quarta-feira, 19 de agosto de 2009

**MOMENTO DE APRENDIZADO (12) - A MORAL HUMANA‏

**MOMENTO DE APRENDIZADO

(12) - A MORAL HUMANA‏



1. - QUE É A MORAL?

É a linha de conduta regula e do Ser humano.

2. - PODE A MORAL DE UM SER HUMANO SE MODI­FICAR NO CURSO DE SUA EXISTÊNCIA?

Sim, conforme:

a) A educação que ele recebe.

b) A instrução das coisas Espirituais, que diminui sua ignorância da VERDADE.

c) Sua própria experiência.

- QUE É QUE PODE DESVIAR UM SER HUMANO DA BOA CONDUTA?

a) O meio pervertido no qual ele se encarna.

b) A falta de VONTADE.

c) A má companhia.

d) A ignorância do BEM.

4. - ENCONTRAMOS PESSOAS POUCO INSTRUÍDAS MAS PRATICANDO UMA BOA MORAL?

Sim. São geralmente almas já evoluídas que, antes de se encarnar, escolheram o meio onde viver para depurar o que lhes resta de Karma, por meio de maiores dificuldades. Elas recebem as intuições para bem viver e extraem a energia do seu subcons­ciente.

5. - COMO EXPLICAR ESSE FENÔMENO?

A medida que o mental inferior e o astral de um indivíduo se desembaraçam de suas impurezas, o corpo mental superior e o corpo CAUSAL se tornam cada vez mais LUMINOSOS; isto se salda mediante uma grande ascendência do bem sobre o mal na vida do indivíduo.

6. - PODEM ALGUNS MATERIALISTAS TER UMA VIDA MORAL EXEMPLAR?

Encontram-se freqüentemente: são almas que têm tido encarnações marcadas por alta espiritualidade e a quem se permite reviver num meio ateu a fim de impedir que o nível moral caia muito baixo (eles estão em missão na Terra sem ter consciência disso).

7. - QUAIS SÃO AS INFLUENCIAS QUE ATUAM SOBRE 0 SER HUMANO ANTES QUE ELE ENCARNE?

Ele se encarna freqüentemente num meio cujos conviventes o fizeram sofrer ou a quem ele fez sub­meter-se ao Karma. Nesse momento lhe são mostra­das as fases do que Ihe resta purificar e ele próprio pede, muitas vezes, para voltar à Terra a fim de reparar suas faltas.

NA PRESENÇA DE JESUS, ele torna certas reso­luções, mas será bem sucedido ou fracassará con­forme o grau de sua vontade e a submissão que tiver para seguir as intuições dadas por seus guias espirituais.

É o que faz alguns dizerem que o ser humano vem ao mundo bom mas a sociedade o faz mau; ele se reencarna com boas resoluções mas torna a cair por falta de vontade ou de educação.

8. - QUAL É A VERDADEIRA MORAL?

É aquela que está ligada aos princípios DIVINOS.

9. - HÁ DIFERENTES ESPÉCIES DE MORAL?

Sim. Cada religião, cada povo, cada filosofia possui sua própria moral, baseada na lógica de suas leis, de seus decretos e de seus dogmas.

10. - OS CONCEITOS DE MORAL SÃO COMPLETOS E PERFEITOS?

Não, porque são criados e interpretados por criaturas imperfeitas, já que a perfeição pertence a Deus somente.

11. - É PERIGOSO ENSINAR UMA MORAL IMPER­FEITA?

Sim, porque de um lado, se ela é dada à juventude, esta pode ser levada a adquirir maus hábitos; de outro lado, uma vez tornada adulta, essa multidão não saberá se conduzir corretamente.

12. - É O SER HUMANO RESPONSÁVEL PELAS DECI­SÕES QUE ELE TOMA?

Sim, porque ele possui um livre arbítrio.

13. - QUE É O LIVRE ARBÍTRIO?

É a liberdade que possui o ser humano para dirigir seus pensamentos, seus sentimentos e os atos deles decorrentes, num sentido que ele julga ser bom, segundo seu grau moral.

14. - É O SER HUMANO LEVADO A ORIENTAR MAL SEUS PENSAMENTOS E SEUS SENTIMENTOS?

Sim.

a) se sua moral é desusada e primitiva;

b) se a ignorância cobre seu julgamento, no mo­mento de bem conduzir o ato respectivo.

15. - EXISTE PERIGO EM EMPREGAR MAL SEU LIVRE ARBÍTRIO?

Sim. Sobretudo quando se ocupa um posto de altas responsabilidades. Pode-se arrastar um grupo de humanos para a felicidade ou para a desgraça, conforme a decisão que se Ihe impôs.

16. - É O LIVRE ARBÍTRIO, UMA BOA COISA?

Dele é que depende o avanço ou o recuo da huma­nidade. Ele está ligado ao senso moral daquele que o usa. Um ser humano pode ser livre ou escravo, segundo o grau de adiantamento de seus dirigentes. Um ser humano que não está no cimo ou na base de uma hierarquia é levado a dar ordens ou a rece­bê-las; se ele determina os atos de seus subordina­dos, seus atos são determinados pelo livre arbítrio de seus superiores.

17. - EXISTE O LIVRE ARBÍTRIO EM TODA PARTE NO COSMOS?

Não. Quando o indivíduo chega, por seu progres­so, aos planos de Luz, DEUS Ihe retira o livre arbí­trio; ele não tem mais necessidade disso porque, nos planos de Amor Divino, não existe recusa. O indivíduo responde afirmativamente a todas as missões para as quais é solicitado pelos MESTRES.

18. - COMO SE DEVE AINDA COMPREENDER A NECESSIDADE DO LIVRE ARBÍTRIO?

a) Quando se compreendeu o sentido da boa moral, decide-se não mais fazer mal.

b) Alguns humanos, ainda pouco evoluídos, só pen­sam em agir contra a sociedade; são necessários seres mais adiantados, tendo mais poderes, para determinar seus atos e operar sua correção pelo exemplo, porque eles próprios devem fazer uso do seu livre arbítrio para inverter seu comporta­mento.

19. - PODE-SE DEDUZIR QUE O LIVRE ARBÍTRIO DE ALGUNS SE TORNA O DETERMINISMO PARA OS OUTROS?

Num certo sentido, sim. Mas a dificuldade reside no fato de que é preciso sempre agir de tal maneira que o ser que se quer DETERMINAR ACEITE a coisa por si mesmo, a fim de que possa usar o seu livre arbítrio para agir. E preciso notar que os Mestres nos ensinam que o livre arbítrio é SAGRA­DO em todos os planos em que está em vigor; é uma manifestação da infinita bondade de DEUS que deixa somente ao ser humano o direito de decidir se ele quer evoluir na direção da verdadeira felicidade ou se quer se comprazer na felicidade fictícia da Terra. Existem, com efeito, humanos que acreditam que são felizes durante sua vida terrestre, quando a doença os espreita a todo instante e outros a seu lado sofrem, sem que sua atenção seja atraída por esse triste estado.

20. - QUE É O DETERMINISMO?

A criação de uma lei é um determinismo, que obriga os humanos a agir nos limites daquilo que ela impõe.

Quando as leis são aceitas, advém uma Paz que depende da perfeição dessas leis.

Se as leis são rejeitadas, isto conduz às revoluções, aos conflitos e às guerras, segundo a sabedoria das pessoas que as discutem.

21. - É, O DETERMINISMO, UM BEM OU UM MAL?

Ele pode ser proveitoso se está a serviço do bem:

a) porque obriga os humanos a respeitar a ordem estabelecida;

b) ele exige uma parte de boa vontade para respei­tar as regras estabelecidas;

c) o sofrimento moral que isto acarreta, para aque­les que não têm o hábito de obedecer, contribui para o seu progresso espiritual.

CONCLUSÃO:

O livre arbítrio e o determinismo são o resultado da imperfeição da humanidade obrigada a se reen­carnar num planeta físico para purificar seu KARMA pelo sofri­mento e pela experiência.

Nenhum comentário: