domingo, 28 de agosto de 2011

TORNADO DEIXA AO MENOS 89 MORTOS NOS EUA



TORNADO DEIXA AO MENOS 89 MORTOS NOS EUA

Fúria de Gaia...

Tornado deixa ao menos 89 mortos nos EUA

FONTE: http://www.bbc.co.uk

Atualizado em 23 de maio, 2011 - 04:57 (Brasília) 07:57 GMT

Pelo menos 89 pessoas foram mortas pela passagem de um tornado pela cidade de Joplin, no Estado americano do Missouri, segundo autoridades locais.
A cidade de JOPLIN sofreu um “impacto direto” do tornado e teve grande parte de suas construções danificadas, segundo a mídia local. O governador do Missouri, Jay Nixon, declarou estado de emergência e advertiu que mais tempestades podem atingir a região. Outros três Estados do Meio Oeste americano também foram atingidos pelo tornado. Ao menos uma pessoa morreu em Minneapolis, no Estado de Minnesota. No mês passado, tempestades e tornados deixaram um rastro de pelo menos 350 mortos no Alabama e em outros seis Estados do sul dos Estados Unidos.



Devastação
John Miller, um fotógrafo freelancer do jornal Springfield News-Leader, descreveu a devastação provocada pelo tornado na cidade. Segundo ele, várias lojas grandes e supermercados, além de postos de gasolina e outras construções, foram simplesmente derrubados. “Em todo lugar o que eu podia ver estava ou fortemente danificado ou completamente destruído”, afirmou. “Eu vi bombeiros e paramédicos tirarem uma jovem de um carro na (loja de materiais de construção) Home Depot. Parte do prédio caiu sobre o carro”, disse.
Linhas de transmissão de energia elétrica e de telefone foram interrompidas.
Testemunhas disseram que ambulâncias faziam fila em uma rua perto de um supermercado Walmart em meio a relatos de que centenas de pessoas poderiam estar presas dentro do edifício destruído. Funcionários do hospital St. John, em Joplin, disseram que o edifício havia sido fortemente danificado e que as janelas foram quebradas. Cerca de uma centena de pacientes foram retirados às pressas do hospital. Um morador que vive a 70 quilômetros de distância disse que material do hospital, incluindo remédios e radiografias, foram parar em seu jardim. O chefe do Corpo de Bombeiros de Joplin, Mitch Randles, disse que o tornado "cortou a cidade ao meio" e estimou que de 25% a 30% das construções da cidade foram danificadas.
Bairro destruído na cidade de Joplin. Cerca de 30% das casas da região foram destruídas, segundo a prefeitura (Foto: AP)



Bairro destruído na cidade de Joplin. Cerca de 30% das casas da região foram destruídas, segundo a prefeitura. O número de mortos chega a 89 (Foto: AP
Condolências
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que estava viajando a caminho da Irlanda, para o início de sua visita de uma semana à Europa, enviou condolências às pessoas afetadas pelo tornado.
“Elogiamos os esforços heroicos daqueles que responderam ao chamado e estão trabalhando para ajudar seus amigos e vizinhos neste momento muito difícil”, afirmou. O governador Nixon disse que as tempestades provocaram fortes danos em todo o Estado. “Eles continuam a trazer um risco significativo a vidas e à propriedade”, disse ele num comunicado.



“O Estado está deslocando todos os recursos disponíveis de todas as agências para manter as famílias do Missouri em segurança, para procurar os desaparecidos, prover cuidados médicos de emergência e começar a recuperação”, afirmou. Ele advertiu que as tempestades não passaram. “Eu peço aos cidadãos do Missouri que se mantenham informados sobre as últimas previsões meteorológicas e sigam as instruções e as advertências do pessoal de emergência, porque essas tempestades mortíferas continuam a se movimentar pelo nosso Estado”, disse.

Nenhum comentário: