quinta-feira, 29 de setembro de 2011

MULHER E HOMEM, SAGRADO COMPLEMENTO

MULHER E HOMEM, SAGRADO COMPLEMENTO

Geraldo Dall’Agnese Jr. - Comunicólogo Publicitário, Educador Terapeuta, Março de 2011.



Mulheres e Homens geram Mulheres e Homens. De geração em geração é assim. Não é possível existir a mulher sem o homem, nem o homem sem a mulher. Temos todos um coração, onde uma Sensível Razão – o AMOR – vive o movimento de toda a Vida que nos cerca.

Por isso, podemos dizer que, antes mesmo de uma família de carne, somos uma Família Sagrada, com todas as coisas e seres na Terra. Desde a origem do ser humano sobre a
Terra, somos necessários uns aos outros. A Família vai além de nossos laços de sangue. Já foi-nos dito: “Quem são minha mãe e meus irmãos senão aqueles que fazem a Vontade de meu Pai que está nos Céus?”

Mestre Jesus indica, claramente, que a Família Sagrada deve estar em sintonia com a Vontade do Pai – o Espírito de Deus que sopra dentro de nós. Mas Que Espírito de Deus é este?

Ora, sabemos de CINCO PALAVRAS que resumem a Vontade do Pai. São reverenciadas e praticadas, por homens e mulheres de elevado espírito ao longo da história humana.

A primeira dessas palavras é UNIÃO - A Vontade do Pai É União.

A segunda delas é AMOR - A Vontade do Pai É Amor.

A terceira delas é VERDADE - A Vontade do Pai É Verdade.

A quarta delas é PAZ - A Vontade do Pai É Paz.

A quinta palavra é BOA AÇÃO, A Vontade do Pai É Boa Ação.

Se o espírito que sopra (dentro ou fora de nós) promove separação, medo, mentira, guerra e maldade, é contrário à Vontade do Pai e nega, portanto, o Espírito de Deus. Tudo que promove separação, medo, mentira, guerra e maldade, não têm o sangue real da Divindade em nós. Estas CINCO PALAVRAS DE ORDEM são o Sangue Divinal que corre nas veias dos que fazem parte da Grande Família de Deus.

Olhemos para nossos pés. Sem dúvida, nossos pés são diferentes dos pés de quem está ao nosso lado. Somos iguais e felizes porque todos temos pés. E mesmo alguns que não têm pés, se estiverem na Vontade do Pai, serão felizes. Mas nossos pés também são diferentes, não é mesmo? Ora, é que caminharam uma vida diferente. Ninguém consegue viver a vida do outro!

Olhemos agora para O CORAÇÃO MESTRE. Todos nós estamos olhando para este mesmo ponto,
aqui. Mas nem todos estão pensando a mesma coisa sobre o que estão olhando. Somos diferentes também em nosso jeito de pensar. Um monge budista disse: “Somente antes de pensar é que somos todos iguais.”

Então, desde que nascemos e até mesmo antes, através de nossos ancestrais e de toda a Terra, vivemos diferentes realidades umas das outras. Sofremos diferentes dores e dissabores... e nos alegramos quando passavam. Fica claro que cada um vive diferentes experiências, o que nos faz ver o mundo de maneiras diferentes.

E será que isto, hoje, ainda é assim? Claro! E sempre será assim.
Mas também temos influências sociais e culturais de massa que exercem grande força de direcção sobre nós: costume e tradição, política, moda, religião, jornal, televisão, rádio, novela... todas estas coisas actuam com suas forças sobre nós e nossos relacionamentos. É assim neste Encontro de hoje aqui, nesta oficina em que estamos presentes..

Buenas… quando a Visão das influências sociais e culturais de massa nos oferece conteúdos que estimulam isolamento, desamor, falsidade, competição, ciúme, intrigas, então esta Visão está negando a Imagem Divina e Saudável que todos necessitamos para viver felizes e integrados na comunidade. Podemos ter sérios problemas se nos alimentamos todos os dias destas fontes. É sábio alimentar-se em fontes que nos
inspirem a UNIÃO, o AMOR, a VERDADE, a PAZ E e a BOA ACÇÃO.

Neste mundo existem muitos interesses. Interesses acabam por dividir comunidades em grupos que se combatem e se fazem infelizes.
Muitos defendem que homens e mulheres sejam iguais (sim, essencialmente como um ser humano, sim). Porém esta palavra “igual” é, na maioria das vezes, muito mal utilizada. É colocada inapropriada mente e gera inverdades e fantasias, fazendo com que homens e mulheres disputem igualdade entre si em campos em que ela não é possível: especialmente, uma igualdade exigida no campo do comportamento humano.
Isto não é possível – mulheres e homens são bem diferentes aqui.

Nosso comportamento é construído por diferentes situações e desafios.

Uma criança, quando se torna jovem, logo descobre a diferença entre homem e mulher, mulher e homem – isto acontece de maneira natural.

Sugiro uma palavra mais adequada: esta palavra é COMPLEMENTO.

Mulher e Homem são COMPLEMENTOS. A palavra COMPLEMENTO inclui nossas diferenças em comportamento e nossa igualdade de essência como ser humano. Homem e mulher se COMPLETAM.

Refletindo assim, podemos ir mais longe: em verdade, todas pessoas se COMPLETAM. Todos nós nos precisamos e todos nós nos libertamos uns nos outros. Devemos evitar as ideias que são contrárias a esse modo de ver, pois assim todos vamos voltando a confiar uns nos outros. Somos UM ÚNICO e ENORME ORGANISMO chamado Sistema Terra de Vida. Ficar medindo forças uns contra outros nos desgasta e destroi. Caem em ruína casamentos, famílias, comunidades e sociedades. A idéia que somos separados uns dos outros é uma idéia enganosa e vai contra a Vida e contra nós mesmos. É inapropriado
pensar: “Cuido de minha família de sangue e o resto que se dane!” Não temos como nos isolar do resto!

Nossa família de sangue está dentro do resto… não é difícil de entender isso.
Tudo que põe mulher contra homem e homem contra mulher não é divino e nem sábio. Não
respeita a Vida fluindo em Bem-aventurança para todos. Estimular desconfiança uns nos outros, é estratégia de alguns interesses que querem nos separar para melhor nos controlar e manipular. “Dividir para controlar” – esta é a estratégia de todos aqueles que vão contra Deus.

É importante evitar, também, dentro de nós, este pensar:

- “Eu não preciso dele!” - “Eu não preciso dela!”

Este pensamento separa homens de mulheres que, naturalmente, se atraem. Colocando-nos contra as forças da natureza, enfraquecemos e adoecemos. Somos presas fáceis daqueles que não nos querem ver como irmãos, mas sim como escravos.
O Movimento Escoteiro tem um dizer: “Um por todos e todos por um. Uma vez escoteiro, sempre escuteiro!” Todo escoteiro faz uma promessa para outros escoteiros: “Ser fiel a Deus, à Natureza e ao Próximo”. Este movimento já tem mais de 100 anos.

Toda a nossa força está na nossa União. A Verdadeira União só é possível no Amor. Pensemos:

Se permitimos nos separar uns dos outros, homens de mulheres, então uma carência, natural de companhia se estabelece em nossas vidas. Nós tentamos - em vão - preencher esta carência desgostosa com outras formas de prazer, com maus hábitos e vícios e com consumo de coisas. Quando não temos boa companhia, segundo pesquisas de comportamento:

- os homens tendem a buscar o prazer e fuga em vícios e maus hábitos;

- mulheres tendem a procurar prazer refugiando-se no trabalho e no consumo de coisas.
Vamos fazer um esforço para olharmos mais profundamente - dentro de nós. Podemos perceber que o que nos preenche verdadeiramente é quando nos amamos uns aos outros… quando podemos dar e receber carinho, proteção e cuidado. Mulher e homem, criança e velho, jovem e adulto, sábio e ignorante, TODOS precisam desta amorosidade que cuida e protege – que respeita e não julga jamais. O amor é esta substância invisível no Universo que nos preenche de Clara Luz e Bem- aventurança para todos.

No Projeto VID, Aprendizados para o Bem-viver, temos um norte:

“Sinta AMOR e todo o seu ser sentirá o AMOR.

Pense AMOR e todo o seu ser pensará a VERDADE.

Mova-se em AMOR e todo o seu ser terá PAZ.”

Então, por que insistimos em amar COISAS e cair em VÍCIOS que não nos podem dar amor? Um carro, um vestido novo, uma televisão… compras, festanças, dinheiro… tudo isso nos auxilia a viver alguns momentos, mas nada dessas coisas pode nos dar amor. Como podemos dar amor se nos relacionamos com coisas e situações das quais não recebemos amor? O amor só é possível quando nos comportamos como seres divinos. O amor só é possível entre pessoas e seres que tem vida! Quando nos relacionamos bem com pessoas, com natureza, com animais e vegetais, nada nos faltará. Nunca! Se cuidarmos bem, sem maltratar as pessoas, os animais, sem envenenar e depredar a natureza, jamais passaremos necessidades! A Lei das Leis é: Ama teu próximo divinamente COMO a ti mesmo.

Acredito que agora compreendemos por que é sábio dizer: MULHER E HOMEM: SAGRADO
COMPLEMENTO.

Nenhum comentário: