quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O QUE FAZER NESTES DIAS?

O QUE FAZER NESTES DIAS?



Por: João Alberto Costenaro

Enquanto alguns vendedores estão no pico máximo de atividade, outros não conseguem mais fazer nada de produtivo.

O que faz um vendedor quando no fim e início do ano não consegue falar de negócios com ninguém, e o ambiente está mais para festividade que para fazer negócios?

Em primeiro lugar, é muito importante que ele tenha previsto que isso iria acontecer, do mesmo jeito que acontece todos os anos. Caso contrário vai ficar faltando venda na cota do mês. No lugar de festa vai ficar um gosto amargo de derrota.

Em segundo lugar, é um momento valioso para estreitar relações com clientes. Nestes últimos dias do ano os corações estão mais preparados para receber elogios e agradecimentos. Este é o momento de reforçar relacionamentos. Para isso basta um pouco de atenção especial.

1. No lugar de centrar-se em você e em seus sentimentos, suas compras, presentes, etc., centre-se nos sentimentos e interesses dos seus clientes. Não caia na armadilha de dar atenção especial só para os mais amigos. Aproveite o período para estreitar relações com os mais importantes no tocante a volume de negócios.

2. Comunique-se pessoalmente ou ao telefone com quantos clientes puder, sempre priorizando pela importância nos negócios. Neste caso não fale de negócios.

3. Mesmo que a empresa já tenha enviado cartões para todo mundo, faça comunicações de felicitações e agradecimentos personalizadas para seus melhores clientes. Eles merecem esse pequeno gesto e perceberão a diferença.

4. Se for enviar cartão em papel, faça mensagens manuscritas, mesmo quando sua caligrafia não for boa; são a prova da individualização. Diga alguma coisa mais do que “Feliz Natal e Próspero Ano Novo”. Se não souber a religião do seu cliente, não o felicite pelo Natal e sim pelo novo ano.

5. Se for fazer pela internet, escreva uma mensagem simples, mas pessoal.

6. Se tiver brindes, entregue-os pessoalmente. Aproveite para conversar com pessoas de cargos superiores a seus contatos. Observe que o brinde deve ser de utilidade para o cliente. Não adianta levar um vinho popular para um diretor de empresa de gosto sofisticado. Quando são de boa qualidade, agendas e calendários de mesa servem para todos.

Assim, estes dias que parecem mais uma festa servem para pavimentar o caminho do novo ano que começa logo ali.

Boas Festas para você!

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