos na psicologia animal para entender a matéria.

14.As almas de animais nos mundos superiores são tão evoluídos quanto os homens, aqui, da terra?

Resposta: Tão evoluídos como os homens na Terra creio que não. Kardec diz que os animais de lá são mais evoluídos dos que os animais daqui.

15.Os ditos elementais são almas de animais ou homens? 

Resposta: A meu ver, os elementais (citados por Kardec quando se refere à ação dos espíritos sobre a natureza, como os ventos, os temporais, etc.) são entidades que estão passando gradativamente do reino animal para a espécie humana. Assim penso eu. Assim se explica por que Jesus acalmou a tempestade.

16.Como devemos interpretar o item 283, do capítulo XXV do Livro dos Médiuns - Das evocações - em que diz que não existem almas de animais no mundo espiritual? Devemos interpretá-lo, ou entendê-lo, como se estivessem falando dos níveis espirituais superiores ou que eles, os espíritos superiores não queriam falar sobre este assunto naquele momento, deixando para André Luiz revelar depois, optando pela negativa das almas de animais na espiritualidade, evitando, assim, polêmicas descabidas naquele tempo?

Resposta: Volto a dizer, Kardec não pôde à sua época dizer tudo... Por outro lado, mesmo hoje, o princípio inteligente dos animais não pode dar comunicações mediúnicas pois que não há um entrosamento fluídico entre o espírito humano e o espírito (vamos dizer assim!) dos animais.

17.A evolução dos animais é só corporal, biológica ou ocorre evolução no relacionamento que eles têm entre si? Em um número da revista Superinteressante, infelizmente não me lembro qual, diz que os macacos tiveram uma pequena evolução no seu relacionamento com os da mesma espécie, como nós espíritas devemos ver isto? 

Resposta: Não li a Revista citada, mas entendo que pequena ou grande a evolução sempre se dá, tanto dentro dos indivíduos da mesma espécie (veja o nosso caso, somos todos da mesma espécie) como dentro dos relacionamentos com outras espécies (decorrência mais ampla da Lei da Sociedade e também da Destruição, lá de O Livro dos Espíritos.

18.Os instintos nos animais são originários do seu corpo ou da sua alma?
Resposta: Os instintos (nossos também) nunca nascem da parte material. Todos eles partem da natureza espiritual dos animais e também dos seres humanos.

19."O animal da tua casa tem laços com a tua vida" - psicografia de Chico (Cartilha da Natureza). Ao ler esse poema, fiquei muito emocionada por sentir forte atração por minha cachorrinha, e acho que ela por mim. Observando a vida de outros animais passei a entender o laço de vidas passadas que podem ligar estes dois seres. Qual sua opinião? Como o Espiritismo explica que na Bíblia, no Velho Testamento, em Números 22,v. 27 a 30, a jumenta de Balaão tenha falado a ele? Ela não foi médium do anjo do Senhor?

Resposta: Na Bíblia você encontra tudo. Até um homem engolido por uma baleia (cuja goela é bem pequena) e após três dias e três noites o homem saiu das entranhas da baleia sem o menor arranhão. A história da jumenta do Balaão, se o fato foi verídico, poderá ser um fenômeno de voz direta. Um espírito humano desencarnado, usando fluidos humanos de um médium (poderia ser este médium o próprio Balaão ou outro, longe ou perto, até mesmo inconsciente), falou ao Balaão. Nada de um animal ser médium de um anjo. Se não pode ser de um espírito ainda imperfeito - logo, bem mais perto do psiquismo animal – quanto mais de um anjo que é uma entidade espiritual bem mais elevada.

20.Um indivíduo que maltrata um animal de estimação poderá no futuro tê-lo como obsessor? 

Resposta: Não. O princípio inteligente do animal não pode ser, no futuro, um obsessor de que o seviciou porque o animal não pode ter contato mediúnico com o homem e a obsessão não deixa de ser uma dolorosa, mas necessária forma de mediunidade.

21.Eu li casos em que animais (cães e, até, escorpiões) teriam cometido suicídio, isto realmente ocorre? Se sim, o que isto revela, na visão espírita? 

Resposta: Sim, há relatos dignos de confiança de animais que se matam. Creio seja um caso de depressão e esta hoje em dia se sabe provém por problemas de substâncias do cérebro.O animal poderia estar com tais problemas neurológicos. Conheci um gato que tinha crises de epilepsia.

22.Os espíritos inferiores podem influenciar os animais para que cometam crimes, prejudiquem alguém? 

Resposta: Não. No máximo meter medo ao homem a quem os espíritos inferiores querem atingir. Mas cometer crimes, acho que não.

23.Como o senhor explica a história de Maharaj Bharata e o veadinho, contada no Bhagavata-Purana, que faz parte dos Vedas. É uma história que os hindus consideram verdadeira sobre a metempsicose. Foi escrita por Vyasa, considerada a encarnação literária de Krishna. 

Resposta: Não conheço o texto hindu. Mas vindo da Índia, deve ser coisa relativa à metempsicose, teoria que o Espiritismo não aceita. Alcançada a fase hominal, de modo nenhum ninguém regride para ser animal.

24.Houve casos de materializações de animais, em sessões específicas para este fenômeno?

Resposta: Sim, já houve e no meu livro “A Alma dos Animais” eu dou exemplo disto.

25.O uivo dos cães é uma premonição, como muitas acreditam que seja?

Resposta: Não creio.O cão uiva por sentir-se solitário. Pede o carinho dos seus donos.

Extraído do site: http://casadeemmanuel.org.br

Nenhum comentário: