segunda-feira, 30 de agosto de 2010

METAFÍSICA (O QUE VAI ALÉM DO FÍSICO) - PARTE II

METAFÍSICA

(O QUE VAI ALÉM DO FÍSICO)

- PARTE II




Queridos Amigos.



Na sequência do explanado na Parte I desta entrega, vamos abordar o outro lado da moeda.

Recordo o significado de algumas facetas básicas da metafísica:

- Esoterismo - É aquilo que constitui a essência das coisas e dos seres; a razão de ser e de existir. É aquilo que transcende o físico. Permanente e invisível, é no entanto a Essência Divina que faz parte de todos os seres.

- Exoterismo - É o que se refere à parte externa de qualquer objecto, fenómenos visíveis existentes no universo, e nos seres. É aquilo que é percebido pelos sentidos físicos como manifestações no mundo da matéria e que possam ser observadas.

Assim:

Esoterismo é aquilo que é permanente

Exoterismo é aquilo que é impermanente ou transitório.

- Ocultismo – É o estudo das Ciências Ocultas – Conhecimentos milenares, pedras basilares das grandes civilizações do passado, ás quais apenas os Iniciados tinham acesso, num processo selectivo baseado na tentativa da preservação da pureza dos conhecimentos e na sua correcta utilização.

- Misticismo – É a qualidade ou característica daqueles cujos canais mediúnicos captam, recebem vibrações subtis de outras realidades dimensionais.

Espírito - É o raio da ascensão, é o mediador que nos trás os anseios e as directrizes da Alma e transporta até Ela as nossas vitórias.

No “Pai” temos a Fonte Primordial

No “Filho” o que Deve Ser Criado

No “Espírito” temos o seio que nutre, a mão que guia, o colo que acolhe, a “Mãe” (a componente que por séculos foi banida da Trindade),

O Sagrado Feminino

Nenhum Ser é isento da Componente Espiritual. Cada missão de vida faculta-nos os meios ao reconhecimento, utilização e expansão da mesma.

Nestes maravilhosos tempos de mudança, em que as escolhas são individuais, gera-se ainda confusão na assimilação dos conceitos descritos.

A ignorância campeia entre as ciências recentes em relação ao imensurável conhecimento e saber que as ciências milenares podem, e vão aportar á humanidade.

O descrédito é sempre a atitude que nos “salva” quando não conseguimos integrar algo que o nosso conhecimento ignora.

Cada Ser tem ao seu alcance os meios necessários á abordagem metafísica, apropriada ao seu patamar evolutivo.

Cabe também a cada Ser, abrir-se á fusão com o seu Espírito, sem dogmas, nem superstições. Estar além da actual racionalidade cientifica limitativa, e estar ainda mais além da onda mercantilista com que alguns pseudo-espiritualistas criaram o negócio da venda de espiritualidade.

Espiritualidade não se compra ou vende, é-se espiritual no labor da expansão da nossa supra - consciência. Sendo este um trabalho individual que se acelera pelo auto-conhecimento, pela postura do dia-a-dia, pelo estudo, pela interiorização/meditação dos nossos sentires além do físico.

Recordo as palavras de um mestre que dá a seguinte comparação:



Num tanque com água, podemos colocar um balde, no entanto, este só se afunda/integra na água do tanque, se o enchermos gradualmente dessa mesma água, até que repleto da mesma, ele fica a fazer parte dessa expressão cósmica que é a água.



Assim, sem pressas, nem medos, vamos procurar encher o nosso balde com gotas de saber, e devagarinho tornar a nosso viver integral, e integrado na Unicidade do Cosmos, no Tudo O Que É.



Abraço fechado,

A.

Nenhum comentário: