segunda-feira, 28 de setembro de 2009

**MOMENTO DE APRENDIZADO (22) - O CAMINHO DO DISCIPULADO (2ª PARTE)

**MOMENTO DE APRENDIZADO

(22) - O CAMINHO DO DISCIPULADO

(2ª PARTE)



OS CORPOS INFERIORES

Um instrumento importante para vosso caminho do discipulado é vosso corpo físico. Ele é o veículo com o qual deveis passar por vossa vida terrena, enquanto tiverdes de aprender neste plano. Assim, é vosso dever tratá-lo com cuidado, isto é, dar-lhe a nutrição que é necessária para sua manutenção e constante renovação. Não o deveis sobrecarregar, ele necessita do sono indispensável, pausas para recuperação, ordem e limpeza para vos servir fielmente. Porém, lembrai-vos sempre: ele é vosso servo, não vosso senhor. Acostumai-vos a ignorar os desejos do corpo.

Eles provêm de hábitos que atendíeis antigamente. Agora, no caminho do discipulado, vós sois - o verdadeiro ser humano - senhor sobre vosso corpo, e vós determinais o que deve acontecer. Encontrai, porém, a medida correta entre atenção em demasia e escassez; lembrai-vos sempre que ele é vossa ferramenta e não lhe deis mais atenção do que necessita para seu bom funcionamento.

Um outro ponto importante é o cuidado com vosso corpo do sentimento e do pensamento. Eles são ainda mais importantes do que o corpo físico, pois pensar e sentir precedem a ação do corpo, e neles se encontram as causas espirituais para vosso agir. Cada pensamento negativo, cada sentimento impuro, gera uma torrente de substância escura e de cores não-belas que preenche vossa aura e emana de vós, principalmente quando dirigida para algum ser humano. Ela também se deposita em vossa aura, contamina e perturba vossa vida. Essas energias negativas também atuam sobre vossos corpos físicos.

Pensamentos impuros, que circulam repetidamente em vós, enchem de sombra vossa própria energia vital e um dia vosso corpo reagirá a isto com alguma enfermidade. Propiciai que a higiene que dedicais a vosso corpo físico seja também estendida para vossos corpos sutis, pois exatamente estes necessitam de pureza.

Certamente, vós vos esforçais em evitar palavras ásperas para com vossos próximos, porém, antes que as palavras sejam pronunciadas, os pensamentos já estão em atividade. Às vezes, os sentimentos sobrepõem-se e rapidamente são ditas palavras ásperas que são muito difíceis de anular. Portanto, controlai imediatamente vossos pensamentos - uma tarefa bastante difícil para os discípulos do mundo ocidental. Ela só pode ser cumprida quando vos recolherdes regularmente ao silêncio e acalmardes vossos pensamentos. Desta forma, vosso corpo do pensamento e do sentimento tornar-se-ão mais harmônicos.

É importante, principalmente, a paciência convosco, pois é um longo caminho para conservar a calma e a harmonia em vosso cotidiano, às vezes tão turbulento, porém é uma lição inevitável que deveis aprender.

Dessa forma, quando o discípulo sério esforça-se para completar uma reviravolta na direção de uma vida positiva e harmônica, quando ele aprende a controlar seu exterior, e seu pensamento e sentimento esclarecerem-se, então ele poderá ter esperança de que o mundo da luz perceba-o e adote-o. Neste ponto, começa a condução direta de forma imperceptível. Ele recebe tarefas que reforçam sua força e sua determinação, mesmo que nem sempre sejam de seu agrado. Os instrutores tornar-se-ão mais exigentes de acordo com seu progresso, e as provas que surgirem em sua vida desafiarão suas forças. Ele deve provar o que aprendeu para se preparar para os próximos degraus.

--------------------------------------------------------------------------------

O Caminho do Discipulado
© Die Brücke zur Freiheit e.v.
--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: