segunda-feira, 26 de setembro de 2011

TEMPERATURA GEOMAGNÉTICA E AURORAS BOREAIS




TEMPERATURA GEOMAGNÉTICA E AURORAS BOREAIS

Tradução: lhas3126@yahoo.com.br

FONTE: http://www.spaceweather.com/

Tempestades magnéticas criam o show das auroras boreais, as luzes do norte (e às vezes também no hemisfério sul em altas latitudes)

Auroras pés: A intensa atividade solar está pegando esta semana e mês, e ninguém tem uma visão melhor de seu efeito sobre a Terra do que a tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS). Durante uma tempestade geomagnética no último dia 17 de setembro os astronautas gravaram um filme imperdível de auroras dançando sob os seus pés dentro da ISS:
VER IMAGENS ESPETACULARES EM: http://www.spaceweather.com/swpod2011/22sep11/media.mp4

Tomadas sobre o Oceano Índico Sul, o filme abrange um período de 23 minutos, das 17:22:27-17:45:12 GMT em 17 de setembro.

Note como o baixo-ventre da estação espacial fica verde a partir da luz refletida da aurora abaixo nos céus da Terra. Além disso, à distância, aparece a brilhante estrela Sírius, (o ponto mais brilhante acima do painel solar da ISS no canto direito superior da foto) a principal estrela da Constelação do Cão Maior (Canis Major) e a Constelação de Orion o Caçador (aparece a parte superior do conjunto com as três estrelas do Cinturão - no Brasil conhecidas como as Três Marias) bem no centro da foto que pode ser visto como crescente pela primeira vez no céu noturno.

A tempestade solar, que registrou um moderada índice de classe 6 na escala de 0 a 9 K-index escala de distúrbios geomagnéticos, foi causada por uma ejeção de massa coronal (CME) que atingiu o campo magnético da Terra. Foi apenas um rude golpe, mas com CMEs que muitas vezes é suficiente para provocar auroras brilhantes em ambas as extremidades da Terra (normalmente nas altas latitudes dos pólos). A estação espacial estava voando sobre o hemisfério sul no momento da exibição. Observadores no hemisfério norte viram isso também .

Uma tempestade semelhante poderia ser no futuro próximo esta semana. Outra CME está se dirigindo em direção à Terra, e parece provável que desferir um golpe olhando em 22 de setembro por volta das 23:00 UT. Observadores do céu acima e abaixo deve estar alerta para auroras.
ALERTA PARA AURORAS BOREAIS DE ALTA LATITUDE: A Terra está entrando em uma corrente de vento solar magnetizado soprando à velocidade de 500 km / segundo (1.800.000 km/hora), e o encontro com o campo magnético do planeta esta agitando uma intensa atividade geomagnética em torno do Círculo Polar Ártico. Os observadores do céu noturno nas altas latitudes (mais próximas ao norte) devem estar em alerta para as auroras boreais.

Abaixo: O fotógrafo Spencer Antony relatou "uma exposição surpreendente" sobre a região de Enontekio, na Finlândia:



"Eu estava liderando um grupo de fotógrafos que vieram do Reino Unido e estávamos decididos a nos dirigir para o interior a partir de Tromso para superar as nuvens", diz Spencer. "A exposição que testemunhamos foi absolutamente incrível. Nunca havia visto essa cor na aurora boreal antes."

MAIS FOTOS...
Salluit, Nunavik, Quebec, Canada
Details:
(Bem vindos à melhor estação para Auroras Boreais...Uma noite perfeita) Welcome to the best season for auroras !!! Tonight, 10/10... a perfect night ! Details : Canon EOS 5D Mark II, Zenitar 16mm fisheye f 2.8, 4000 ISO, 2-15 sec. exp.




CANADA



CANADA



CANADA

Nenhum comentário: