sexta-feira, 19 de agosto de 2011

SECA NA CHINA AUMENTA PREOCUPAÇÕES COM O ABASTECIMENTO MUNDIAL DE GRÃO



SECA NA CHINA AUMENTA PREOCUPAÇÕES COM O ABASTECIMENTO MUNDIAL DE GRÃO

Fonte: http://www.reuters.com/article/2011/05/26/us-china-drought-grains-idUSTRE74P2KA20110526

Por Xiaolu Thukral e Zheng Naveen - CINGAPURA / PEQUIM | qui 26 de maio de 2011 07:07 BRT


Tradução: lhas3126@gmail.com

(Reuters) - Uma seca prolongada na China pode atingir produção de grãos nas principais regiões de cultivo, apertando ainda mais os estoques globais e exercer uma pressão ascendente sobre os preços, mas os ainda abundantes estoques de trigo da produção nacional vai agir como um amortecedor e manter os volumes de importação baixos, por enquanto.

Os analistas do mercado de grãos estão acompanhando muito de perto o clima na China, buscando indícios para qualquer choque de oferta futura dos mercados de grãos, que poderia alimentar uma corrida ainda maior nos mercados de milho e do trigo futuros, nos EUA (que afeta os preços no mundo todo) já excitado pelo clima muito desfavorável para a safra de grãos nos Estados Unidos e também na Europa, após um inverno muito rigoroso com excesso de queda de neve no hemisfério norte.

"Algumas regiões da China estão sofrendo com clima muito seco e se houver quebras de safra nessas regiões produtoras da China deveremos saber para que parte do mundo que eles vão olhar no mercado global de suprimentos" para se abastecerem (N.T. - O Brasil é um pais grande produtor de grãos que esta passando incólume em relação a produção de alimentos sem ser afetado por graves problemas climáticos), disse Luke Mathews, estrategista de commodities do Commonwealth Bank of Australia em Sydney.

"Eles vão ter que olhar para a América do Norte e para a Europa e há uma quantidade significativa de preocupação particular se esses países serão capazes de satisfazer essas necessidades." O Chicago Board of Trade (preço médio internacional do) de milho subiu 80% desde o início de maio do ano passado, enquanto o trigo aumentou cerca de 50%. Só na semana passada o milho e do trigo saltaram mais de 10% em seus preços com as expectativas de um aperto global de suprimentos de grãos de uma maneira geral.



Um fazendeiro olhando para as pequenas e secas plantas de trigo em um campo seco no mês passado na província chinesa de Shandong.


PREOCUPAÇÕES COM A PRODUÇÃO DE GRÃOS E OS BAIXOS ESTOQUES GLOBAL

A semeadura da cultura do milho no tempo oportuno é fundamental para um ótimo rendimento necessário para repor as fontes e depósitos de grãos dos EUA que são projetadas para o seu nível mais baixo em 15 anos, em meio à forte demanda dos criadores de gado, os fabricantes e exportadores de etanol. Cerca de 80% da colheita de milho dos EUA foi plantada, de acordo com os EUA do Departamento de Agricultura, mas a previsão de novas chuvas nesta próxima semana são esperadas com a paralisação do final das semeaduras de milho.

Chuvas no norte da região de Planície nos EUA (que causaram as cheias recordes na bacia dos Rios Missouri/Mississipi) puseram plantações de trigo da primavera em atraso, com a semeadura de apenas 34% concluída no principal estado produtor de trigo, a Dakota do Norte, a partir de um ritmo normal que deveria estar em 85%.

PREVISÃO DE INFLAÇÃO PARA o MILHO,

Órgãos do governo chinês tem previsão de produção de milho para 2011 subindo para um recorde de produção de 181,50 milhões de toneladas devido ao aumento da área cultivada, mas analistas disseram que será uma meta difícil de alcançar. "O nível de 180 milhões de toneladas por ano/safra é um gargalo, e a previsão do mercado em geral, que ainda está por vir, deve ser menor do que a previsão do governo chines", disse um analista da consultoria da China milho. Os preços do milho da China bateram um recorde histórico de alta em março. Isso, junto com as reservas de milho em baixa, tornou difícil para Pequim de arrefecer os aumentos de preços dos alimentos, elevando a taxa de inflação do país para um total de 32 meses seguidos de alta em março.

Os preços dos alimentos caíram 0,4 por cento em abril, em relação à Março, mas aumentou de 11,5% superior ao mesmo mês do ano anterior. [ID: nL3E7GB0H2] "Os suprimentos globais de milho estão extremamente apertados e os mercados do mundo está apostando em aumentos significativos na produção", disse Mathews. "As autoridades chinesas estavam sugerindo uma elevação da área de produção local e eles vão precisar cada pedacinho de terreno cultivável."

O Barclays Capital advertiu que os recentes incidentes climáticos extremos criaram riscos ascendentes para a inflação de alimentos para o segundo semestre de 2011, citando a China como uma das áreas de grandes preocupações. "As condições de seca, como na bacia do rio Yangtze e Shandong, no leste tendem a pesar sobre a produção de comida chinesa e um aumento de demanda de importação", disse o banco em um relatório.

"Shandong recebeu apenas 12 milímetros de chuva desde setembro de 2010, ou seja NADA, com alguns relatórios que indicam que cerca de 40 por cento da colheita da província de trigo já foi perdida." A produção total de trigo da China ficou em 115 milhões de toneladas no ano passado, mostraram dados oficiais. No entanto, Yang Hai, um analista de trigo da Esunny Information & Technology Co., disse que na China é provável que assistamos a um pequeno aumento na produção de trigo este ano.

Os níveis de água no meio do rio Yangtze estão 6 metros mais baixo do que eram ao mesmo tempo, no ano passado, com volume de chuvas de apenas um quinto dos níveis observados em 2010, segundo o jornal China Daily, citando as agências humanitárias locais de controle da seca. A Administração Meteorológica da China disse na quarta-feira que a precipitação média de chuvas em Anhui, Jiangsu, Hunan, Hubei, Jiangxi, Zhejiang e Xangai, que são as principais áreas produtoras de arroz da China, é a menor desde 1954.



ESTOQUES, IRRIGAÇÃO

O mercado ainda não está muito preocupado sobre o abastecimento de trigo na China, com as existências de encerramento no final do ano-safra 2010/11 estimada em 60 milhões de toneladas pelo USDA. "O clima este ano é provável que seja anormal, com o norte da China provavelmente enfrentando enchentes, enquanto o sul da China provavelmente sofre com a seca", disse Gao Yanrong, analista da Dalu Futures.

Autoridades na China disseram que as instalações de irrigação irão limitar o risco para a cultura do milho, mesmo se houver seca, mais tarde, nas principais áreas de crescimento do grão. "Temos os poços, e nós podemos irrigar (o milho), mesmo se houver uma seca", disse um funcionário do ministério da Agricultura na província de Shandong.

China virou importador de milho no ano passado, com a compra de 1,57 milhões de toneladas, a maior em 15 anos, e quase tudo vieram dos Estados Unidos. Em março, a China Grains Reserve Corp (Sinograin), que gere as reservas de grãos do governo central da China, comprou 1,0 milhões de toneladas de milho dos EUA. O país também está buscando outras origens e o desenvolvimento de novas fontes de fornecimento. O ministro da agricultura da Argentina, Oscar Solis, disse em abril que o seu país espera para elaborar um protocolo de saúde e de exportação de 2 milhões de toneladas de milho para a China este ano.

Analistas dizem que o clima em julho e agosto, que é o período crucial de crescimento das culturas, será o fator decisivo para as compras finais.

(Reportagem de Ed Lane) - GREEN BUSINESS

Nenhum comentário: