sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

CASCAIS CRIA BANCO DO TEMPO

CASCAIS CRIA BANCO DO TEMPO

2009-12-10



À semelhança do que vem acontecendo noutros concelhos que já investiram na criação de redes de trocas de tempo, a Câmara Municipal de Cascais criou agora o Banco de Tempo de Cascais, através do qual pretende favorecer o desenvolvimento pessoal e a solidariedade com especial enfoque na educação.

De uma forma simples, o Banco de Tempo é um sistema que organiza a troca de serviços que os seus membros dão e recebem. Cada membro presta determinado serviço a pessoas ou instituições que o requisitam e, em troca, recebe outro serviço do seu interesse. O valor para contabilizar a prestação é única e exclusivamente o tempo gasto na realização da tarefa. Estes serviços podem abranger áreas muito diversas e têm como base uma proposta voluntária para a sua prestação.

Em Cascais, pelo seu enquadramento no Laboratório de Aprendizagens, o Banco do Tempo procura articular diferentes formas de educação, da mais formal à mais informal. Assim os seus membros podem investir no ensino de vários saberes mais ou menos intuitivos (da jardinagem à culinária, passando por apoio/explicações de matérias tradicionais) e, em troca, receber ensinamentos/ajuda em vários saberes, sendo que este processo não tem de ocorrer obrigatoriamente no espaço físico do Laboratório de Aprendizagens. Este Banco do Tempo será sempre um projecto que envolve tanto instituições educativas quanto pessoas individuais que nunca trabalharam, ou sequer pensaram no potencial formativo dos seus saberes e colaboração.

Mais informações e inscrição através do número 21 468 54 04 ou pelo endereço de correio electrónico lab.aprendizagens@gmail.com.

Sobre o Projecto Banco do Tempo | Implementado em diversos locais do país, o Banco do Tempo é um projecto do Movimento Graal através do qual, em parceria com diversas entidades, pretende criar uma rede de infra-estruturas de apoio social a nível local que promovam o encontro entre procura e oferta de tempo para realizar tarefas concretas.

Sobre o Laboratório de Aprendizagens | É um espaço dinamizado pela Câmara Municipal de Cascais, no âmbito da intervenção educativa, onde se promove o encontro, reflexão e sessões de trabalho. É destinado a adultos envolvidos na educação de crianças e jovens. Situa-se na Rua do Vale de Santa Rita, 47-B, Estoril (clique para mais informações).

Nenhum comentário: