segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

MISTÉRIOS DA SERRA DA ARRÁBIDA





MISTÉRIOS DA SERRA DA ARRÁBIDA




Recordo-me de ter ouvido em tempos uma história muito interessante sobre um grupo de escoteiros da região de Setúbal que tiveram uma experiência insólita no interior da Serra da Arrábida onde penetraram através duma gruta (supostamente a conhecida 'Gruta do Abade')  e teriam caminhado por um túnel de vários kilómetros que, segundo se diz, atravessa a serra dum lado ao outro. Só que, a meio do  caminho, teriam encontrado algo muito estranho e fabuloso que os levou a manter segredo durante muito tempo daquilo que viram.
Com base no que conheço de vários outros episódios estranhos passados na Serra da Arrábida, e pretendendo escrever algo sobre o assunto, resolvi tentar saber junto do Corpo de Escotismo de Setúbal algo documentado sobre a história de muitos anos, ao que me disseram que nada possuiam em virtude de terem perdido imensos documentos aquando duma cheia na cidade há vários anos atrás, tendo ficado apenas esses relatos na memória dos mais antigos que teriam falado pouco do caso que no entanto foi passando e sendo conhecido vagamente.
Assim, indicaram-me então o escoteiro 'Nix' da zona de Azeitão onde me dirigi e estive falando com ele sobre o assunto, pois que segundo me disseram era o único mais antigo que poderia saber alguma coisa sobre o caso. Na verdade ele o confirmou por ter sabido também de outros escoteiros mais velhos que contaram essa história no interior da Serra da Arrábida, no tal túnel que o grupo de aventureiros pretendia atravessar.




Conta-se, pois, que a dada altura eles teriam visto uma luz ou claridade a certa distância que pensavam ser o final do túnel, mas quando lá chegaram viram que era um espaço enorme com várias construções de casas que pareciam ser duma povoação ou cidade antiga subterrânea abandonada e a luz ambiente vinha das próprias paredes luminiscentes da grande gruta onde se encontravam.
A história só seria conhecida muitos anos depois dessa experiência que os escuteiros viveram e  juraram manter segredo por motivos óbvios, para salvaguardar talvez o local de invasores ou ‘profanadores’ que o tomariam decerto com fins menos próprios, e quiçá muitas coisas destruiriam como de resto já se passou com algumas grutas ou passagens subterrâneas que foram encontradas nas pedreiras de Sesimbra, tendo sido dinamitadas de propósito antes que alguém da Arqueologia soubesse e causasse problemas na exploração do granito e calcário ali existentes. É o que se diz, não sou eu que acuso.
Doutro modo, conheço o que se passa por exemplo quando fazem rebentamentos nas Pedreiras e se repercute ondas no subsolo até à Qtª de El Carmen a vários kilómetros de distância, no lado Poente da Serra da Arrábida, onde não se consegue sequer abrir um poço por causa disso. As paredes racham, tal como acontece também com as da capela antiga ali existente, pertencente ao edifício residencial, pois as ondas se propagam e estremecem tudo na zona, devido à existência de túneis a certa profundidade.
Enfim, na conversa havida com o tal escoteiro 'Nix', vários casos de fenómenos estranhos ele me contou, sendo um deles quando se encontrava com um grupo na Serra, numa noite, a ver a chuva de meteoritos há uns anos atrás (muito falada na altura nos órgãos de comunicação social) e viu uma pequena "bola luminosa" vir na sua direcção, tendo batido nas rochas junto de si e saltitado várias vezes como se fosse uma bola de ping-pong e desapareceu completamente de sua vista.  Ele atribuiu a isso o facto da Serra ser uma zona fortemente magnética e teria atraido algo estranho que não soube explicar.
É curioso também haver no alto da Serra da Arrábida 3 cruzes em pedra (ver aqui) no sítio onde as nuvens de trovoadas se desfazem ou se afastam umas das outras como se uma força interna as forçasse a isso... É sabido também que o Convento está localizado sobre um 'triângulo magnético' com o vértice voltado para baixo, conferindo ao local uma poderosa energia que transmite boa sensação de paz e bem-estar a quem ali esteja!  De resto há uma capela dentro da área do Convento, chamada de "Bom Jesus" (ver aqui), onde as bússolas não funcionam lá dentro e por alguma razão ela foi construida naquele lugar..


 Também aparecem periodicamente, frente à Serra, "3 circulos luminosos" que já foram vistos várias vezes pelo próprio guarda do Convento da Arrábida (sr. Quirino) e por um grupo de pessoas na praia do Creiro (entre Galapos e Portinho da Arrábida), onde se encontrava na altura a conhecida escritora brasileira Gilda Moura, autora do livro "Extase - O Rio Subterrâneo".  Todos viram os "circulos" surgir do mar (como se viessem do fundo do Oceano) e desaparecem no céu entre as nuvens.
O facto é que precisamente naquela zona, próximo à entrada da barra de Setúbal, frente à serra, as bússolas deixam de funcionar como se houvesse ali um campo magnético muito forte a interferir. Também interfere nas transmissões via rádio, pois meu pai que foi Contramestre da Marinha Mercante me confirmou isso. Os barcos ali só se podem orientar pelos faróis da barra durante a noite e pelas bóias de sinalização durante o dia. O canal é o mais profundo da Europa, não se sabendo o que pode estar debaixo de água, como no interior da serra.
Também têm sido observados OVNIS no Rio Sado, à noite, como já foram testemunhados por várias pessoas que pescam próximo do Parque de Campismo e da Torre de Outão. Há mesmo o relato de pai e filho que viram um objecto luminoso sob as águas do mar, um imenso círculo que borbulhava à medida que se deslocava e teriam ficado paralisados algum tempo antes de poderem sair do sitio onde se encontravam. Tudo teria acontecido numa madrugada do mês de Julho/2002.
 Mais recentemente, em Abril/2011, um grupo de jovens escoteiros, viram algo no céu numa noite de sábado (por volta das 22 horas) quando estavam na serra da Arrábida. O responsável do grupo com quem contactei descreve o acontecimento do seguinte modo:
"Éramos um grupo de quase 30 pessoas  e todos vimos. O que vimos, dentro do que conseguimos explicar, a norte umas luzes que confundi com fogos de artifício, mas como não apagavam, rapidamente percebemos que não eram. As luzes eram verdes, amarelas, azuis, encarnadas, etc. E deslocavam-se para Sul, sempre ao mesmo ritmo/velocidade. Eram umas 22h. Inicialmente pensei tratar-se de balões de hélio com luzes mas como as luzes não se distanciavam umas das outras, teria que tratar-se de uma estrutura única. E circulava contra o vento, tinha que ter algum tipo de impulsão"....
Mas não me desviando do assunto inicial, que tem a ver com a história da 'gruta do Abade',  eu perguntaria quem teria escavado aquele túnel de vários kilómetros de comprimento e outros mais que bifurcam uns nos outros, com respiradouros para a superfície? E que construções estranhas eram aquelas desconhecidas que teriam sido habitadas em tempos por seres intraterrenos? Mais estranho ainda é o facto de se dizer que as Serras da Arrábida e Sintra estão ligadas uma à outra a vários kilómetros de profundidade (17 Km pelo que se diz), passando muito abaixo do Rio Tejo, sendo ambas  'ôcas' por dentro como se sabe.
Já agora, que dizer do misterioso desaparecimento do jovem João Tiago (escuteiro caminheiro) que foi visto pela última vez na zona do Portinho da Arrábida e até hoje não apareceu, nem o cadáver, nem a bicicleta que levava com ele? Lembro-me que participaram na busca centenas de pessoas (Bombeiros, GNR, Escuteiros e populares) que procuraram por toda a zona o jovem que nunca chegou a aparecer.  
Por fim, há mesmo quem conte ter sido 'raptado' várias vezes na serra  sempre às quinta-feiras  por um extraterrestre, de quem se tornou amigo...
Outros mistérios ocultam a "Serra-Mãe" (assim a tratava o poeta Sebastião da Gama) onde o próprio Frei Agostinho da Cruz (o poeta arrábico) terminou seus dias e escreveu sobre ela o seguinte:
Alta Serra deserta, donde vejo
    As águas do Oceano de uma banda,
    E de outra, já salgadas, as do Tejo.

Aquela saudade, que me manda
    Lágrimas derramar em toda a parte,
 Que fará nesta, saudosa e branda?

  Daqui mais saudoso o Sol se parte;
       Daqui muito mais claro, mais dourado,
   Pelos montes, nascendo, se reparte...
                                                                                                               
                   
     
Notas herméticas:   
(de Rui Palmela e Dr. Vitor Adrião)        
     A gruta em questão parece localizar-se na "Mata do Solitário" no seio da serrania. Há uma outra bem conhecida (A Lapa do Médico) que fica próximo do Convento na "Mata Coberta" já explorada por grupos de escuteiros de Setubal e Pinhal Novo que encontraram datas de 1909 e 1917 de outros grupos, sabendo-se que há datas anteriores.  
     Com efeito,  já se escrevia numa Revista muito antiga, sobre as entranhas da Serra da Arrábida, o seguinte:  "há na serra muitos e profundíssimos algares, o mais falado e medonho está no caminho que vai para a Nossa Senhora do Carmo, onde chamam Vale Bom, e segue 7 kilómetros por baixo de chão até sair no sítio da Água Branca. Algar quer dizer cova, sorvedouro ou brejo profundo". (Revista O Domingo Ilustrado, nº 199 - vol. 4, 1900.)
     Quanto às construções estranhas que o grupo de escuteiros teriam visto e lhes parecia uma cidade antiga, desabitada, cuja luz ambiente vinha das paredes da própria gruta, isso dá fé à narrativa de um verdadeiro encontro JINA, pois poderia muito bem em tempos idos sido habitada pelo povo de BADAGAS, habitantes intraterrenos de um dos 3 reinos subterrâneos, o mais próximo da superfície, conhecidos nos meios ocultistas.
     Isto leva à fábula etnogénica recolhida e divulgada por Santo Isidro de Sevilha, acolhida na Crónica do Mouro Razis, transmitida à tradição monástica portuguesa quinhentista e  meados de seicentos, exposta por eruditos de nome como Manuel de Faria e Sousa no livro Europa Portuguesa - vol. I, IX, perpetuada por Frei Bernardo de Brito in A Monarquia Lusitana, Cap. I, XXII, quanto a Setúbal ser fundação bílbica do neto de Noé, UBAL, que escolheu as imediações do Cabo Espichel para fundar essa cidade, iniciando assim após o Dilúvio o povoamento  de toda a Hispânia.
     Por outro lado, UBAL tem relação com TUBALCAIM e a tradição ctónica da forja subterrânea do "Ferreiro" ou SERAPIS que forja os metais com os fogos do Seio da Terra. Há nisto algo de Saturno (Ctónico) e Marte (Metalúrgico), e não será por acaso que a herança arquetípica disso chegou à actualidade, onde os melhores metalúrgicos do País sediavam-se em Setúbal que, tal como os antigos Fenícios deste lugar, consertavam e construiam os navios que se faziam ao largo em rotas transcontinentais, indo mesmo até às Américas!...  Por outro lado, sabe-se que os primeiros habitantes da Serra da Arrábida foram os SÁRRIOS, de que subsistem vestígios de fortificados em vários cabeços da serra.
    Estes Sárrios proto-históricos terão depois sido aglutinados pela cultura Romana e da sua época subsiste a memória descritiva de André de Resende (um seiscentista) em suas "Antiguidades da Lusitânia", em Setúbal, a antiga Cetóbriga, a Igreja de Stª Maria de Tróia foi levantada sobre o primitivo templo de Júpiter Amon, de que sobrou só o alpendre. Também na ponta do Outão foram descobertas em 1644 as ruinas dum outro templo consagrado a Neptuno (Deus dos Mares), enquanto no chamado monte Tormoinho existem ruinas dum outro templo que se diz consagrado a Apolo (SOL). De ambos os templos há provas arqueológicas documentadas.
     Quanto ao "Triângulo Magnético" da Serra sobre o qual se situa o Convento da Arrábida, com o vértice voltado para baixo, aponta 3 direcções: S. Lourenço de Azeitão, Setúbal e Tróia, estando a Lapa de Stª Margarida no sopé subterrâneo da Serra como se fosse um 8º Templo a que se chega após passar pelas 7 Ermidas que descem a encosta numa ‘via sacra’ como se fossem os 7 dias da semana para esta mesma, os “7 Degraus da Escada de Jacob” referidos na Bíblia, ou os 7 Dhyan-Choans (Seres Ascencionados) ou os 7 Arcanjos Planetários, ou as 7 Cidades Aghartinas, cuja 8ª é Shamballah, no seio da Terra, o que confere simbolicamente com a localização subterrânea da Lapa de Stª Margarida, vértice principal do triângulo invertido, este considerado por Saint-Yves de Alveydre como o "Triângulo de Maria", e algo mais que tem a ver com o 3º Logos ou Espirito Santo no seio da Matéria.   É por esta razão que está uma Cruz de Avis sobre a entrada  da Gruta da Lapa de Stª Margarida, cujas fotos pode ver em baixo:



Visite a seguir :

Nenhum comentário: